Mato Grosso
Seciteci inicia programação da Virada Científica com palestras, planetário e exposição tecnológica ao público

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou, na manhã desta quinta-feira (26.2), a programação do evento voltado à divulgação científica, à tecnologia e ao empreendedorismo, no Bloco C, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A agenda reúne palestras, exposições interativas e serviços ao público, com atividades que vão até esta sexta-feira (27).
A abertura oficial, com participação de autoridades, pesquisadores e professores, ocorreu às 8h30. Em seguida, foi realizada a palestra “A importância da ciência no início da trajetória acadêmica”, ministrada por Rodrigo Zanin, secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci.
Ele abordou o papel da ciência na formação crítica, na tomada de decisões baseadas em evidências e na construção de soluções para desafios sociais, ambientais e tecnológicos. A apresentação destacou ainda que o método científico se aplica a diferentes áreas do conhecimento, como gestão, direito e design.
“Eu gosto de desmistificar a ideia de que a ciência não faz parte da vida cotidiana das pessoas. É muito pelo contrário. Porque, quando falamos de ciência, estamos falando de mentalidade, de princípios científicos que orientam decisões, escolhas e a forma como a gente constrói a própria trajetória. E empreender tem tudo a ver com ciência. Empreender não é só abrir uma empresa. É usar metodologias científicas para levar conhecimento, tecnologia e inovação como respostas a problemas reais da sociedade”, destacou Zanin.
Na sequência da programação da manhã, o público acompanhou a palestra sobre empreendedorismo com foco em sustentabilidade, ministrada por Edcleide Andrade Nobre, agente de inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso. A apresentação abordou o empreendedorismo como instrumento para a geração de soluções que respondem a demandas sociais, ambientais e econômicas, destacando a importância do equilíbrio entre esses três eixos na criação de negócios, projetos e iniciativas com impacto positivo no território.
“Empreender é identificar problemas e oportunidades e desenvolver soluções que gerem impacto real na vida das pessoas, considerando sempre o social, o ambiental e o econômico de forma equilibrada”, afirmou Edcleide Nobre.
Paralelamente às palestras, o evento conta com visitação aberta ao público, das 8h30 às 17h, reunindo experiências de ciência aplicada, sustentabilidade e inovação tecnológica. Um dos destaques é a Exposição Recytec, que apresenta equipamentos eletrônicos de diferentes épocas, como máquinas de datilografia, câmeras VHS e toca-fitas, e desenvolve há três anos ações de recolhimento de lixo eletrônico, com parte do material destinada à reciclagem em Mato Grosso e outros estados.
O público também acompanha demonstrações de impressão 3D como modelo de negócio, com uso de filamentos biodegradáveis à base de PLA e ABS, produzidos a partir de matérias-primas vegetais, como cana-de-açúcar e milho. A programação inclui ainda o Planetário, que realiza projeções ao vivo sobre o sistema solar, com atividades acessíveis a pessoas com deficiência, reforçando a proposta de divulgação científica com inclusão.
A programação continua na sexta-feira (27), com atividades durante todo o dia, das 8h às 17h, no UNIVAG, no Bloco C. O evento é aberto ao público e gratuito, reunindo palestras, exposições, experiências interativas e ações de divulgação científica voltadas à aproximação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade.
A Virada Científica é realizada pela Seciteci em parceria com o Instituto Deut28, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a UNIVAG.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Rondonópolis17/08/2026 - 10:23Flashback Brothers: dois DJs, dois equipamentos e uma nova maneira de viver o flashback em Rondonópolis
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..
-
Mato Grosso14/08/2026 - 14:44Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina
-
Rondonópolis14/08/2026 - 14:51RGA da pandemia e perdas reais reacendem pressão dos servidores sobre a gestão municipal
-
Esportes17/08/2026 - 20:45Atleta de Rondonópolis é campeão pelo Grêmio na Copa Base Sub-9 em Teutônia







