Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seminário apresenta políticas para fortalecimento da relação entre comunidade e forças de segurança

Publicado

Para o fortalecimento do elo entre comunidade e forças de segurança, para enfrentar as ações criminosas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promoveu nesta quarta-feira (25.05), em Cuiabá, o primeiro Seminário Internacional de Polícia Comunitária de Mato Grosso.  O evento contou com a participação da Agência Nacional de Cooperação do Japão (Jica) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Governo Federal.

Aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades e representantes envolvidos com as políticas de policiamento comunitário de todo o estado, participaram do evento. Conheceram as ideias de políticas comunitárias japonesas para implementação no plano da Polícia Comunitária de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, participou do seminário e destacou que, com o apoio da comunidade, o enfrentamento à criminalidade tem melhores resultados. “Muitas vezes, a problemática da violência está relacionada à falta de confiança da população nas forças de segurança. Quando se ganha confiança, a comunidade passa a socializar seus problemas e sua segurança é preservada”.  

 “A Polícia Comunitária tem o papel de aproximar a população da polícia. Neste seminário, trouxemos boas práticas de outros estados do Brasil, que apresentaram redução da criminalidade, e do Japão, onde o sistema funciona muito bem, para implementação em Mato Grosso”, detalhou Bustamante.

O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, lembrou que a atual gestão está empenhada na aproximação das forças de segurança com a comunidade e, para isso, está investindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Veja Mais:  Governo de MT leva desenvolvimento a Primavera do Leste com investimento de R$ 110,1 milhões

“O cônsul deixou bem claro, que mesmo a polícia japonesa sendo referência em segurança, eles não estão totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Isso mostra que temos de melhorar sempre, buscar serviços de melhor qualidade para os cidadãos, através do serviço prestado pelas forças de segurança, em especial a Polícia Militar”, elencou.

Para isso, o evento teve a participação de Yoshiyuki Nakatami, policial japonês que está no Brasil como Cônsul de Segurança Pública do Consulado do Japão em São Paulo. Ele apresentou, aos participantes, o Sistema Koban, um método que fortaleceu as políticas de segurança comunitária do país e ainda aproximou os japoneses das forças de segurança.    

Nakatami destacou que, para que ocorra o fortalecimento da relação entre comunidade e forças de segurança, em primeiro lugar deve haver interesse de ambas as partes. “Para o pleno funcionamento, não só o Estado deve tentar se aproximar da população, mas a comunidade também deve estar aberta para receber os policiais”, explicou Yoshiyuki Nakatami.

Em sua apresentação, o palestrante, trouxe detalhes da aplicação do Sistema Koban, forma de relacionamento e os serviços prestados à comunidade japonesa, que, aqui no Brasil, as mesmas políticas são aplicadas pela Polícia Comunitária.

O encontro é uma realização da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária (CPC), juntamente com a Federação dos Conselhos de Segurança (Feconseg), Assembleia Legislativa e está direcionado à líderes comunitários, membros das forças de segurança e conselheiros de segurança de todo estado.

Veja Mais:  Setasc formaliza parceria com Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

Durante a tarde, os participantes acompanharam uma palestra sobre políticas de segurança pública, com o Major PM, de Tocantins, Gleidison Antônio de Carvalho, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira de ciências na Escola Ferreira Mendes destaca protagonismo feminino e pesquisa em bioherbicidas

Publicado

A Escola Estadual Ferreira Mendes recebeu, no dia 30 de outubro de 2025, a primeira edição da Feira de Ciências “Bioherbicidas do Futuro, Promovendo Ciência e Consciência Sobre as Novas Soluções para a Agricultura Sustentável”. O evento integra um projeto do Laboratório de Estudo e Desenvolvimento de Herbicidas (Laedh), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A iniciativa é coordenada pela professora doutora Olívia Moreira Sampaio e faz parte do Edital 004/2024 – Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, fomentado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O projeto visa estimular a participação de meninas e mulheres na ciência e promover o uso de bioherbicidas como alternativa sustentável aos defensivos agrícolas convencionais.


Durante a feira, alunos do ensino fundamental e médio acompanharam experimentos e painéis explicativos sobre bioherbicidas e boas práticas agrícolas voltadas à preservação ambiental. As atividades foram conduzidas por estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e por mestrandos do Programa de Pós-graduação em Química, vinculados ao Laedh, com apoio de professores da escola.

A programação incluiu demonstrações químicas como “Tromba de Elefante”, “Reação Semáforo”, “Relógio de Iodo”, “Gênio da Lâmpada”, “Teste de Chama” e “Repolho Mágico das Cores”, que permitiram aos estudantes observar reações químicas de forma interativa e educativa.

Veja Mais:  Qualidade da educação pública é discutida em Fórum Nacional realizado na Bahia


Segundo a coordenadora do projeto, a feira aproxima a universidade da comunidade escolar e contribui para o interesse das alunas pela ciência, mostrando que é possível produzir conhecimento científico desde cedo. Antes do evento, seminários de conscientização científica foram realizados na escola, preparando os alunos para a feira e incentivando a reflexão sobre os desafios socioambientais da agricultura moderna.

Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do laboratório: @laedh_ufmt.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil incinera mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira

Publicado

Mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira foram destruídos pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (31.10), em Cáceres.

A incineração, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e 1ª Delegacia de Cáceres, foi realizada em uma cerâmica do município.

A grande quantidade de entorpecente, entre maconha, pasta base, cloridrato de cocaína, foram apreendidas pelas Forças de Segurança, na região de fronteira, entre os meses de junho a outubro deste ano, gerando dezenas de procedimentos nas delegacias.

O entorpecente é liberado para incineração após realização de perícia oficial e de autorização judicial.

A delegada da Defron, Bruna Caroline Fernandes de Laet, destacou que a destruição da droga é finalização procedimentos investigativos, dando resposta à sociedade, efetuando as apreensões e prisões dos traficantes.

“É a finalização do procedimento administrativo após a apreensão da droga. Representa o prejuízo causado a associações e organizações criminosas”, disse a delegada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  MTI e Detran se unem para modernizar o sistema do órgão de trânsito
Continue lendo

Mato Grosso

Seciteci leva vencedores do Prêmio Cidades Inovadoras para congresso internacional em Barcelona

Publicado

Os ganhadores vencedores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras embarcam nesta sexta-feira (31), para Barcelona, na Espanha, para participarem do Smart City Expo World Congress, o maior evento global sobre cidades inteligentes, inovação e sustentabilidade urbana. O prêmio foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que agora leva os primeiros colocados para uma imersão internacional.

Os primeiros colocados de cada categoria do Prêmio foram contemplados para vivenciar o ecossistema tecnológico internacional, sendo eles: o município de Barão do Melgaço (Categoria A – até 10 mil hab.); Araputanga (Categoria B – 10.001 a 25.000 hab.); Água Boa (Categoria C – 25.001 a 50.000 hab.); e Nova Mutum (Categoria D – mais de 50 mil hab.).

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, a participação de representantes mato-grossenses no evento mundial representa um impacto importante para o ecossistema tecnológico do Estado.

“Uma missão da Seciteci está a caminho de Barcelona para levar quatro prefeitos vencedores que vão representar o Brasil no evento Smart City Week Barcelona, na Espanha. Lá se encontrarão todos os prefeitos e prefeitas que investem em Smart City. Nossa presença é um marco importante para o ecossistema tecnológico e de inovação, representando o impacto dessa premiação inédita em Mato Grosso”, destacou o secretário.

Além da imersão, os vencedores da 2ª edição do Cidades Inovadoras receberão uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, para inserção de um pesquisador consultor técnico no município por até 12 meses.

Veja Mais:  Licitação do Rodoanel de Cuiabá é publicada no Diário Oficial do Estado

Durante a ida do secretário Allan Kardec para Barcelona, o Secretário Adjunto de Administração Sistêmica, Anderson Rodrigo do Nascimento Silva, assume a chefia da Seciteci pelo período de 10 dias.

Cidades Inovadoras

O prêmio Cidades Inovadoras é promovido pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat). O objetivo é reconhecer projetos inovadores que promovam soluções sustentáveis e de impacto social.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana