Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Veto da venda de peixe é derrubado em MT

Publicado

O deputado Thiago Silva explica que pequenos distritos, como é o caso da Boa Vista, na região de Rondonópolis, e até a Baixada Cuiabana, seriam prejudicados.

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi um dos parlamentares que alertaram à Mesa Diretora da Assembleia da necessidade da derrubada do veto do governo do estado à proposta dos deputados Eduardo Botelho, Max Russi e Valdir Barranco,  que amplia para dois anos o prazo para que o pescadores possam vender pescado apenas para os frigoríficos e não da forma direta ao consumidor.

O alerta de Thiago Silva deu resultado e o veto foi colocado em votação e derrubado na sessão ordinária da Assembleia nesta quarta-feira (7).  O parlamentar explicou que a proposta dos deputados era importante para dar condições de trabalho aos pescadores de Mato Grosso. “Está claro que, se o veto fosse mantido, não haveria a mínima condição para o pescador do nosso estado. Recebi ligações do Deni (Adeir Mesquita, líder comunitário), da Boa Vista, e do ex-vereador de Rondonópolis, Fulô, que me explicaram a situação ”, disse o parlamentar.

O deputado explica que distritos pequenos, como é o caso da Boa Vista, na região de Rondonópolis, e até a Baixada Cuiabana, seriam prejudicados. “Somente os grandes investidores em piscicultura conseguiriam vender o peixe e obter lucro, pois têm estrutura para atender os frigoríficos”, lembrou. O chamamento de Thiago Silva teve o apoio da presidenta em exercício da ALMT, Janaina Riva, e dos demais parlamentares que também declararam apoio à derrubada do veto .

Veja Mais:  Dr. João reforça parceria com Flávio de Sá e se compromete a buscar recursos para Nortelândia

Caso o veto não fosse derrubado, os pescadores estariam proibidos de vender peixe sem que o produto passasse por um frigorifico e isso, no momento, acarretaria em um aumento do preço no produto final, praticamente inviabilizando a venda.

Com esse novo prazo, o deputado acredita que os pescadores poderão se organizar em associações e cooperativas, por exemplo, para atender a proposta. “Na verdade, temos que ajudar a diversificar a nossa economia, e a piscicultura já é uma alternativa, porém é preciso buscar soluções para os pequenos terem condições de construir os abatedouros, e gerar emprego e renda”, disse.

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Vereador Nhonho teve aumento de desempenho nas eleições 2020
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Vereador Nhonho teve aumento de desempenho nas eleições 2020

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Novo Fundeb e municipalização do ensino são temas de audiência pública em Alta Floresta

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana