Lucas do Rio Verde
Vacinação contra gripe começa na próxima terça-feira (11)
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início, na próxima terça-feira (11), à campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade decorrente da infecção na população-alvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 30 de maio.
A vacinação contra a gripe permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Na campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina é somente contraindicada para menores de seis meses de idade e para pessoas com histórico de reações alérgicas e anafilaxia grave a doses anteriores.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, reforça sobre a importância da conscientização de cada cidadão em se vacinar para garantir a saúde do coletivo, evitando a circulação do vírus e agravamentos da doença. “A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações causadas pelo vírus, como internações e até a morte. O insumo é seguro e eficaz e não causa gripe. Ele é produzido por vírus inativado, ou seja, contêm somente vírus mortos”, explica.
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e gripe podem ser aplicadas ao mesmo tempo, em adultos e adolescentes acima dos 12 anos. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas.
“Quem faz parte dos grupos prioritários das duas campanhas deve aproveitar a ida ao PSF e se imunizar com as duas vacinas, não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo”, esclarece Cláudia.
A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.
Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.
De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.
Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.
A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.
Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.
Lucas do Rio Verde
Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.
O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.
Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.
No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.
Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.
Entrega dos kits de corrida
Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.
Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.
A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.
No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.
O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.
(Foto: Ascom Prefeitura)
Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.
Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.
O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.
Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/
-
Esportes22/04/2026 - 09:04Expresso das 6 reúne cerca de 80 atletas em treinão no feriado de Tiradentes
-
Rondonópolis20/04/2026 - 20:13Prefeitura de Rondonópolis ratifica dispensa de licitação de R$ 6,1 milhões para manutenção de áreas verdes
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:17Prefeitura de Rondonópolis lança leilão público com imóveis avaliados em mais de R$ 102 milhões
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:30Prefeitura de Rondonópolis autoriza crédito de R$ 23,6 milhões para obras de saneamento via Novo PAC
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:43Prefeitura de Rondonópolis atualiza representantes no Comitê Municipal de Gestão do Fogo
-
Policial22/04/2026 - 09:10Menor sem habilitação é apreendido após fuga e direção perigosa em Rondonópolis
-
Rondonópolis22/04/2026 - 08:42Câmara de Rondonópolis promove ação itinerante na Aldeia Tadarimana
-
Rondonópolis22/04/2026 - 09:58Câmara de Rondonópolis realiza evento em memória dos 30 anos do massacre de Eldorado dos Carajás






