Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Três Salas de Apoio à Amamentação são certificadas pelo Ministério da Saúde em MT

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entregou, nesta quinta-feira (05.09), placas de certificação do Ministério da Saúde para três Salas de Apoio à Amamentação de Mato Grosso. Receberam a certificação da estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta o Shopping Sinop, a empresa Espaço Vacinas e Saúde (Vacinvida), também de Sinop, e o Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde.

As placas foram entregues durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT). O projeto certifica, pela primeira vez no Brasil, um shopping center e uma sala de vacina. O Governo de Mato Grosso intermediou com o Ministério da Saúde a certificação das salas.

“É um orgulho para Mato Grosso ter a primeira certificação, em nível nacional, de salas de amamentação em um shopping center e em um espaço para vacinação. Parabenizo a região Teles Pires por essas iniciativas. Esse projeto demonstra um compromisso com o bem-estar materno e infantil e incentiva a amamentação ao apoiar as mães trabalhadoras”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na reunião, receberam a certificação a proprietária da Vacinvida, Meire Branco; a diretora executiva do Hospital São Lucas, Adriane Welter, e a analista de marketing do Shopping Sinop, Hannah de Santana Dourado.

“Ser reconhecido como o primeiro Shopping do Brasil a conquistar essa certificação é um marco significativo em nossa trajetória e reflete o nosso compromisso inabalável com a promoção da saúde e do bem-estar de mães e bebês. Que este reconhecimento inspire outras instituições a se unirem a nós nessa importante missão de apoio à amamentação”, avaliou a representante do Shopping Sinop.

Veja Mais:  Prefeitura de Castanheira deve efetuar registro de 14 agentes de saúde


Shopping Sinop foi o primeiro shopping do Brasil a receber a certificação

O projeto tem o objetivo de incentivar a existência de ambientes adaptados às necessidades de mulheres e pessoas que amamentam. Os espaços também são adequados para servidoras lactantes que retiram e armazenam leite materno durante o período de trabalho e para receber as mães que passarem pelos estabelecimentos, promovendo a saúde da mãe trabalhadora e de seu bebê.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, ressaltou que o projeto também tem como objetivo fortalecer a relação entre pessoas que amamentam e seus empregadores, assegurando o respeito e a garantia dos direitos desde a gestação.

“Nosso objetivo também é melhorar a relação entre as pessoas que amamentam e seus empregadores, assegurando os direitos trabalhistas desde a gestação até o retorno ao trabalho. Entre os direitos previstos, estão o acesso às salas de apoio, consultas de pré-natal, licença-maternidade, pausas para amamentar, além da oferta de creche no local de trabalho ou auxílio-creche para empresas com mais de 30 trabalhadoras em idade fértil”, concluiu.


Hospital São Lucas também recebeu a certificação

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Nota MT repassou mais de R$ 1,5 milhão para entidades sociais de Mato Grosso em 2024

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Operações Lei Seca resultaram na prisão de 16 condutores em Cuiabá
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana