Policial
Quatro foragidos da Justiça são presos com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT

Na manhã desta sexta-feira (4.7), policiais militares prenderam um homem com dois mandados de prisão por roubo, um expedido pela Justiça de São Paulo e outro pela Justiça de Mato Grosso. Ele foi identificado por uma câmera com tecnologia de reconhecimento facial instalada no Centro de Cuiabá e abordado por uma equipe do 1º Batalhão de Polícia Militar após a informação ser repassada pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Com essa prisão, esta semana, quatro homens foragidos da Justiça, por diversos crimes, foram presos em Cuiabá e Várzea Grande com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Também no Centro da capital, na quinta-feira (3), um homem de 45 anos, com mandado de prisão em aberto por homicídio, foi preso no calçadão da Rua Antônio Maria. O reconhecimento facial foi realizado por uma câmera instalada em outra via, e os operadores do Ciosp acionaram uma equipe da PM, que localizou o suspeito, fez a abordagem e o conduziu à delegacia para as providências cabíveis.
No mesmo dia, já em um centro comercial no bairro Jardim Aclimação, um homem de 69 anos, procurado por violência sexual, foi detido por policiais do 3º Batalhão. Ele foi identificado por uma câmera e abordado por uma equipe da PM em um ponto de ônibus na Avenida do CPA.
Em Várzea Grande, na quarta-feira (2), um homem de 38 anos foi preso por policiais militares do 4º Batalhão após ser identificado como foragido da Justiça com mandado de prisão expedido pela Comarca de Comodoro. O suspeito tem condenações por tráfico de drogas e lesão corporal grave, com pena restante de seis anos em regime fechado. Ele foi flagrado ao passar em uma câmera instalada em uma avenida no Centro da cidade e acompanhado até entrar em uma casa de carne, onde acabou abordado e conduzido para delegacia.
Reconhecimento facial
Com o auxílio de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, mais de 55 foragidos da Justiça foram presos pelas forças de segurança entre abril de 2024 até junho deste ano.
As câmeras de reconhecimento facial estão ligadas à Plataforma de Observação Elevada (POE), um centro de monitoramento móvel utilizado para reforçar o esquema de segurança durante eventos com grande concentração de pessoas. Além disso, foram instaladas câmeras em ruas e avenidas, que também estão ajudando na identificação de foragidos da Justiça.
Criado pelo Governo de Mato Grosso há dois anos, o programa Vigia Mais MT já conta com a adesão de 128 municípios e alcança resultados no reforço à segurança pública por meio do videomonitoramento.
Fonte: PM MT – MT

Policial
Crimes contra a vida apresentam queda de até 87% em 10 anos em Mato Grosso

Os crimes contra a vida apresentaram uma redução significativa nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período dos últimos dez anos, segundo análise da série histórica semestral realizada pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Segundo o levantamento dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o número de homicídios dolosos caiu 41% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2015, passando de 557 para 327 ocorrências. Quando comparado com o primeiro semestre de 2019, a redução foi de 393 para 327 casos, uma queda de cerca de 17%.
Os registros de latrocínio (roubo seguido de morte) também caíram na série histórica. Houve redução de 79%, com 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015, contra cinco no mesmo período deste ano. Já em relação a 2019, o número passou de 29 para cinco registros, o que representa uma queda de 83%.
A lesão corporal seguida de morte apresentou queda percentual de 87%. Foram 15 casos registrados nos seis primeiros meses de 2015, contra apenas dois em 2025. Em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados sete casos, a redução foi de 60%.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, avalia que a redução dos indicadores criminais é resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e do trabalho permanente das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas, como parte do programa Tolerância Zero.
“Os indicadores de crimes violentos demonstram que as forças de segurança, graças aos investimentos feitos pela gestão do governador Mauro Mendes, têm atuado de forma permanente no combate às facções criminosas, por meio de ações ostensivas e repressivas da Polícia Militar, além de investigações qualificadas da Polícia Civil. Não podemos esquecer que o Brasil enfrenta um grave problema relacionado aos homicídios gerados por conflitos entre facções criminosas. Mesmo diante desse cenário nacional, Mato Grosso apresenta queda nos índices de crimes violentos com a política de Tolerância Zero às facções criminosas”, afirmou.
Já a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, reforçou que a instituição tem desarticulado os grupos criminosos por meio de investigações.
“A diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais em Mato Grosso é resultado do trabalho diuturno das forças de segurança. A Polícia Civil tem desempenhado um papel fundamental, agindo de forma técnica, com investigações de repressão qualificada e no efetivo combate à criminalidade organizada de maneira responsável. Essa evolução reforça o compromisso da Polícia Civil em construir uma sociedade segura, justa e solidária, no propósito de promover a paz e a segurança em nosso estado”, destacou.
Fonte: PM MT – MT
Policial
PM prende suspeito por estupro de vulnerável contra afilhada em Cáceres

