Mato Grosso
Projeto gratuito de futebol abre vagas na Arena Pantanal
A Arena Pantanal também vai ser palco de formação esportiva para crianças e jovens entre sete e 17 anos de idade. Nas próximas quintas-feiras (03.10 e 10.10), o projeto Esporte na Cidade realizará as inscrições para aulas gratuitas de futebol de campo. São 150 vagas, sendo 100 para meninas e 50 para meninos. Todos devem estar matriculados na rede regular de ensino.
As inscrições serão feitas no auditório da Arena Pantanal, que fica no subsolo, das 8h às 15h. Para inscrever seus filhos, os pais devem comparecer ao local com os seguintes documentos: cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno (a), cópia da identidade dos pais ou responsáveis, cópia do atestado de matrícula da escola, cópia do comprovante de endereço. É obrigatória a presença dos pais ou responsáveis e a entrega de todos os documentos no ato da inscrição.
As aulas do projeto serão realizadas duas vezes por semana, na Arena Pantanal, sempre no contraturno escolar. A data de início das atividades será divulgada após a conclusão total da recuperação do gramado da Arena Pantanal e definição de cronograma de utilização do mesmo.
Realizada pela organização social De Peito Aberto, a iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para Allan Kardec, secretário da Secel, o Esporte na Cidade tem potencial para ser um divisor de águas para os alunos, uma vez que o projeto atuará na com crianças e jovens em idade de formação.
“É um projeto de fundamental importância porque tem um viés de formação, que vai possibilitar aprendizagem para uma fase muito importante na vida dos atendidos. Eles estarão saindo da infância, passando pela adolescência e pré-adolescência, participando de atividades que, como todo esporte, têm muito a ajudar na questão da sociabilização, da disciplina e do respeito. Ficamos felizes em ceder um dos espaços da Secel para que o projeto possa acontecer em Cuiabá. É um projeto conceituado no país e que pode dar mais visibilidade à Arena Pantanal”, comemora.
Esporte na Cidade
No nono ano de execução, o Esporte na Cidade, pela primeira vez, chega ao Centro-oeste brasileiro. Já tradicional em Minas Gerais, na Bahia e no Pará, a iniciativa expande os horizontes para gerar oportunidade de um futuro melhor para jovens de Cuiabá.
O coordenador técnico, Rodrigo Porto, ciente do novo desafio, explica que o objetivo é gerar impacto social por meio do esporte. “O Esporte na Cidade é um projeto longevo. Estamos no nono ano de execução e temos experiência em dezenas de cidades, mas ainda não havíamos trabalhado no Centro-oeste. Vamos nos doar ao máximo para entender a cultura local, as necessidades e garantir que cada beneficiado pela nossa iniciativa tenha uma experiência que levarão por toda sua vida. Por fim, quero agradecer ao Governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que abriu as portas da Arena Pantanal para o projeto”, celebrou.
Serviço
Inscrições para o projeto Esporte na Cidade
Datas: quinta-feira (03.10) e quinta-feira (10.10), das 8h às 15h
Local: auditório da Arena Pantanal
Mais informações: 65 9 9318-3535 (Kiko)
Realização: De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer
Patrocínio: Itaú e do SporTV por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Apoio: Secel/MT
Mato Grosso
Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado

A sessão de julgamento de Carlos Alberto Gomes Bezerra, acusado pelo feminicídio de Thays Machado e pelo homicídio qualificado de Willian Cesar Moreno, foi remarcada para o dia 31 de julho, às 9h, após a defesa abandonar o plenário nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os advogados tentaram o adiamento do julgamento, o que foi indeferido pela juíza Monica Catarina Perri Siqueira, presidente da sessão, sob o argumento de que não havia justificativa plausível para a redesignação da data.
Segundo a magistrada, os advogados tiveram um prazo de 15 dias para analisar os documentos juntados aos autos. Ela ressaltou que a maior parte dessas informações já constava no processo e que a alegada falta de acesso a um despacho específico sobre prisão domiciliar não acarretaria prejuízo real, uma vez que a decisão sobre o tema também integra os autos.
“O advogado, quando assume a substituição no processo, o recebe no estágio em que ele se encontra. O processo não recua, ele tem que andar para a frente”, afirmou Monica Perri. Após anunciar a nova data do júri, a magistrada determinou que, caso não haja um advogado constituído apto para atuar na sessão, a Defensoria Pública deverá estar preparada para assumir a defesa na data prevista. Todos os presentes saíram intimados do plenário.
A acusação seria conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius Gahyva Martins e Élide Manzini de Campos, integrantes do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O réu era defendido pelos advogados Elson Marcelino da Silva Júnior, Larice Cristine, Melissa de Oliveira Machado e Gabriel Gouvea Neno Reiff.
Manobra – Ainda no plenário, o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins sustentou que o acesso a processos externos é responsabilidade da defesa e que as questões relacionadas ao habeas corpus e à prisão domiciliar já foram resolvidas, não havendo justificativa para o adiamento do júri. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal da lei, com a missão de assegurar direitos e preservar a imagem das vítimas perante a coletividade. Também se posicionou contra o abandono do plenário, ressaltando que a realização de um Tribunal do Júri exige o empenho e a presença de diversos envolvidos, inclusive pessoas que se deslocaram de outros estados, e que a “ritualística do tribunal” deve ser respeitada em busca da verdade.
Vinicius Gahyva disse ainda que o abandono do plenário é uma estratégia que acaba por arranhar a imagem do Tribunal do Júri. “Isso tem se tornado, de certo modo, frequente nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente naqueles que afligem de forma intensa o interesse da coletividade, como é o caso concreto de um feminicídio e de um homicídio de dois jovens. São duas pessoas que, efetivamente, traduzem a necessidade de reafirmarmos o nosso papel social de não banalização da vida humana. Nós sabemos que o Tribunal do Júri envolve uma série de providências que devem ser adotadas para que o ato processual seja realizado, e lamentamos muito que esse tipo de estratégia esteja sendo adotada”, afirmou.
A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos lembrou que o julgamento já deveria ter ocorrido no dia 7 de julho. Segundo ela, naquela ocasião, a defesa solicitou o adiamento para análise de provas, pedido que foi deferido pela magistrada responsável pelo caso, com a remarcação da sessão para 21 de julho. “É um absurdo uma medida protelatória após mais de três anos do fato, com a família aguardando o julgamento. A defesa admite alegações de nulidades que não existem e que já foram completamente afastadas. É uma estratégia utilizada para tentar postergar, prorrogar e até abrir outro incidente de sanidade, ou qualquer outra medida, para que esse julgamento não ocorra. Tudo isso já foi afastado, e não há motivo algum para que esse julgamento não aconteça”, afirmou.
Sobre o caso de feminicídio, a promotora destacou que a reação da sociedade demonstra uma rejeição cada vez mais firme a esse tipo de crime. Segundo ela, a população tem se posicionado de forma clara contra a violência de gênero e em defesa do enfrentamento aos feminicídios, cobrando respostas efetivas do sistema de Justiça para coibir esse tipo de violência.
Fotos: Josi Dias | TJMT
Mato Grosso
Defensoria impede leilão da única propriedade rural de casal de idosos
Mato Grosso
Turismo de Mato Grosso ganha protagonismo com ações em prol do setor
-
Política MT18/07/2026 - 14:49“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:56Prefeitura de Rondonópolis prorroga investigação sobre contrato da Construtora Amil para obra da Avenida Bandeirantes
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:40CONSEMMA aprova até R$ 60 mil por mês para custear horas delegadas dos Bombeiros no combate às queimadas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:10Inscrições de animais para o 32º Torneio Leiteiro da Exposul se encerram hoje
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:14Reunião entre organização da Cavalgada da Exposul e Juvam renova ações de conduta para a 38ª edição
-
Rondonópolis20/07/2026 - 12:20TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis
-
Mato Grosso21/07/2026 - 19:29Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:46Sistema Fiemt realiza nos próximos dias várias ações em Rondonópolis








