Mato Grosso
SESP assina Protocolo de Reciprocidade para criação do programa “Jovem Cidadão”

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) assinou nesta quarta-feira (12.3), na Rede Cidadã, em Cuiabá, o Protocolo de Reciprocidade para a criação do programa interinstitucional “Jovem Cidadão”, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A iniciativa integra as ações do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O objetivo do programa é ampliar oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional para adolescentes e jovens, em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas. A proposta busca fortalecer o protagonismo desses jovens, oferecendo meios para sua reinserção social e profissional.
Por meio do protocolo, será destinada uma porcentagem de vagas nos cursos oferecidos pelos núcleos da Rede Cidadã no estado. Essas vagas serão direcionadas a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio fechado e aberto, conforme a disponibilidade de cada polo. Atualmente, cinco jovens já participam dos cursos oferecidos pela Rede Cidadã em Cuiabá.
No ato de assinatura, o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett destacou a importância da Rede Cidadã na ajuda a prevenção à violência. “O programa nos ajuda a identificar essas crianças e dar assistência primária. Ele nos permite acompanhá-las e fazer com que elas tenham o contato com valores muito importantes, ajudando a transformá-las em seus ambientes e fazer com que elas sejam cidadãos com possibilidades no mundo real”, afirmou o secretário.
A Rede Cidadã oferece atividades educativas, culturais e esportivas para jovens entre 8 e 17 anos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis. Além disso, disponibiliza cursos de informática básica, capacitando os participantes para o mundo digital e o mercado de trabalho.
O desembargador Orlando Perri ressaltou a importância do programa “Jovem Cidadão” e afirmou ser um grande trabalho em parceria com o Governo do Estado.
“Este projeto é maravilhoso. É o começo de vários outros que nós queremos empreender junto ao Estado de Mato Grosso para começarmos a transformar a nossa juventude”, afirmou o desembargador.
A cerimônia de assinatura também contou com a presença da juíza Leilamar Aparecida Rodrigues; secretário de Justiça Vitor Hugo Bruzulato; secretária- adjunta de Justiça Lenice Silva; superintendente do Sistema Socioeducativo, Iberê Ferreira; promotor de Justiça Augusto Cezar Fuzaro e o defensor público Alysson Costa Ourives.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:14Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Política MT06/08/2026 - 12:09Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
-
Rondonópolis06/08/2026 - 12:01Exposul e Dia dos Pais criam cenário favorável para o varejo local
-
Política MT06/08/2026 - 13:33Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
-
Rondonópolis06/08/2026 - 14:46Abertura do Rodeio testou os peões no limite, e Natanzinho Lima e Mariana Fagundes brilharam pela madrugada