Equipes militares do 6º Batalhão prenderam em flagrante, na noite deste domingo (6.7), um homem, de 59 anos, suspeito por estupro de vulnerável, contra a própria afilhada, de 14 anos, no bairro Cidade Nova, em Cáceres (220 km de Cuiabá). A vítima relatou que foi trancada em um quarto e sofreu ameaças caso denunciasse a situação a alguém.
De acordo com boletim de ocorrência, a mãe da vítima relatou que ambas moram no município de Porto Esperidião e que estava na cidade apenas por passeio na casa de familiares. Ao conversar com a filha, percebeu que a menor estava nervosa e começou a chorar.
Questionada sobre a situação, a jovem relatou que enquanto estava dormindo, seu padrinho entrou no quarto e trancou a porta. Ela acordou com o suspeito em cima da cama. O homem deixou a menina apenas com roupas íntimas e passou as mãos em seus órgãos genitais.
A vítima afirmou que mandou o homem sair, no entanto foi obrigada a ficar quieta. A adolescente ressaltou que já foi abusada outras vezes e que o suspeito sempre ameaçava de matar a mãe da vítima caso contasse para alguém.
Diante da denúncia, os policiais militares intensificaram o policiamento no município em busca do suspeito, que foi encontrado em uma outra casa. O suspeito apresentou resistência no momento da prisão e foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Mulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear marido em Santa Carmem

Policiais militares do município de Santa Carmem prenderam uma mulher, de 21 anos, pelo crime de tentativa de homicídio, no final da noite deste domingo (6.7). A suspeita foi presa em flagrante após esfaquear o próprio marido durante uma discussão.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do Núcleo de PM da cidade recebeu denúncias que informaram que uma mulher estava agredindo seu companheiro, em uma quitinete. Segundo as denúncias, as agressões estavam ocorrendo na frente de uma criança, que seria filho do casal.
Os policiais foram ao local e encontraram a casa trancada e a vítima gritando por ajuda. Após conversa com os envolvidos, a vítima conseguiu abrir a residência para a entrada da PM. Ele estava com lesões e muito sangramento em suas mãos e relatou ter sido atacado pela esposa após uma discussão entre eles.
No local, os policiais localizaram uma criança, de quatro anos, bastante assustada. A suspeita também foi encontrada e detida pela PM. Para os militares, ela disse que estava sendo agredida verbalmente pelo marido.
Diante da situação, ela recebeu voz de prisão e foi conduzida até a Delegacia de Sinop para registro da ocorrência e demais providências. A vítima foi socorrida até uma unidade de saúde e o filho do casal ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar do município.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Esportes30/06/2025 - 19:00
Fluminense vence Internazionale por 2 a 0 e garante vaga nas quartas da Copa do Mundo de Clubes
-
Esportes02/07/2025 - 00:30
Borussia Dortmund vence Monterrey e confirma clássico contra o Real Madrid no Mundial
-
Esportes01/07/2025 - 15:39
Rondonópolis recebe a 9ª etapa do Campeonato Brasileiro de Futevôlei em julho
-
Esportes01/07/2025 - 01:30
Al-Hilal vence Manchester City por 4 a 3 e enfrentará Fluminense no Mundial de Clubes
-
Esportes01/07/2025 - 19:30
Real Madrid vence Juventus e garante vaga nas quartas do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis01/07/2025 - 17:30
Com chegada do frio, Assistência Social reforça doação de cobertores
-
Rondonópolis01/07/2025 - 20:30
Prefeitura de Rondonópolis manifesta pesar pelo falecimento de servidor
-
Policial30/06/2025 - 17:30
Polícias Civil e Militar prendem foragido por estupro e roubo em ação conjunta em Nova Xavantina