Mato Grosso
Sema empossa 65 novos analistas do Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) recebeu, nesta segunda-feira (20.06), os 65 novos analistas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que foram selecionados por meio de Processo Seletivo.
A recepção aos novos servidores teve a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, que falou sobre a confiança depositada em cada um dos representantes que passam a integrar a equipe da Sema. “Com a boa gestão do setor público e do Estado é que vamos promover as grandes mudanças na sociedade”.
A secretária Mauren Lazzaretti falou sobre a importância da função e do trabalho em equipe. “Todos têm um papel significativo no resultado final deste trabalho. Continuaremos seguindo nessa gestão até o final com as portas abertas, com transparência, com diálogo e com comprometimento”.
A gestora destacou que Mato Grosso é o Estado mais avançado na implementação do Código Florestal brasileiro, dado que foi publicamente reconhecido pelo Serviço Florestal Brasileiro e diversos outros focos de observação da implementação do Código Florestal.
“Mato Grosso é um estado vocacional do agronegócio. Para nós é importante a regularização dos imóveis rurais. Um desafio gigante ajudar o estado a continuar na liderança da implementação do Código Florestal, fazer isso com excelência e ser modelo para o restante do Brasil, que é o que estamos fazendo hoje”, finalizou Mauren.
O Superintendente de Regulação e Monitoramento Ambiental da Sema, Felipe Klein, ressaltou que o CAR em Mato Grosso está na dianteira, desde a sua implantação, legislação e cadastramento. “Temos que avançar na análise e validação dos cadastros e passar para próxima etapa, de apresentar um projeto de recuperação das áreas degradadas ou compensação de suas áreas para desta forma chegar ao estágio final, que é a manutenção e recuperação da floresta”.
Também prestigiaram as boas-vindas a delegada Alana Cardoso, representando a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), que falou sobre a parceria entre os órgãos para o desenvolvimento do trabalho; a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, que destacou que Mato Grosso está à frente de outros estados por conta de seu pioneirismo, citando o início em 2006, com a criação do programa ‘Lucas do Rio Verde Legal’ até as melhorias feitas pela gestão atual; e o Coordenador do CAR, Fabiano Artmann, que reforçou a importância do trabalho em equipe.

Mato Grosso
Operação prende quatro motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá

A 59ª Edição da Operação Lei Seca prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante e autuou 11 por conduzir veículo sob efeito de álcool. As abordagens ocorreram na noite de domingo (26.06), na Avenida Beira Rio, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.
Conforme relatório final do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), foram abordadas 109 pessoas, que tiveram seus veículos fiscalizados e gerou 47 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo, 10 pessoas dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 18 com licenciamento atrasado e tiveram seus veículos removidos.
Do total, 40 pessoas tiveram seus veículos removidos, sendo 37 autuados por apresentarem alguma irregularidade perante o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também foram recolhidos 16 CNHs, das quais, os condutores apresentaram porcentagem de álcool durante o teste de alcoolemia.
A operação é realizada pelo GGI, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que dessa vez, contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de Delitos de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detram) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Mato Grosso
SES realiza capacitação para profissionais da saúde sobre a Poliomielite

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, nesta terça-feira (28.06), a transmissão do 1º Webinário de Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite. A capacitação ocorrerá das 13h às 17h pelo YouTube.
Para participar da capacitação, os interessados podem acessar, gratuitamente, o link https://youtu.be/4SL6oDHrlwI
A transmissão é voltada para os técnicos responsáveis por esse agravo nos 16 Escritórios Regionais de Saúde, para a equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde, das Unidades de Pronto Atendimento e Policlínicas dos 141 municípios, das unidades hospitalares das redes estadual e federal, além de profissionais da saúde de outros estados, bem como, de representantes da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) e de acadêmicos de cursos das Ciências Biológicas.
Apesar de a Poliomielite estar erradicada no Brasil desde 1994, os especialistas estão preocupados com a reintrodução da doença por causa do baixo índice de cobertura vacinal.
De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), em Mato Grosso, neste ano, até nesta segunda-feira (27.06), a cobertura vacinal é de 41,86%. Em 2021, a cobertura da vacinação no Estado foi de 75%. A meta nacional é de 95% de cobertura.
No Brasil, a queda na cobertura vacinal contra a Poliomielite vem sendo registrada desde 2016. A Poliomielite é uma doença altamente infecciosa aguda, podendo infectar crianças e adultos, causando a paralisia das pernas (paralisia flácida).
“Atualmente estamos com um alto risco de reintrodução da doença devido a não alcançarmos as metas dos indicadores, em especial a cobertura vacinal que está abaixo dos níveis mínimos esperados”, alerta a técnica da SES-MT, Kellen Luzia da Silva Anunciação, idealizadora e coordenadora do evento.
A programação do 1º Webinário de Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite contém palestras sobre definição de caso suspeito e confirmado, diagnóstico, tratamento, investigação da doença, medidas de prevenção e controle, encerramento de caso com revisita aos pacientes e vacinação, entre outros temas.
Palestrarão no evento os especialistas: Carlos Otto Heise, chefe do Setor de Eletroneuromiografia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Fernanda Burlandy, bióloga do Laboratório de Referência Nacional para PFA/Poliomielite do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Zirlei Matos, representante da Vigilância PFA/Poliomielite do Ministério da Saúde e Ana Carolina, técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Mato Grosso
Governo de MT entrega 1° raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado

Na próxima quarta-feira (29.06), às 9 horas, o governador Mauro Mendes e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entregam o raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Com essa obra, na qual foram investidos R$ 14,3 milhões, Mato Grosso se torna o primeiro a ter unidade de segurança máxima dentro do sistema penitenciário estadual.
Após a visita na nova unidade, o governador e demais autoridades atenderão a imprensa em entrevista coletiva, no local.
As novas instalações foram erguidas em uma área de 1.855 m2 e dispõem de 54 celas, sendo 46 individuais e 8 duplas, totalizando 62 vagas, além de celas especiais para receber presos com curso superior.
Também está equipada com sistema de vídeo-monitoramento cuja central de controle das imagens e segurança funciona dentro da ala.
Além da infraestrutura básica para acomodação digna, o novo raio oferece aos reenducandos água refrigerada nas torneiras, mesa de estudos, solário individual, dois parlatórios e sala de atendimento médico e psicológico. Aos policiais penais, alojamento e cozinha.
Desde o início da gestão Mauro Mendes a PCE passa por obras de ampliação e melhorias. Em 2020 eram 870 vagas e hoje está com 2.266. Ao final das obras dessa gestão passará a contar com 3.086.
Credenciamento da imprensa
Os veículos de comunicação devem obrigatoriamente fazer o credenciamento até as 15h de terça-feira (28.06) pelo email [email protected], com nome, número do documento de identidade, veículo e função do profissional que fará a cobertura. Os profissionais que não estiverem credenciados não poderão entrar na unidade.
Por questão de segurança, as imagens da visita das autoridades dentro do raio serão fornecidas pela Secom, após o evento.
-
Rondonópolis22/06/2022 - 14:52
Maratonista de Rondonópolis morre em grave acidente de trânsito
-
Saúde23/06/2022 - 12:20
Losartana: Anvisa determina recolhimento do remédio para pressão alta
-
Vídeos20/06/2022 - 18:11
Veja Vídeo; Câmera flagra facção tentando matar irmão de ‘informante da polícia’ em MT
-
Esportes20/06/2022 - 16:11
União goleia o Araguaia e assume a vice-liderença do Grupo C do Mato-grossense Sub-20
-
Rondonópolis20/06/2022 - 11:50
Surto de Covid-19 suspende atendimentos na Secretaria de Trânsito em Rondonópolis durante a semana
-
Esportes20/06/2022 - 16:14
Cuiabá vence a Academia e garante vaga na segunda fase do Mato-grossense Sub-20
-
Política MT20/06/2022 - 13:58
Veja vídeo; Deputado Thiago Silva volta a ser pauta no Programa do Pop na TV Cidade Verde
-
Rondonópolis22/06/2022 - 16:20
TJMT acata pedido e suspende decisão que impedia Prefeitura de Rondonópolis de terceirizar mão de obra