Mato Grosso
Seplag premia equipes vencedoras do Desafio da Inovação
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da adjunta de Gestão de Políticas Públicas, realizou nesta sexta-feira (04), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o encerramento e premiação da segunda edição do Outubro Movimente – Ideias em Movimento.
Participaram das atividades do Outubro Movimente 20 secretarias no total. Foram cerca de 20 horas de lives com oficinas e mesas realizadas ao longo do mês de outubro com intuito de fornecer suporte aos servidores que desenvolveram os projetos inovadores e participaram do Desafio da Inovação. Aproximadamente 1.500 funcionários públicos foram mobilizados.
Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos gerando uma cultura de inovação e troca de ideias. Durante a cerimônia houve a apresentação de pitch das seis equipes finalistas selecionadas no Desafio da Inovação, onde cada uma contou com três minutos para apresentar sua proposta de projeto inovador.
Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, inovar é mais do que criar algo novo, é resolver problemas e encontrar soluções, e o Outubro Movimente possibilita isso. “O prêmio Desafio da Inovação visa proporcionar a valorização das ideias dos servidores e empoderá-los enquanto protagonistas de uma mudança de cultura dentro do ambiente público, para favorecer um local de trabalho criativo e aberto a práticas inovadoras e ao intraempreendedorismo”.
Dentre as propostas apresentadas tiveram projetos desenvolvidos e pensados inteiramente pelos servidores públicos, com intuito de solucionar problemas e desafios do dia a dia de trabalho com propostas inovadoras. Foram apresentadas iniciativas visando educação financeira, agilidade de atendimento com o público e cuidados com a saúde física e mental dos servidores.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, o maior trunfo da administração pública para entregar melhores serviços ao cidadão é o servidor público.
“Acreditamos que o genuíno servidor aprimora seus talentos pelo estudo e pela reforma íntima, e utiliza esses recursos na construção de um mundo melhor e auxilia o próximo ao atender suas legítimas necessidades. Nossa missão na área de inovação e intraempreendedorismo é apoiar nossos colegas servidores preparando mecanismos para se beneficiarem desse poderoso elemento do progresso”.
Vencedores
Em 1º lugar ficou o projeto “Espaço Inspire”, proposto por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que visa proporcionar práticas de bem-estar para os servidores públicos do órgão.
Idealizado na tipologia de contêiner, o projeto multifuncional é destinado a práticas de bem estar como ginastica laboral, yoga, meditação, descanso pós-almoço, massagem quick e restabelecimento da saúde física e mental, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho saudável para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse durante as horas de expediente.
“Desenvolvemos alguns protótipos nesse mês com resultados positivos e como a gente já tem uma previsão de fonte financiadora, ele tem tudo para ser implementado e alcançar os resultados que são planejados, que é qualidade de vida e bem-estar para nossos servidores”, destaca Andrea Diniz, líder da equipe.
Em segundo lugar ficou o projeto “Íris Assistente Virtual”- também da Politec- uma solução tecnológica visando reduzir o tempo médio de resposta da ouvidoria da órgão, que pode beneficiar tanto os servidores quanto os usuários dos serviços ofertados por eles.
Desenvolvido inteiramente pela equipe e de baixo custo, trata-se de um robô de bate-papo (chat-bot) que pretende interagir com o usuário e reduzir o tempo de respostas para as solicitações de informações com respostas programadas.
“Ele foi equipado com cinquenta e duas perguntas. Então ele sabe explicar algumas funcionalidades básicas, como cadastro e protocolo. Ele dará orientações relacionadas a isso. Em outro momento ele pode ser equipado com outras funções”, pontua o líder da equipe da Politec, Jaime Trevizan.
Em terceiro lugar ficou a “Sala de Conversa PSI”, da servidora Midiã Ferreira da Secretaria de Saúde. O projeto visa promover a saúde mental dos servidores no Complexo Regulador de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUREG/SES-MT) através da conversa e escuta ativa.
Por meio de uma sala reservada para acolhimento dos servidores e com a presença de um profissional da psicologia, onde seriam acolhidas questões relativas ao trabalho, identificação de pontos críticos na comunicação interna e resolução de conflitos pontuais nas equipes. A perspectiva é de promoção à saúde, bem-estar psicossocial e qualidade de vida no trabalho.
“O projeto também inclui estimular a prática de atividade física dos servidores do Complexo Regulador, oferecer espaços adequados à produção de saúde mental e participar das campanhas de prevenção de doenças, de promoção, proteção, recuperação da saúde dos servidores”, explica Midiã.
Atividades esportivas
Também foram entregues os troféus e medalhas para as equipes vencedoras das categorias esportivas. Foram premiados no vôlei as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Planejamento e Gestão (Seplag) e Segurança Pública (Sesp), 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Já os vencedores da Corrida da Inovação foram a Procuradoria Geral do Estado (PGE), 1ª colocada, e as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz), 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.

Outubro Movimente
Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sinova/MT em parceria com o MT Saúde, a 2ª edição do “Outubro Movimente – Ideias em Movimento” foi realizado em formato híbrido e gratuito, com painéis, oficinas, mentorias e um desafio de inovação em práticas públicas para os servidores. O evento acontece em outubro devido ao Dia do Servidor Público (28/10).
Fonte: GOV MT
Mato Grosso
Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção e implantação de iluminação
Mato Grosso
Pedido de julgamento do Cota Zero chega ao STF após conclusão de ineficácia da Lei em Mato Grosso

Por Bruna Pinheiro / Formad
Mato Grosso
Laudo afasta crime, mas incêndio em prédio da Prefeitura de VG segue cercado de perguntas

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 10:06Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:46Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereadora propõe programa para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em gestantes e recém-nascidos
-
Esportes25/06/2026 - 16:05Instituto sediado em Cuiabá recebe autorização para gerir R$ 1 milhão para a realização da Copa Integração em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 16:53“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis







