Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Urgência em exames infantis é tema de ação dos Doutores Palhaços na Santa Casa

Publicado

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, promoveu, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27.03), duas apresentações do projeto “Doutores Palhaços” sobre a importância da organização da equipe para a realização de exames em crianças.

Segundo a superintendente de enfermagem do Hospital Estadual, Dileuza Alves Macedo, a ação teve o objetivo de conscientizar, de forma lúdica, os profissionais responsáveis pela realização dos exames de urgência no pronto atendimento infantil. As apresentações duraram cerca de 20 minutos.

“O nosso objetivo é reforçar para os profissionais da assistência do Pronto Atendimento Pediátrico a importância do atendimento dos exames de urgência. Isso é feito de forma lúdica, com a descontração dos Doutores Palhaços, para preparar as equipes e alinhar os fluxos de trabalho”, explicou.

Três profissionais do setor administrativo da unidade, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta, que atuam no projeto “Doutores Palhaços” desde agosto de 2024, foram as responsáveis pelas apresentações. As servidoras Silvanete Berbel, Cinthya Machado, Leidylea de Oliveira, Milnen da Silva e Elaine Siqueira vivem, respectivamente, as palhaças Dra. Nete Gorete, Dra. Pantufa, Dra. Pimpolha, Dra. Meleka e Dra Petit.

O Hospital Estadual Santa Casa conta com sete doutores palhaços atuantes, que se revezam entre visitas realizadas semanalmente, de acordo com uma escala. Já as apresentações especiais, como essa de conscientização sobre os exames, são agendadas conforme a demanda da instituição.

Veja Mais:  Polícia Civil prende foragido por descumprir decisão judicial e coagir vítima para retirar medida protetiva

Sobre os Doutores Palhaços

O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Setasc divulga nomes dos sorteados para o Camarote do Autista no jogo do Cuiabá neste domingo (27)

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou, nesta sexta-feira (25.4), o resultado do sorteio que levará oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes ao camarote da Arena Pantanal. O Cuiabá enfrenta o Ferroviária, no domingo (27), às 18h, em jogo válido pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, faz parte do programa SER Família Inclusivo e tem as parcerias do Dourado e da senadora Margareth Buzetti.

O sorteio foi realizado nesta sexta-feira (25) a partir do formulário disponibilizado no site da Setasc. Após o sorteio, foi verificado se as oito crianças cumpriam com os requisitos necessários, como possuir a Carteira de Identificação do Autista e o cadastro no FacePass.

Para o acesso ao estádio com camiseta do time, é permitida a entrada somente com uniforme do Cuiabá Esporte Clube ou da Seleção Brasileira de Futebol, no setor destinado à torcida cuiabanista. No setor destinado ao time adversário, os torcedores poderão usar a camisa do Ferroviária.

FacePass

O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se

Confira abaixo o nome dos sorteados:

  • Lucas Augusto Silva
  • Bianca Barbosa Tapajós
  • Alyce Vitoria de Souza Barboza
  • Matheus Felix Alves Rafael De Miranda
  • Eduardo Henrique Xavier dos Santos
  • Joaquim de Lima Ito
  • Matheus de Camargo de Jesus
  • José Miguel Queiroz Cavalcante
Veja Mais:  Escola de Governo está com inscrições abertas para capacitação em políticas públicas

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima após acidente de trabalho

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta sexta-feira (25.4), o corpo de um homem de 34 anos, que sofreu um acidente de trabalho na região central de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) foi acionada por volta das 8h30 para atender uma possível ocorrência de acidente de trabalho com vítima fatal. De acordo com informações colhidas no local, a vítima estava realizando uma pintura em um edifício próximo a fios energizados, quando foi atingida uma descarga elétrica.

Os bombeiros localizaram a vítima com parte do corpo para fora da edificação, sobre um toldo. Rapidamente, a equipe efetuou o procedimento de resgate, utilizando as técnicas especializadas necessárias.

Após a ação, o corpo da vítima foi encaminhado aos cuidados das equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital
Continue lendo

Mato Grosso

Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica.

“Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais.

“Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

Veja Mais:  Escola de Governo está com inscrições abertas para capacitação em políticas públicas

Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia: Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

Confira AQUI a relação das escolas contempladas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana