Rondonópolis
vereadores de Rondonópolis aprovaram a abertura CEI para investigar a Santa Casa

Foto- Assessoria
Os vereadores de Rondonópolis aprovaram a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a Santa Casa de Misericórdia durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (6). Essa decisão surgiu em resposta a diversas denúncias e da grave situação financeira da entidade.
O vereador Ibrahim Zaher afirmou que a Casa de Leis vem acompanhando a situação da Santa Casa desde o início do ano e que inclusive já foi feita uma reunião há duas semanas com membros da diretoria para saber qual a real situação. “Tem médicos, fornecedores sem receber desde o mês 6 do ano passado. A Santa Casa passa por uma grande crise financeira e é uma entidade que tem recebido aporte constantemente, através de emendas de parlamentares e recursos que possam suprir essa deficiência financeira”, alegou.
Ibrahim defende que tem questões que precisam ser averiguadas. “Nos últimos dias circularam nas redes sociais diversas denúncias e a Câmara se sente na obrigação de abrir essa CEI para averiguar essas informações. Sabemos que é um hospital importante, referência para mais 600 mil pessoas da região Sul, só que não dá pra investir tanto recurso público e esses problemas financeiros se perpetuarem. Vamos nos aprofundar, buscar ouvir todos os envolvidos para buscar solucionar esses problemas”, justificou Zaher.
Para o presidente da Câmara, Paulo Schuh, essa investigação é fundamental. “A Santa Casa é uma instituição vital para o atendimento médico na região, por isso os vereadores querem entender melhor as questões que têm afetado o funcionamento da instituição”, alegou.
Agora cabe ao presidente da Câmara, Paulo Schuh, indicar os 7 membros que irão compor a CEI. Eles terão 180 dias para fazer a acareação e os levantamentos para poder dar uma resposta a sociedade. “Precisamos buscar esclarecimentos, a Santa Casa acumula uma dívida de R$ 70 milhões. Vamos montar a Comissão e iniciar os trabalhos na próxima semana”, declarou o presidente.

Rondonópolis
Música, dança e muito esporte marcaram o início dos Jogos Escolares 2025

O Ginásio de Esportes Marechal Rondon voltou a ser palco das disputas dos Jogos Escolares de Rondonópolis. O evento da abertura oficial aconteceu neste fim de semana com a presença de diversas delegações de escolas das redes pública e privada do município, familiares dos atletas e também autoridades locais.
Os atletas disputam troféus e medalhas nas modalidades futsal, vôlei, basquete, handball, badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica. As disputas acontecem no Ginásio e na quadra de esportes do bairro Cophalis.
Os Jogos desse ano tiveram a adesão de 32 escolas, que juntas somam 1.300 atletas participando das disputas das modalidades coletivas e individuais. A entrada das delegações de cada colégio inscrito foi o foco principal da abertura do evento, seguidos pela apresentação das bandeiras do município, estado e do Brasil feita pelos alunos da Escola Estadual Militar Tiradentes com execução do Hino Nacional pela Orquestra Sinfônica de Rondonópolis, sob a regência maestro Fábio André.
A cerimônia contou com a participação do paratleta e professor Heitor Wallas que aos 28 anos já conquistou 42 títulos de campeão de futsal para surdos, sendo tricampeão internacional, e também é tricampeão panamericano de futsal. Deteve o título de campeão sul-americano de futebol de campo para surdos. Heitor desfilou pelo ginásio com a tocha e acendeu o pira que marca o início oficial dos jogos.
O prefeito Cláudio Ferreira fez questão de participar da abertura dos jogos e declarou: “Todos nós sabemos dos efeitos positivos de se estimular o esporte, do efeito positivo na educação, do enfrentamento da violência e os jogos são um estímulo para que as crianças se dediquem ainda mais”.
A participação dos pais no evento foi destacada por Cláudio Ferreira que agradeceu a presença deles, ressaltando que as crianças precisam dos pais, das mães, dos responsáveis e a escola também precisa deles que são primordiais para a educação e caráter dos alunos.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, comentou que nunca tinha visto um evento de abertura dos Jogos como esse. “Agora os atletas da nossa cidade vão sentir orgulho de vestir a camisa de Rondonópolis, nós garantindo estrutura para eles levarem o nome da cidade para os quatro cantos do Brasil”, afirmou. Carlos Júnior também citou a importância da presença dos pais e disse que o evento foi realizado no sábado para que os pais pudessem estar presentes e que deseja que os pais participem de todo o processo educativo das crianças.
O presidente da comissão de esportes da Câmara, José Felipe Horta, bem como os vereadores Alikson Reis, Ibrahim Zaher, Kalinka Meireles e Wesley Cláudio também participaram da abertura dos Jogos que contou com as apresentações de danças urbanas da Academia Lider de Artes e de ginástica e acrobacias da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Rondonópolis
Secretário participa de congresso em Campinas e reforça o Programa Capacita

O secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação de Rondonópolis, Luciano Rodrigues, participou no último sábado (22) do 13º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas, realizado em Campinas, São Paulo. O evento, promovido pela renomada empresa CorpoRH, destacou temas atuais e inovadores, como comunicação eficaz, gestão criativa, inteligência artificial aplicada à administração e liderança inspiradora.
Luciano Rodrigues ressaltou a importância do congresso para a modernização da gestão pública. “Participar de eventos dessa magnitude é essencial para aprimorarmos nossas práticas administrativas e implementarmos inovações que beneficiem a população. A experiência e as trocas de conhecimento reforçam nosso compromisso com uma administração mais eficiente e humana”, afirmou o secretário.
Além de sua participação no congresso, a administração de Rondonópolis, liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira, tem investido fortemente na capacitação dos servidores através do Programa Capacita. Na última semana, os pregoeiros do município estiveram no Encontro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu (PR), onde receberam treinamento específico sobre as melhores práticas em licitações e contratos, integrando as ações do plano de governo que visam modernizar e tornar mais transparente os processos administrativos.
A presença de Luciano Rodrigues no evento promovido pela CorpoRH e os investimentos contínuos na capacitação dos servidores evidenciam o compromisso da gestão municipal com a excelência e a inovação na administração pública, fortalecendo os serviços prestados à população de Rondonópolis.
Rondonópolis
Ação do Sanear promove conscientização junto à população local

A população rondonopolitana teve a oportunidade de receber, na manhã deste sábado (22/3), informações sobre a qualidade da água distribuída nos domicílios e sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. A ação foi desenvolvida pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), na Praça dos Carreiros, no Centro, celebrando o Dia Mundial da Água em âmbito local.
O diretor-presidente do Sanear, Victor Yago dos Santos Vitorino, junto de cerca de 40 profissionais, estiveram na praça nesta manhã levando as informações. “A gente está vendo aqui uma receptividade bastante positiva, pois a população está entendendo como é feito o processo de tratamento da nossa água. A ideia do evento é conscientizar a todos sobre esse recurso tão importante na nossa vida”, avaliou.

Uma estrutura com diversas atividades foi montada pelo Sanear para que os interessados pudessem compreender um pouco de como esse recurso é processado na cidade. Um dos atrativos foi justamente uma maquete simulando o processo de tratamento da água captada no Rio Vermelho, que é levada para a Estação de Tratamento de Água, na Avenida Lions, onde é processada para se tornar potável e, em seguida, ser distribuída na rede e nos reservatórios para abastecer os imóveis.
Atualmente 96% da população local é suprida com rede de água tratada. Além do Rio Vermelho, poços artesianos garantem o abastecimento. “A população está vendo aqui a importância do Sanear nesse processo e se conscientizando da necessidade de não desperdiçar esse recurso. Com esse evento, estamos mostrando a qualidade técnica, da mão de obra e do sistema do Sanear para levar essa água tratada até as torneiras das residências”, acrescentou Victor.

As atividades alusivas ao Dia da Água despertaram a atenção de muitas pessoas que passavam pelo local. O pedreiro Lourivaldo do Vale, por exemplo, deu uma parada no evento e aprovou a iniciativa. “A melhor coisa é ter uma entidade como essa que trata a água para nós, fazendo um evento desse para nós conhecermos o processo daquilo que estamos tomando. Isso é muito valioso, eu gostei”, afirmou.
-
Saúde19/03/2025 - 09:29
Quais são as doenças mais comuns no outono?
-
Política MT19/03/2025 - 14:04
Influencer da Direita brinca após avião com Lula arremeter: ‘Só eu que tenho esses pensamentos intrusivos?’
-
Política MT18/03/2025 - 20:58
Rondonópolis| Vereadora emite nota de apoio ao Deputado Eduardo Bolsonaro
-
Esportes19/03/2025 - 12:13
Titular do Primavera, Camargo comemora classificação histórica da equipe para a final do Campeonato Mato-Grossense
-
Esportes19/03/2025 - 19:00
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
Mato Grosso18/03/2025 - 17:30
Governador vistoria obra de mais uma ponte ligando Cuiabá a Várzea Grande
-
Rondonópolis17/03/2025 - 22:34
Rondonópolis| Prefeitura inicia a campanha IPTU Premiado 2025
-
Rondonópolis19/03/2025 - 18:45
Esporte realiza sorteio dos times que se enfrentam nos Jogos Escolares