Lucas do Rio Verde
Abertura do Show Safra 2024 conta com lançamentos e inovação
Iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de março, a programação do Show Safra edição 2024 em Lucas do Rio Verde. O evento, considerado o maior do estado em tecnologia para o campo e, um dos maiores do país, é apoiado pela Prefeitura que esteve presente na abertura oficial da feira.
O prefeito Miguel Vaz, acompanhado de secretários municipais e autoridades locais, recepcionou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e a comitiva do governo, formada por deputados e secretários de Estado.
“Fiz questão de levar o governador até o Projeto Campo Experimental 360, que é uma parceria entre a Fundação Rio Verde de Pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Município de Lucas do Rio Verde, para mostrar o que está se desenvolvendo também na agricultura familiar. Tem tecnologia da agricultura familiar para a agricultura de escala empresarial e também a inovação tecnológica através do Show Safra Connect e dos Hubs de inovação aqui presentes no Show Safra”, disse o prefeito.
Este ano, a maior vitrine de negócios do agro tem como tema “Conectando os Mundos”, e conta com exposição de máquinas agrícolas, lançamento de equipamentos de alta tecnologia e ainda, inovação em pesquisa e fertilizantes. São mais de 475 expositores, com um incremento de 30% no espaço da feira, que movimenta altos valores em negócios fechados.
O residente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, falou sobre a estimativa de movimentação econômica para este ano. “No ano passado nós fechamos quase R$ 9 bilhões e neste ano vai ficar em torno disso. É uma evolução e nós estamos pensando não só em hoje, estamos fazendo uma feira para que fique amanhã e depois, nos próximos anos. Como vocês já viram, com o novo nome, com a nova estrutura, com novas novidades que vamos ter no ano que vem”, adiantou o presidente da Fundação Rio Verde de Pesquisa, Josi Picini.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, visitou standes e projetos antes da abertura oficial do Show Safra e frisou em discurso que Lucas do Rio Verde se destaca no cenário nacional com a feira.
“Show Safra é uma das maiores feiras do Brasil, seguramente a maior de Mato Grosso. Estão de parabéns os organizadores da Fundação Rio Verde de Pesquisa, em nome de seu presidente Joci Piccini. Eu vi aqui uma bela infraestrutura, belíssimos stands, com muita tecnologia, com muita novidade. E tudo isso é importante nesse momento que nós temos algumas dificuldades trazidas pela variação do clima que afetou o Mato Grosso e o Brasil. E é nesse momento que nós temos que mostrar a nossa força, a nossa capacidade, a nossa determinação”, observou Mauro Mendes.
O evento teve início nesta segunda-feira (18), com abertura dos portões às 8h, palestras e lançamentos de novidades voltadas para tecnologia.
Confira a programação de terça-feira (19)
9h – Palestra: Cenário Econômico no Brasil e no Mundo
Impactos sobre o Agro e o mercado de crédito – Marcos Troyjo
10h – Romancini Empreendimentos: Inovação e Tendências no Mercado Imobiliário
– Guilherme Machado
13h30 – TÉCNICA – Manejo de nematoides em sucessão de cultivos
Sistemas de manejos em nematoides de importância econômica em Mato Grosso
– Msc. Maíra Fontanella
Lucas do Rio Verde
Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.
Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.
De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.
Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.
A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.
Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.
Lucas do Rio Verde
Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.
O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.
Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.
No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.
Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.
Entrega dos kits de corrida
Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.
Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.
A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.
No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.
O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.
(Foto: Ascom Prefeitura)
Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.
Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.
O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.
Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:41Prefeitura encaminha projeto para garantir liberdade econômica e reduzir burocracia em Rondonópolis
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:45Prefeitura propõe mudanças na estrutura organizacional e funcional do SAMU em Rondonópolis
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:49Vereadores cobram informações sobre entrega do Residencial Celina Bezerra e déficit habitacional de Rondonópolis
-
Rondonópolis03/06/2026 - 14:25Rondonópolis|Vereadores querem espaço público para prática de grau e competições de som automotivo
-
Rondonópolis03/06/2026 - 14:13Rondonópolis|Vereador propõe Moção de Aplausos ao secretário Reydner Souza por atuação à frente do Esporte e Lazer
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:58Rondonópolis|Vereador requer documentos e prestação de contas completa do Projeto O Mundo do Theo
-
Rondonópolis03/06/2026 - 14:29Vereador propõe substituir rotatória por semáforo na Avenida Bandeirantes, próximo ao Corpo de Bombeiros em Rondonópolis
-
Rondonópolis03/06/2026 - 14:34Rondonópolis|Vereadora cobra recuperação de ponte que liga Jardim Ipiranga III ao Anel Viário






