Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Recuperandos da PCE ganham 3 primeiros lugares em concurso nacional de redação

Publicado

Mais do que ganhar um dia a menos na pena, ficar em 2º lugar em Mato Grosso no 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) trouxe para o recuperando Gleydson Alves da Silva, de 31 anos, surpresa e motivação. O resultado foi conquistado na categoria de Pessoas Privadas de Liberdade. O tema deste ano foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

“Foi uma surpresa quando a pedagoga me comunicou que fiquei em segundo lugar, porque não temos material adequado para estudar e me empenhei bastante nessa redação. Quando estava na rua parei na 7º série e dei continuidade aos estudos aqui dentro, porém, estou me esforçando para sair daqui com o ensino fundamental concluído”.

Ainda restam três anos para Gleydson conseguir progressão de pena. Ele já está há pouco mais de um ano e meio na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Com a nota 94,9, ele esteve à frente de crianças e adolescentes que nunca conheceram uma prisão. O concurso promovido pela DPU premia crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na categoria 1.

Na categoria 2 são estudantes do Ensino Médio, já a categoria 3 são adolescentes em conflito com a lei do Sistema Socioeducativo matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A categoria 4 é formada pelas pessoas privadas de liberdade.

Veja Mais:  Politec lamenta falecimento de papiloscopista em acidente com ônibus na BR-163

Além de Gleydson, outros dois recuperandos da PCE se destacaram no concurso. Gabriel Brito Gabiato Pires ficou em primeiro lugar e Wellington Gonçalves em terceiro. As notas dos três estão acima do terceiro colocado do Ensino Médio em Mato Grosso, que obteve pontuação de 83,57.

No Estado, 479 pessoas privadas de liberdade participaram e somaram pontos que colocaram Mato Grosso em 5º lugar no ranking do país e em 1º lugar do Centro-Oeste.

“O resultado me motivou muito. A gente ficava aqui e achava que as provas que a gente fazia não trazia resultado e agora que veio, pretendo continuar meus estudos”, destacou o reeducando.

Além do certificado para remição da pena, ele vai ganhar um alto-falante e medalha de honra. Contudo, os prêmios serão entregues aos gestores da unidade prisional, que decidirão sobre a possibilidade de utilização imediata, de acordo com o regulamento penitenciário local. Havendo incompatibilidade, o prêmio poderá ser entregue na ocasião da soltura do reeducando ou, alternativamente, poderá ser destinado à família do participante, com anuência dele.

Os professores das escolas que orientaram as redações dos alunos vencedores de todas as categorias receberão uma medalha da DPU. No caso de Gleydson, será a professora Glenna Larson Oliveira Medeiros.

Critérios da redação

As redações foram avaliadas por uma comissão julgadora. No caso das pessoas privadas de liberdade, por servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Os critérios foram: criatividade, conteúdo, originalidade, pertinência temática, clareza no desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical do texto.

Veja Mais:  Bombeiras conciliam dupla missão e são motivos de orgulho para filhos

A redação, obrigatoriamente, foi realizada no ambiente de sala de aula ou ambiente reservado ao desenvolvimento de atividades educacionais da unidade prisional, feita individualmente de forma inédita e original.

A solenidade de encerramento da premiação será no dia 06 de dezembro de 2019, no auditório da Defensoria Pública da União, em Brasília (DF). As Unidades da DPU nos estados realizarão uma cerimônia de entrega dos prêmios nas respectivas sedes. A realização desse evento dependerá de anuência do dirigente da unidade e de disponibilidade orçamentária e logística da Defensoria Pública da União, ou então, o órgão poderá enviar os prêmios, medalhas e certificados para os endereços das escolas participantes por via postal.

Educação na PCE

A coordenadora de Educação na Penitenciária Central do Estado, Rozelvira Serpa de Salles, explicou que os recuperandos têm aula nos períodos matutino, vespertino e noturno. São 275 alunos matriculados no Ensino Fundamental, 115 cursando o Ensino Médio e 10 no Ensino Superior. Destes últimos, apenas um está dentro da unidade. Os demais conseguiram progressão de regime e frequentam o curso na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no semiaberto.

Além disso, 47 presos foram capacitados em cursos técnicos de corte e costura e barbearia, ministrados em parceria com o Sistema S e com a Educatec Brasil.

“Temos projeto para ampliar mais uma sala de aula na escola e ofertar educação para mais recuperandos. Temos 157 alunos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pessoas privadas de liberdade na segunda semana de dezembro. Além da remição da pena, pois a cada três dias na escola é um dia a menos na prisão, a educação pode mudar a vida da pessoa, é um caminho para a ressocialização”, destacou Rozelvira.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Consulta pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026 recebe sugestões da população até esta segunda-feira (30)

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Politec lamenta falecimento de papiloscopista em acidente com ônibus na BR-163

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Consulta pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026 recebe sugestões da população até esta segunda-feira (30)

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Consulta pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026 recebe sugestões da população até esta segunda-feira (30)
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana