Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seduc realiza 1ª ação do projeto Mira na Meta em torno de 100 estudantes na Capital

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) deu início ao Projeto “Mira na Meta”, na manhã de sábado (29.3), na Escola Estadual CEI 01, em Cuiabá. Na cerimônia de abertura, o secretário de Educação, Alan Porto, esteve presente e participou do evento gamificado juntamente com cerca de 100 estudantes. Em 2025, o projeto ampliou de 13 para 185 unidades escolares da rede estadual de Mato Grosso.

O objetivo do “Mira na Meta” é o engajamento lúdico dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, promovendo atividades interativas que fortalecem a aprendizagem e contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais.

De acordo com o secretário, Alan Porto, a ação é para incentivar os estudantes a se preparem melhor para a avaliação do Saeb 2025, promovendo um ensino mais eficaz e motivador.

“Esse ano temos o Saeb 2025. Então, a estratégia que encontramos para conseguir alcançar o nosso objetivo de pontuação, foi o projeto Mira na Meta. Com ações e atividades gameficadas, a gente incentiva o estudante a estudar e participar das atividades nas sextas e sábados para a realização da prova”, explicou o secretário.

No 1º sábado do ano do “Mira na Meta”, foi realizada uma gincana educativa para envolver os alunos em diversas atividades que reforçam os conteúdos escolares. Cada escola envolvida organiza a participação de até três turmas, com estudantes do 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio.

Veja Mais:  Seduc divulga o gabarito das provas para ingresso nas escolas estaduais militares

Com essa iniciativa, a Seduc busca reforçar o compromisso com a qualidade da educação, utilizando estratégias inovadoras para estimular o engajamento dos alunos e melhorar os resultados acadêmicos. A expectativa é que novas edições do “Mira na Meta” sejam realizadas em outras escolas do Estado, ampliando o impacto positivo do projeto.

Para o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Nelson Matheus Souza, de 15 anos, o projeto é importante para o comprometimento dos estudantes a alcançarem a meta. “O projeto incentiva as pessoas a estudarem mais, a aprender mais com o português e matemática. Não só isso, mas com outras matérias também. Isso é bom porque ajuda a gente focar mais no estudo”, disse.

A estudante, Milena de Oliveira Miranda, do 9º ano do ensino fundamental, complementou dizendo que o “Mira na Meta” além de ensinar, distrai os alunos. “Estou gostando bastante, porque de forma lúdica, com games, a gente gosta de participar mais, fica mais entusiasmado e mais fácil de tirar dúvidas também”, complementou.

Em 2024, a ação foi realizada em apenas uma escola por Diretoria Regional de Educação (DRE). Após análise da Coordenadoria de Avaliação e Estudo Estratégico (Sage) com a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), a inciativa foi ampliada para 185 escolas em todo o Estado de Mato Grosso, garantindo maior alcance e impacto.

Atividades

As atividades que marcaram o 1º sábado do Mira na Meta foram: Mira no Quis, Caça aos QR Codes e Passa ou Repassa – Torta na cara.

Veja Mais:  Quatro envolvidos em homicídio de advogado em Goiás são presos em Nova Xavantina

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Justiça nega pedido do MPE e mantém obras no Morro de Santo Antônio

Publicado

O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, negou pedido liminar (provisório) do Ministério Público Estadual e manteve as obras do Governo do Estado no Morro de Santo Antônio.

A decisão foi dada nesta quinta-feira (17.4) e levou em consideração o fato de o Estado estar cumprindo os requisitos legais e o “impacto positivo” da obra.

“Indefiro o pedido de tutela de urgência formulado incidentalmente pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determino que lhe seja dado vista dos autos pelo prazo de 15 dias úteis, devendo no retorno ser designada data, conforme agenda deste juízo para uma inspeção judicial ao local dos fatos, intimando-se as partes pelos meios processualmente para acompanhamento, as quais poderão levar, querendo, seus técnicos de confiança”, diz trecho da decisão.

O Governo do Estado realiza obras no local para melhorar o acesso ao morro, que tem uma área de 258 hectares e uma altitude de 450 metros, com uma das mais belas vistas panorâmicas em Mato Grosso. Contudo, as obras estão paralisadas.

O objetivo é dar maior infraestrutura para os turistas e a população, fomentando as visitas no local de forma sustentável.

Porém, o Ministério Público Estadual pediu judicialmente que a obra fosse embargada.

A decisão

De acordo com o juiz Antonio Horácio, a tese do Ministério Público em relação à obra não é “minimamente razoável”.

Veja Mais:  Quatro envolvidos em homicídio de advogado em Goiás são presos em Nova Xavantina

“No caso em análise, não vejo nos autos elementos robustos que evidenciem, de maneira inequívoca, o risco iminente e irreversível que justifique, neste momento, a intervenção judicial excepcional pretendida”, afirmou.

Para o magistrado, apesar de ser fundamental preservar todo o ambiente natural do Morro de Santo Antônio, também é preciso que o local seja acessado pela população.

“Um bem ambiental invisível ao público está mais vulnerável à indiferença e à degradação silenciosa”, ressaltou.

O juiz verificou que o Estado “fez a lição de casa” e regularizou as pendências questionadas pelo Ministério Público, portanto, a obra poderá continuar a ser executada.

“Desse modo, as assertivas contidas no pedido de tutela de urgência incidental perdem a sua força para garantir os pleitos liminares nela lançados, de sorte que a partir de agora a situação processual vai exigir apenas e tão somente as finais verificações sobre a omissão estatal ou sua ação conforme as regras ambientais para definir eventualmente a procedência, ou não, de algum dos pleitos da peça madrugadora, que inclusive poderão ter nova apreciação deste juízo para lhes dar efetividade na sentença”, decidiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.

A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.

Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.

Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.

Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.

Veja Mais:  Maior águia do mundo, harpia já perdeu mais de 40% da sua área de habitat

Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.

O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros localizam corpo de vítima de afogamento no Rio Aripuanã

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta quinta-feira (17.4), o corpo de um homem vítima de afogamento no Rio Aripuanã, no município de Colniza (a 1.058 km de Cuiabá). A vítima estava desaparecida havia dois dias, desde que submergiu nas águas do rio e não foi mais vista.

A ocorrência foi registrada na noite de terça-feira (15.4), por volta das 21h30, quando a 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM), sediada em Campo Verde, comunicou o caso à 14ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (14ª CIBM), em Juína. O incidente aconteceu nas proximidades da ponte sobre o Rio Aripuanã.

De acordo com o relato de uma testemunha, ela e a vítima faziam a travessia do rio em uma embarcação que acabou virando, lançando ambos na água. Populares que estavam às margens do rio tentaram prestar socorro, mas apenas a testemunha conseguiu se salvar.

Diante das informações, a equipe da 14ª CIBM iniciou as buscas na quarta-feira (16), realizando mergulhos no ponto indicado pelas testemunhas, porém sem sucesso na localização do corpo. As buscas continuaram na manhã desta quinta-feira, com o apoio de uma embarcação. Por volta das 9h30, o corpo foi encontrado boiando, a aproximadamente 15 quilômetros do local do naufrágio.

Após a localização do corpo, os bombeiros militares realizaram a remoção imediata até a margem do rio. Na sequência, a Polícia Civil de Colniza foi acionada para os procedimentos periciais cabíveis.

Veja Mais:  MPMT identifica problemas estruturais em 68% das UBSs vistoriadas 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana