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Mato Grosso

Projeto viabilizado pela Secel oferta oficinas para pessoas em vulnerabilidade social

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Estão abertas as inscrições para o projeto Oficinas de Artesanato, que oferecerá cursos em diversas modalidades para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no município de Campo Verde (a 131 Km de Cuiabá). A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Viver Cultura – Expressões artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Serão ofertados doze cursos durante o mês de abril, como artes em cimento, crochê, artes com a palha de milho, biscuit, reciclagem e artes com fibra de bananeira.

A escolha de focar em mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade partiu das próprias proponentes, que enxergam suas histórias refletidas na arte do artesanato. Maria Neide, atual coordenadora da Casa do Artesão de Campo Verde, relembra sua própria trajetória, que começou aos oito anos, trabalhando como colhedora de algodão. Hoje, aos 68 anos, ela expressa sua história de vida por meio do artesanato.

“Eu gosto de criar. Fiz uma peça representando um colhedor de algodão, mostrando como a colheita era feita, como o algodão era enfardado e transportado. Hoje, conto minha história através da arte”, compartilha Neide.

As oficinas também vão ensinar técnicas de produção artesanal utilizando materiais reaproveitados, como palha de milho e restos de algodão, doados por produtores locais. Essa abordagem busca promover a sustentabilidade ao transformar produtos que seriam descartados em peças artísticas de valor comercial.

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“O milho que usamos vem de doações das fazendas. As meninas vão até lá, colhem e fazem a coleta das palhas e do cabelo do milho para a confecção das peças. Com o algodão, o processo é semelhante”, explica Neide.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas aqui

Confira as oficinas:
Bailarina na Palha do Milho – Data: 21 de abril – Horário: 13h – Local: Assentamento 28 de outubro – 10 vagas – Público livre

Reciclagem – Data: 22 a 24 de abril – Horário: 13h – Local: Celeiro das Artes – 10 vagas – Público livre

Artes em Cimento – Data: 22 a 25 de abril – Horário: 13h – Local: CAPS – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos

Fibra de Bananeira – Data: 26 de abril – Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos

Artes na Palha do Milho – Data: 26 de abril- Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 10 vagas – Publico livre

Crochê – Data: 28 a 30 de abril – Horário: 13h – Local: CRAS Santa Rosa – Não há mais vagas

DATA SUSPENSA – Artes na Palha do Milho e Biscuit

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Setasc divulga nomes dos sorteados para o Camarote do Autista no jogo do Cuiabá neste domingo (27)

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A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou, nesta sexta-feira (25.4), o resultado do sorteio que levará oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes ao camarote da Arena Pantanal. O Cuiabá enfrenta o Ferroviária, no domingo (27), às 18h, em jogo válido pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, faz parte do programa SER Família Inclusivo e tem as parcerias do Dourado e da senadora Margareth Buzetti.

O sorteio foi realizado nesta sexta-feira (25) a partir do formulário disponibilizado no site da Setasc. Após o sorteio, foi verificado se as oito crianças cumpriam com os requisitos necessários, como possuir a Carteira de Identificação do Autista e o cadastro no FacePass.

Para o acesso ao estádio com camiseta do time, é permitida a entrada somente com uniforme do Cuiabá Esporte Clube ou da Seleção Brasileira de Futebol, no setor destinado à torcida cuiabanista. No setor destinado ao time adversário, os torcedores poderão usar a camisa do Ferroviária.

FacePass

O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se

Confira abaixo o nome dos sorteados:

  • Lucas Augusto Silva
  • Bianca Barbosa Tapajós
  • Alyce Vitoria de Souza Barboza
  • Matheus Felix Alves Rafael De Miranda
  • Eduardo Henrique Xavier dos Santos
  • Joaquim de Lima Ito
  • Matheus de Camargo de Jesus
  • José Miguel Queiroz Cavalcante
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Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima após acidente de trabalho

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta sexta-feira (25.4), o corpo de um homem de 34 anos, que sofreu um acidente de trabalho na região central de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) foi acionada por volta das 8h30 para atender uma possível ocorrência de acidente de trabalho com vítima fatal. De acordo com informações colhidas no local, a vítima estava realizando uma pintura em um edifício próximo a fios energizados, quando foi atingida uma descarga elétrica.

Os bombeiros localizaram a vítima com parte do corpo para fora da edificação, sobre um toldo. Rapidamente, a equipe efetuou o procedimento de resgate, utilizando as técnicas especializadas necessárias.

Após a ação, o corpo da vítima foi encaminhado aos cuidados das equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica.

“Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais.

“Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

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Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia: Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

Confira AQUI a relação das escolas contempladas.

Fonte: Governo MT – MT

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