Política MT
Wilson Santos propõe terminal ferroviário em Santo Antônio de Leverger para compensar perdas territoriais

Durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou indicação em favor do município de Santo Antônio de Leverger para que o futuro terminal ferroviário da Baixada Cuiabana seja instalado no território levergense. Ele fez um apelo direto à Mesa Diretora e aos deputados para que firmem um compromisso político em defesa do município que vem acumulando perdas territoriais ao longo das últimas décadas.
“Uma indicação em favor de Santo Antônio de Leverger, que vem sendo mais retalhado do que tabuleiro de pirulito. Que nós possamos firmar um compromisso, para que o terminal ferroviário da Baixada Cuiabana seja instalado no município. Chega de perder tantas áreas! Que possamos fazer um compromisso nesta Casa de Leis e para o próximo governador de Mato Grosso, para juntar todos os esforços e garantir, inclusive, se for possível em lei, que o terminal ferroviário seja construído e implantado neste território”, defendeu o parlamentar.
Wilson relembrou que Santo Antônio de Leverger perdeu, ao longo dos anos, áreas importantes para municípios vizinhos, o que impactou diretamente na arrecadação e no desenvolvimento econômico local. Segundo ele, a cidade perdeu uma área significativa para Juscimeira, onde estão instaladas grandes fazendas produtoras de soja, milho e algodão, o que resultou em menos ICMS para os cofres da prefeitura. Também citou a perda de seis comunidades, entre elas Santo Antônio da Fartura e Córrego do Ouro, além de áreas destinadas a Campo Verde, Barão de Melgaço, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.
O deputado destacou ainda que o distrito de Mimoso – local de nascimento do Marechal Rondon – havia sido retirado do território de Leverger, assim como o Morro de Santo Antônio. Ele lembrou que, graças aos projetos de sua autoria aprovados pela Assembleia Legislativa, essas áreas foram reincorporadas ao município. Em fevereiro deste ano, foram sancionadas as Leis nº 13.227/2026 e nº 13.228/2026, ambas de autoria dele, que reincorporaram áreas territoriais ao município de Santo Antônio de Leverger, devolvendo oficialmente o Morro de Santo Antônio e o distrito de Mimoso ao território levergense. As propostas foram aprovadas por unanimidade e, segundo o parlamentar, corrigem uma distorção histórica, fortalecendo a identidade territorial, cultural e administrativa do município.
Ao defender a instalação do terminal ferroviário em Leverger, Wilson afirmou que a medida representa uma política compensatória diante das perdas acumuladas pelo município. “Quero que esta Casa de Leis faça todos os esforços para que o futuro terminal ferroviário fique neste município. É o mínimo que podemos fazer para compensar essas perdas”, reforçou.
O deputado explica que a inclusão de Santo Antônio de Leverger no traçado da ferrovia em Mato Grosso vai descentralizar investimentos e estimular o desenvolvimento regional. Segundo ele, o município há décadas assiste ao intenso tráfego de carretas que apenas passam pelo território, sem deixar benefícios concretos à população. “É preciso um modelo de desenvolvimento mais justo e equilibrado, especialmente para cidades com mais de 300 anos de história, como Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade e Santo Antônio de Leverger”, justificou.
O parlamentar mantém presença constante em Santo Antônio de Leverger há quase quatro décadas, período em que acompanhou avanços importantes como a chegada da energia elétrica, da internet e da pavimentação, especialmente na zona rural. Defensor de um ICMS mais justo, ele argumenta que é preciso desconcentrar recursos dos grandes centros e valorizar municípios que enfrentam esvaziamento econômico há anos.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.
O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado. O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.
O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.
Política MT
Wilson Santos destaca abertura de Pivetta ao diálogo e construção de soluções para a pesca em MT
Política MT
Cobranças abusivas em contas de água: Irajá cobra solução
-
Policial20/05/2026 - 12:43Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra médico investigado por violência doméstica em Barra do Garças
-
Rondonópolis20/05/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereador pede sinalização para impedir estacionamento irregular de carretas em área da Polícia Ambiental
-
Rondonópolis20/05/2026 - 15:12Rondonópolis|Vereador pede revitalização do Campo Mané Garrincha e academia pública no Itamaraty
-
Rondonópolis20/05/2026 - 13:14Rondonópolis|Valor obtido com multas de radares terá aplicação no trânsito, diz gestão
-
Rondonópolis20/05/2026 - 15:04“Projeto cria campanha ‘Ruas Verde e Amarela’ para incentivar manifestações esportivas em Rondonópolis”
-
Sem categoria20/05/2026 - 14:24Rondonópolis|Avenida João Ponce de Arruda terá interdições durante 20 dias para aplicação de microrrevestimento
-
Esportes21/05/2026 - 12:11União coloca ingressos a R$ 10, convoca torcida para decisão contra o Ceilândia e abre espaço para troca de figurinhas da Copa do Mundo
-
Artigos22/05/2026 - 10:13O infarto pode começar no intestino?








