Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Secel tomba fachadas de estações de tratamento de água de Cuiabá como Patrimônio Histórico

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tombou para o Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural as fachadas das Estações de Tratamento de Água (ETAs) l e II, em Cuiabá. Publicado pela portaria nº 354/2024 de 14 de novembro de 2024 (link aqui), o ato administrativo acolhe a decisão do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso.

As estações são pioneiras no tratamento de águas em Cuiabá, tendo sido construídas nas décadas de 1940 e 1970. Denominados Engenheiro José Brunello Bombana (ETA I) e General Austregésilo Homem de Mello (ETA II), os imóveis estão situados nas avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Santa Helena, na capital.

Com o tombamento estadual, o complexo de fachadas das duas estações fica protegido de qualquer ação que altere, impeça ou reduza a visibilidade ou estética de seus elementos arquitetônicos e áreas de entorno, compreendidas pelos jardins e muro de fechamento. Isso significa que qualquer projeto para modificar ou alterar o bem tombado fica sujeito a prévio exame e aprovação do Poder Público Estadual.

De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, são as fachadas dos locais que impactam a sociedade do ponto de vista histórico e paisagístico.

“As fachadas das edificações possuem características que influenciaram muito a paisagem urbana de Cuiabá. Não houve necessidade de tombamento de todo o local, até porque as estações possuem maquinários em plena atividade, e em caso de troca ou atualização iria precisar de constante autorização, caso fossem tombados”, explica o superintendente.

Veja Mais:  Santo Antônio do Leste deve reduzir percentual de abertura de créditos adicionais

ETAs I e II

As edificações integram o complexo das obras realizadas no período do Estado Novo, por meio do programa federal da chamada “Marcha para Oeste” (1937-1945), sob a presidência de Getúlio Vargas, com administração estadual do Interventor Federal Júlio Strubing Müller (1937-1945).

Suas construções representaram um salto tecnológico na infraestrutura urbana e de saneamento da capital e do Estado, inaugurando um modelo de tratamento sequencialmente replicado nas demais regiões e cidades de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Suspeito é preso pela PM por tentativa de homicídio contra irmão de sua esposa

Publicado

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um homem, de 57 anos, por tentativa de homicídio, na noite desta sexta-feira (24.1), na zona rural de Pedra Preta.

Com o suspeito, foram apreendidos um revólver, duas espingardas e munições de diversos calibres, além de uma garrafa com 83 balotes de chumbo para recarga de munição para espingarda.

A equipe policial foi acionada a comparecer no Hospital Santa Casa, devido a uma vítima, um homem de 60 anos, que entrou na unidade com uma perfuração no queixo, ocasionada por arma de fogo. No local, o filho do homem atingido informou a localização do fato.

Em relato aos policiais, a esposa da vítima informou que estava em um bar, quando aconteceu uma discussão e o suspeito, que é seu irmão, tentou intimidar o seu esposo com um revólver. Nesse momento, houve a tentativa de homicídio, onde o criminoso disparou contra a vítima.

Em diligências, os policiais localizaram o endereço do suspeito, que se apresentou sem resistência. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38 utilizado no crime, além de duas espingardas, diversas munições e suprimentos para realizar recargas de cartuchos.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Veja Mais:  Escola dos Servidores abre turma para Curso de Prevenção a Crimes Cibernéticos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Politec identifica quinta vítima encontrada em cemitério clandestino por meio de DNA

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) obteve, nesta sexta-feira (24.1), a primeira identificação por meio de DNA de uma das doze vítimas do cemitério clandestino de Lucas do Rio Verde. Trata-se de um adolescente, de 15 anos, com as iniciais W.S.M. É a quinta vítima a ser identificada pelo órgão.

O resultado foi obtido a partir da identificação de vínculo genético com a mãe da vítima, que forneceu amostra genética na unidade da Politec de Lucas do Rio Verde. O material foi encaminhado para processamento no Laboratório Forense da Capital e comparado com a amostra biológica do menor – ambas foram compatíveis. Morador em Lucas do Rio Verde, W.S.M. estava desaparecido desde 15 de setembro do ano passado.

Além da identificação genética, os restos mortais passaram por exame pericial antropológico para a definição da causa da morte.

No cemitério clandestino, foram localizados os restos mortais de doze corpos, no dia 11 de janeiro. Parte dos corpos estava em processo de esqueletização. Quatro já foram identificados por método papiloscópico, que consiste no confronto das impressões digitais, e já foram liberados.

Ainda faltam a identificação de outros sete corpos.

A Politec pede que familiares (pai, mãe, filho, ou mais de um irmão) de pessoas desaparecidas, que ainda não forneceram material genético, procurem umas das unidades do Instituto de Medicina Legal (IML) para a coleta do material genético de referência. Os perfis genéticos obtidos são inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos, onde é realizada uma busca automática em todo o território nacional.

Veja Mais:  Turnê Viola Nativa leva música a estudantes do sistema socioeducativo e penitenciário de MT

A coordenadora de perícias em Biologia Molecular da Politec, Rosangela Guarienti Ventura, informou que as análises estão em andamento para a conclusão de todas as identificações.

“Nesta ocorrência, em especial, oito das doze ossadas só poderão ser identificadas por DNA, como é o caso do adolescente W.S.M., ou por arcada dentária. Por isso, nós solicitamos à população, especialmente aqueles familiares que tenham algum ente desaparecido, que venha até uma unidade da Politec. É uma coleta da saliva, indolor e rápida”, frisou.

A coordenadora ressaltou que não é preciso a apresentação de boletim de ocorrência deste caso. Basta comparecer à unidade da Politec e levar a documentação pessoal. “Estamos concluindo as demais análises. Em breve, os oito corpos estarão com o DNA disponível para confronto, tanto a nível estadual quanto nacional”, explicou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar apreende adolescente com 71 porções de drogas em Tangará da Serra

Publicado

Policiais militares da Força Tática do 7º Comando Regional apreenderam, nesta sexta-feira (24.1), 71 porções de entorpecentes e um adolescente, de 16 anos, suspeito por tráfico ilícito de drogas, em Tangará da Serra.

De acordo com boletim de ocorrência, durante patrulhamento em decorrência da Operação Tolerância Zero, os policiais militares receberam informações de um grande carregamento de drogas, em uma residência do bairro Figueira.

O local seria um ponto de compra e venda de entorpecentes de supostos usuários de drogas. Os suspeitos realizavam a prática ilegal em terreno baldio.

Após a denúncia, as equipes intensificaram o policiamento na região e identificaram o menor, sendo abordado em seguida. Com ele, as equipes apreenderam algumas porções de pasta base e de maconha.

Questionado sobre a origem do ilícito, o menor relevou que era responsável pelas vendas e que, na sua residência, haveria outras porções. Em buscas pelo local, as equipes flagraram, ao todo, 71 porções de maconha, pasta base de cocaína e cocaína.

O menor e o material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Tribunal de Justiça lança Ementário Eletrônico para agilizar pesquisa de jurisprudência
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana