Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Secel percorre municípios mato-grossenses para dialogar com gestores e trabalhadores dos setores cultural e esportivo

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) percorre 10 municípios das regiões Norte e Centro-norte de Mato Grosso, entre a próxima segunda e sexta-feira (10 e 14.3).

Formada por equipes das áreas de cultura, de esporte e lazer, e da administração sistêmica, a caravana leva o nome de “Fluxo” por representar um movimento de encontros, orientações e diálogos nos municípios mato-grossenses.

Participam dos encontros gestores municipais e profissionais dos setores cultural e esportivo de toda a região, conforme agenda definida em cada município. Entre os temas a serem tratados estão a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), editais do Governo de Mato Grosso, projetos em andamento, ações de incentivo à economia criativa, patrimônio histórico, convênios, obras, além de ações para o fortalecimento do esporte em todo o Estado.

A primeira rota abrange o Território Teles Pires, que integra as divisões regionais do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso. O órgão consultivo é parceiro da iniciativa para levar informações sobre a importância da participação social e o papel dos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura.

Além disso, a comitiva busca orientar sobre a implantação do CPF da Cultura nos municípios, que representa os elementos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura: Conselho, Plano e Fundo.

Programação

A primeira parada será em Nova Mutum na segunda-feira (10), a partir das 8h. A agenda começa por visitas a alguns equipamentos culturais do município, como a Casa da Cultura, Casa do Artesão e Biblioteca Municipal. Em seguida, haverá reunião aberta ao público na Câmara Municipal, localizada no centro da cidade.

Veja Mais:  Prefeitura de Aripuanã deve realizar Tomada de Contas para apurar dano

Ainda na segunda (10), a partir das 14h, a equipe chega a Santa Rita do Trivelato. Por lá, o encontro com gestores e trabalhadores do setor acontece no auditório da Prefeitura Municipal. Na mesma data, às 17h, está prevista a visita a Boa Esperança do Norte, com reunião no Clube da Terceira Idade, localizado no centro da cidade.

Na manhã de terça-feira (11), a partir das 8h30, a agenda será no município de Sorriso, com visitas à produtora local de audiovisual, ao Gabinete do Prefeito e à Casa do Artesão. O encontro geral com gestores e comunidade será realizado na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.

Na tarde de terça (11), às 14h, o município de Vera recebe a comitiva, que se reunirá no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, no bairro Esperança. A programação do dia prossegue no município de Sinop, com reuniões na Escola Municipal de Artes e na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a partir das 19h.

O fluxo de diálogos continua na quarta (12), a partir das 14h, em Peixoto de Azevedo. No município, o encontro será realizado no Centro Cultural Luiz Gonzaga, no bairro Alvorada.

Na quinta (13), a agenda recomeça às 8h, no município de Guarantã do Norte, com reunião na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. No mesmo dia, às 17h, a equipe chega a Alta Floresta para se reunir no Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), que fica no Setor Industrial da cidade.

Veja Mais:  Bairro São Mateus recebe ação social da Polícia Militar

A rota da caravana Fluxo será encerrada no município de Lucas do Rio Verde, na sexta-feira (14), às 15h, com encontro marcado no Auditório da Prefeitura Municipal. Cabe destacar que em todas as reuniões abertas são convidados representantes dos demais municípios da região.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Orquestra Sinfônica CirandaMundo dedica concerto de novembro à Jean Sibelius

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Gefron apreende 75 tabletes de entorpecentes e armas na zona rural de Cáceres

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Audiência Pública TJMT: AMM e OAB defendem debate sobre serventias deficitárias

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mais de 480 mil consumidores concorrem aos prêmios do Nota MT nesta quinta-feira (11)
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana