Policial
Roubos e furtos reduzem até 88% em dois anos do programa Vigia Mais MT

Os crimes contra o patrimônio tiveram uma redução de até 88% no número de ocorrências a partir de 2023, ano de implantação do programa Vigia Mais MT, segundo dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública, órgão de estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Conforme os números do observatório, os dados de registros de roubos em geral (em comércios, residências, vias públicas e outros ambientes) apresentaram uma queda de 33% em 2024 na comparação com 2022, ano anterior ao Vigia Mais MT. De 6.213 ocorrências registradas em 2022, foram 4.170 em 2024.
Já a queda nos índices de furtos foi de 15% na comparação entre os mesmos anos. De acordo com o observatório, em 2022 foram contabilizadas 38.257 queixas, contra 32.670 registros em 2024.
O impacto positivo do serviço de videomonitoramento das câmeras do Vigia Mais também está mensurado nos roubos e furtos de veículos. Em 2022, Mato Grosso registrou 951 roubos de veículos. Já em 2024, caiu para 774 ocorrências, uma redução de 19%.
Em outras modalidades de crimes contra o patrimônio, como roubo de insumos agrícolas, carga e gado, os percentuais de redução foram ainda maiores. No roubo de gado, a queda foi de 88%. De 16 ocorrências, em 2022, despencou para apenas duas em 2024.
Os roubos de insumos agrícolas, que em 2022 registraram 83 ocorrências, diminuíram para 15 em 2024, uma queda de 82%.
O roubo de carga, que em 2022 registrou 293 casos, caiu para 85 em 2024, uma redução de 71%, segundo o relatório do Observatório de Segurança Pública.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que o Estado constrói uma muralha digital com o programa Vigia Mais MT.
“Nesse curto espaço de tempo, o programa já se mostra benéfico à população mato-grossense. Os indicadores criminais desses primeiros dois anos são a prova disso. Sabemos que a tecnologia de videomonitoramento pode levar mais do que sensação de segurança à população, pois além de prevenir, intimidar a ação dos criminosos, como está acontecendo, nos permite esclarecer crimes usando as imagens das câmeras. Isso está acontecendo desde a instalação das primeiras câmeras. O governador Mauro Mendes, que idealizou pessoalmente o Vigia Mais MT, enxergou essa tecnologia como mais um recurso aplicado à segurança pública na busca por mais eficiência nos serviços prestados aos mato-grossenses”, observou o secretário.
Como funciona
Em Mato Grosso, já são 11,6 mil câmeras do Vigia Mais MT instaladas e integradas às centrais de operações da Segurança Pública e plataformas de acompanhamento via celular. O programa de videomonitoramento 24 horas em segurança pública do Governo de Mato Grosso começou a ser implantado em 20 de março 2023.
Por meio do Vigia Mais MT, o governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários aos municípios ou entidades, que firmam a parceria com assinatura de um processo de adesão. Quem adere, se responsabiliza com os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.
Esses equipamentos estão em vias públicas, praças, rodovias e outros espaços públicos nos 126 municípios que, nesses dois anos, aderiram ao programa público de videomonitoramento.
Fonte: PM MT – MT

Policial
Polícia Militar lança projeto social para capacitação gratuita de mulheres nas áreas de beleza e gastronomia

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 9º Batalhão, inaugurou, na noite deste sábado (27.4), o projeto social “Sua Vez – Amor por Ensinar”, com o objetivo de capacitar mulheres com cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e gastronomia. O lançamento ocorreu na base da 2ª Companhia Independente, localizada no bairro Parque Cuiabá, na Capital.
O objetivo do projeto social é inserir essas mulheres no mercado de trabalho. O projeto já conta com 150 inscrições. A primeira-dama Virgínia Mendes é madrinha da iniciativa, que também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
“Como madrinha desse projeto, me sinto profundamente honrada em contribuir para que tantas mulheres em situação de vulnerabilidade possam trilhar novos caminhos, com dignidade, capacitação e independência. Porque acreditar em uma mulher é dar força a uma família inteira. É construir futuro”, comemorou a primeira-dama do Estado.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, a unidade militar instalou um espaço exclusivo e climatizado para recepcionar as alunas do projeto, que serão capacitadas em grupo, com cursos de duração de três meses.
O local abriga auditório para aulas teóricas, espaço para desenvolvimento pessoal, clínica-escola de estética, com macas e cadeiras de manicure e pedicure, além de uma cozinha industrial para aulas de gastronomia, com cursos voltados à panificação. Elas sairão com certificados de conclusão.
“A área da beleza e da alimentação são áreas prósperas e de fácil inserção no mercado de trabalho. Essas mulheres conseguem ter sua renda, muitas vezes, trabalhando dentro da própria casa. O objetivo do projeto é fazer com que elas sejam capacitadas e fortalecidas emocionalmente para sair da realidade catastrófica que vivem e ir para um futuro ainda melhor”, afirmou o tenente-coronel Ribeiro.
O secretário adjunto do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Klebson Gomes Haagsma, parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa e enalteceu a parceria entre as instituições estaduais, destacando o sucesso e a importância dos programas SER Família, criados pela primeira-dama Virgínia Mendes.
“Estamos aqui para representar a primeira-dama Virgínia Mendes e dizer o quanto estamos gratos pela iniciativa de mais um projeto social para atender à nossa população. A ordem é nunca deixar um mato-grossense para trás, e é isso que já fazemos com o programa SER Família, SER Família Mulher e o SER Família Capacita, que já alcançou 26 mil pessoas capacitadas em 50 cursos. Estaremos prestando todo e qualquer tipo de apoio possível em projetos de capacitação e solidariedade aos nossos cidadãos”, destacou Klebson.
Mariana Lima, de 33 anos, é uma das inscritas no programa e falou que o projeto será uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Eu fiquei muito feliz pela realização do projeto aqui na nossa região. Vou fazer cursos voltados para a área da beleza e pôr os conhecimentos adquiridos logo em prática”, disse.
Já Rafaela de Almeida, de 29 anos, que também está fora do mercado de trabalho, apostou em panificação. “Minha mãe já trabalha na área e vou poder ajudá-la através do projeto. Estou bastante animada e empolgada para fazer uma renda extra e poder ajudar em casa. A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, reforçou que o projeto social Sua Vez – Amor por Ensinar será uma ótima oportunidade de mudança de vida para as alunas.
“Esse é mais um projeto social criado pela Polícia Militar para servir a nossa população. Nossa instituição está presente em 142 municípios e a intenção é de expandir cada vez mais assistência social. Graças ao Governo do Estado, vivemos uma realidade muito diferente dos últimos anos, com importantes investimentos e a valorização de agentes da Segurança Pública”, discursou coronel Fernando.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil prende envolvidos no desaparecimento de morador de Várzea Grande

A Polícia Civil cumpriu, nessa sexta-feira (25.4), dois mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso envolvido em crimes de sequestro, tortura, homicídio e ocultação de cadáver de um morador de Várzea Grande. Participaram da prisão policiais da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).
As duas ordens de prisão preventiva foram cumpridas em duas unidades prisionais onde os suspeitos encontram-se detidos.
Um mandado foi cumprido na Cadeia Pública de Cáceres com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Cáceres, e o segundo mandado cumprido na Penitenciária Central do Estado (PCE).
A ação é continuidade das investigações do desaparecimento da vítima Caio César Selasco Cebalhos, cujo paradeiro é desconhecido desde 11 de novembro do ano passado, quando pediu à esposa para deixá-lo em uma panificadora para encontrar uma pessoas e resolver uns problemas.
As investigações, que também fazem parte da Operação Ocultacce, seguem para localizar outros dois homens que participaram do crime e são considerados foragidos.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Homem é preso por desacato a policiais, resistência e ameaça

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam em flagrante, na madrugada deste domingo (27.4), um homem, de 31 anos, por desacato, ameaça e resistência no bairro Araés, em Cuiabá.
Conforme informações do boletim de ocorrência, as equipes do Grupo de Apoio (GAP) realizavam o abastecimento da viatura em um posto de combustível na avenida Historiador Rubens de Mendonça, por volta das 01h40, quando o suspeito, em um veículo modelo Volkswagen Jetta preto, fez um gesto obsceno com o dedo médio da mão direita contra a equipe.
Diante da situação, os policiais militares realizaram acompanhamento do veículo acionando os sinais sonoros e luminosos, até o momento da abordagem. Em seguida, as equipes identificaram que haviam cinco pessoas no veículo.
Neste momento, o suspeito, com sinais de embriaguez, se negou a ser abordado, apresentando resistência e proferindo palavras de baixo calão contra os policiais.
Diante das agressões, as equipes utilizaram-se de meios de menor potencial ofensivo (espagidor de pimenta e técnicas de controle e submissão) para conter o suspeito. Neste instante, o indivíduo passou ameaçar as equipes.
Os militares identificaram que o condutor do veículo se tratava de um motorista de aplicativo, que foi acionado para buscar o grupo em uma boate, localizada na Avenida Isaac Póvoas, após uma confusão com o próprio suspeito.
O homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Policial22/04/2025 - 08:30
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Policial21/04/2025 - 12:00
Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
-
Rondonópolis21/04/2025 - 10:00
Prefeitura projeta parque linear para Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto
-
Policial21/04/2025 - 18:30
“A capoeira e o projeto da PM me transformaram em uma pessoa melhor”, afirma aluna de projeto social da Polícia Militar
-
Famosos22/04/2025 - 08:30
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
Política MT22/04/2025 - 09:00
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Policial21/04/2025 - 13:00
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Política MT22/04/2025 - 08:30
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso