Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Thiago Silva reúne com Pivetta para cobrar implantação gradativa da municipalização do ensino fundamental

Publicado

Thiago Silva com o governador em exercício Pivetta no Palácio Paiaguás

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, na quarta-feira (16), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para tratar sobre a falta de discussão com a comunidade escolar em relação a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de educação, conforme o Decreto Estadual de n° 723/2020.

“Os pais não são contra o Decreto do Estado. A questão é que eles não estão preparados em relação à distância, onde a escola pode chegar de 6 a 10 km de suas casas. Em Rondonópolis, os pais tiveram a confirmação da DRE (Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis) e Secretaria Municipal de Educação que no próximo ano, será feita toda a programação e cronograma, sendo que o decreto do governo estipulou até o ano de 2027”, explicou o parlamentar.

Thiago Silva acrescenta que outra queixa apontada pelos pais é a questão de filhos saírem da unidade escolar que já estão habituados e o rendimento do aprendizado ser prejudicado com a mudança de ambiente. “Encontrei com pais e responsáveis de alunos, em manisfestação realizada na Praça Brasil, em Rondonópolis, e deparei com uma grande preocupação por parte deles. A questão é que o município e o Estado quer redimensionar todos os estudantes das turmas dos anos iniciais para outras escolas já em 2023 e não de forma gradativa”, diz.

Veja Mais:  Projeto de lei obriga governo a divulgar quantia de impostos à sociedade civil

Estudo

De acordo com Pivetta, será solicitado um novo estudo com a equipe técnica da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) para fazer uma avaliação e, assim, o Estado chegar a uma decisão junto com a Prefeitura já que a proposta tem gerado transtorno aos pais e responsáveis de alunos, como, também, para toda a comunidade escolar.

Para a empresária de Rondonópolis, Neusa Novais da Rocha – conhecida por Neuzinha, também estava na reunião com o parlamentar e frisou sobre a Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, localizada no município, que possui cerca de 400 alunos do ensino fundamental, mas não tem outra unidade escolar próxima para redimensionar os estudantes.

“Queremos agradecer o deputado Thiago pela intervenção junto ao governo, no sentido de mostrar a importância das nossas escolas públicas e, principalmente, da luta que ele vem tendo pela necessidade da abertura do diálogo da municipalização das séries iniciais. Ele lembrou de escolas com mais de 400 alunos, onde não há escolas próximas”, disse Novais.

“Esse é o nosso objetivo, contribuir com a educação para manter a ordem e a qualidade e excelência que nossos jovens merecem. Além da Odorico, podemos citar também o caso do Colégio La Salle, as Escolas Estaduais Sagrado Coração e São José Operário de Rondonópolis que têm os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a nossa luta, neste momento, é que o governador nos dê um retorno em breve e continuaremos o nosso trabalho em busca da qualidade do ensino em nosso Estado”, finalizou o deputado.

Veja Mais:  Wilson Santos garante lei que amplia acesso à Tarifa Social de Energia em MT

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Thiago Silva se reúne com aprovados nos concursos na área de segurança e cobra convocação
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Presidente da Assembleia participa de encontro que discute gestão pública em MT
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Thiago Silva se reúne com aprovados nos concursos na área de segurança e cobra convocação
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana