Rondonópolis
Alunas são vencedoras do 2º Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis

Foto- Assessoria
A Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis realizou, na noite desta terça-feira (07), a premiação dos primeiros colocados da II edição do Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial, que contou com 57 redações avaliadas e é voltado para alunos das escolas públicas Rondonópolis, Pedra Preta e Guiratinga.
Segundo a presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis, Ana Carolina de Oliveira Soares, o projeto se consolida na promoção do diálogo da OAB em parceria com a comunidade estudantil, movimentos sociais e a toda sociedade em prol da pauta de Defesa da Igualdade Racial, criando um espaço de aprendizagens e socialização. “Novamente nós fomos muito bem recebidos pelas unidades de ensino, onde levamos mais uma vez para dentro desta comunidade a discussão a respeito da pluralidade de raças, acessibilidade de raças, inclusive essa foi a abordagem da palestra com a presença do juiz auxiliar do STF, Fábio Esteves, quando falávamos ali sobre a acessibilidade de raças, se ela realmente existe e se ocupamos os espaços na sociedade eles de fato estão respeitando, a pessoa negra, o índio e demais raças. E o que estamos fazendo para garantir, e qual é a nossa voz para que estas pessoas participem destes espaços ao nosso lado”, explicou.
O presidente da Subseção de Rondonópolis da OAB/MT, Bruno de Castro, destacou a importância da OAB Rondonópolis também provocar este tipo de diálogo com a sociedade e principalmente com os jovens e adolescentes. “Mais uma vez a OAB Rondonópolis, cumprindo com uma das suas funções, que é a função social, entra nesta temática que precisa ser discutida diariamente. Estamos na segunda edição, que foi lançada na gestão anterior e mantivemos este compromisso, reforçando que é um assunto que deve ser debatido por todos de forma muito séria, pois ainda visualizamos várias situações discriminatórias”, disse.
A aluna Stephanne Sales Roxo, 14 anos, e cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Emanuel Pinheiro de Rondonópolis, foi uma das participantes do concurso e levou o primeiro lugar em sua categoria, com direito a troféu, medalha, certificado e um tablete. “Eu fiz a minha redação me baseando no que eu vejo nos noticiários, no meu dia a dia e com as orientações da professora Ronita Rios, que trouxe este tema para a sala de aula que que nós pudéssemos debater sobre e também com base no que meus pais me ensinaram desde criança, mostrando a realidade das pessoas e me ensinaram a respeitar a todas independente da cor ou da crença”, explicou.
Na categoria para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais uma aluna foi agraciada com o primeiro lugar dentre as redações avaliadas deste segmento, a jovem Júlia Dias Ayado, 16 anos e representou a Escola Estadual Pindorama de Rondonópolis, e exaltou a oportunidade de debater e pesquisar sobre um assunto tão fundamental para a relação das pessoas atualmente. “Foi uma escolha de um tema bem difícil, pois é um assunto complicado de ser tratado na sociedade, só que recebi muita do meu professor-tutor Jesiel Cardoso, que foi importante no auxílio na escolha das palavras, e como eu tinha já um bom entendimento deste assunto pude desenvolver o texto com uma maior facilidade. E como eu sempre estudei muito redação e com a confiança depositada pelo Jesiel consegui elaborar um texto que foi premiado, onde ao ser convidada para participar não pensei duas vezes e estou muito feliz”, explicou Júlia que foi agraciada com troféu, medalha, certificado e um tablete.
O concurso contou com a participação movimento social e negro e ideia e o compromisso da próxima gestão da Subseção de Rondonópolis é continuar e fomentar ainda mais o concurso, que tem como público alvo os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo EJA, assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa devidamente matriculados na rede pública.
A 2ª edição do Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial teve como participantes as escolas: Escola Estadual Emanuel Pinheiro, Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, Escola Plena Silvestre Jardim e Escola Estadual Pindorama, além de escolas de Guiratinga e Pedra Preta. A ação faz parte do projeto “Pró-igualdade: Direito, Justiça e Sociedade” da 1.ª Subseção de Rondonópolis– OAB/MT.
CATEGORIA I
Medalha de Ouro: Stephanne Sales Roxo
Tutor(a): Ronita Carinhanha Rios
Escola: Escola Estadual Emanuel Pinheiro
Medalha de prata: Guilherme Lugli Dal Agnol
Tutor(a): Eduardo José M. da Silva
Escola Estadual Militar Tiradentes
Major PM Ernestino Veríssimo da Silva
Medalha de bronze: Joana Marieh Nunes Gomes
Tutor(a): Maria José Vilela Rodrigues
Escola Estadual Militar Tiradentes
Major PM Ernestino Veríssimo
CATEGORIA II
Medalha de Ouro: Julia Dias Ayado
Tutor(a): Jesiel Cardoso
Escola: Escola Estadual Plena Pindorama
Medalha de Prata: Júlia R. Lima
Tutor(a): Maria José Vilela Rodrigues
Escola Estadual Militar Tiradentes
Major PM Ernestino Veríssimo da Silva
Medalha de Bronze: Alinne Ferreira Gomes Souza
Tutor(a): Joémerson de Oliveira
Escola Estadual Plena Silvestre Jardim
Rondonópolis
Rondonópolis|Justiça mantém ex-gestora fora do Serv Saúde e rejeita recurso do SISPMUR
Decisão anterior foi mantida e reforça o entendimento de que a escolha da direção do Serv Saúde é atribuição exclusiva do prefeito

Foto- Divulgação
A Justiça de Mato Grosso rejeitou o recurso apresentado no processo que tentava reverter a decisão sobre a direção do Serv Saúde, em Rondonópolis, mantendo o entendimento de que cabe ao prefeito a prerrogativa de nomear e exonerar o cargo.
A tentativa de mudança na decisão foi realizada por meio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que atuou no processo como amicus curiae.
No entanto, o recurso sequer foi conhecido pela Justiça, por falta de legitimidade para recorrer nesse tipo de ação .
Com isso, o Tribunal de Justiça manteve integralmente o entendimento anterior, que declarou inconstitucional o trecho da lei municipal que condicionava a escolha do diretor do Serv Saúde a uma eleição organizada por servidores.
A decisão segue jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece que cargos de direção em autarquias são de livre nomeação pelo chefe do Executivo, sem interferência externa. No próprio processo, fica evidenciado que a exigência de eleição prévia invade a competência administrativa do prefeito e fere o princípio da separação dos poderes .
Mesmo após a decisão favorável ao Executivo, houve tentativa de reverter o resultado, mas a estratégia não avançou no Judiciário.
Na prática, o desfecho consolida a derrota da tentativa de mudança e mantém a validade da decisão já reconhecida pela Justiça.
Rondonópolis
Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
A multinacional consolidará na cidade a maior fábrica de esmagamento de soja do Brasil

Fotos – Vandi Francisco
Prefeito Cláudio Ferreira, em seu gabinete, junto a empresários locais e a representantes da COFCO no Brasil
O município de Rondonópolis segue atraindo grandes investimentos. Nesta terça-feira (14), o prefeito Cláudio Ferreira recebeu a confirmação de que a multinacional COFCO investirá mais de R$ 2 bilhões na ampliação da sua fábrica em Rondonópolis, anexa ao terminal ferroviário. A unidade da empresa vai se tornar o maior complexo de esmagamento de soja do Brasil.
Para tratar desse novo investimento, o prefeito recebeu em seu gabinete o CEO da COFCO Brasil, Luiz Noto, o diretor de operação da empresa em Santos/SP, Sérgio Ferreira, e os representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), a empresária Denise de Freitas (presidente), o empresário Adelino Bissoni (vice-presidente) e a produtora rural Norma Gatto.
Atualmente, a COFCO possui fábrica em Rondonópolis com produção de farelo de soja, óleo de soja e biodiesel. Sua capacidade de esmagamento de soja é de 4.500 toneladas por dia. Com a ampliação, serão aproximadamente 10 mil toneladas por dia, dobrando sua capacidade de produção e gerando mais empregos. A ampliação deve ficar pronta no começo de 2028.
O prefeito Cláudio Ferreira avaliou que o investimento é resultado do novo momento que Rondonópolis vive. “Antes tínhamos um ambiente hostil para os negócios, mas temos trabalhado fortemente para articular com o setor produtivo para trazer essas grandes empresas para Rondonópolis, principalmente na área da agroindústria, pois é importante não só produzir matéria-prima, mas também processar essa matéria-prima aqui”, afirmou.
O gestor ressaltou ainda que a instalação de grandes empresas, como a COFCO, proporciona vários desdobramentos importantes para a cidade de Rondonópolis, como a geração de emprego, a criação de outras empresas prestadoras de serviços, o aumento da receita do Município, bem como o fortalecimento da economia. “Estou muito feliz, por isso quero agradecer a Deus, à minha equipe e aos vários empresários que têm contribuído conosco, a exemplo do Odílio Balbinotti”, repassou.
A ampliação da fábrica da COFCO em Rondonópolis foi enaltecida pela classe empresarial da cidade. A presidente da ACIR, Denise de Freitas, destacou o papel do poder público nesse processo. “O prefeito Cláudio Ferreira tem feito uma gestão transparente, criando uma conexão entre o setor público e o setor produtivo. A gente vê com muito bons olhos essa conexão, onde realmente tudo é para a cidade, porque nós amamos Rondonópolis”, afirmou.
O empresário Adelino Bissoni também parabenizou o prefeito e a empresa pelo investimento em Rondonópolis. “Para nós, é muito importante essa duplicação da planta da COFCO em Rondonópolis, porque vai atender o estado inteiro, não só com transporte mas com aquisição de grãos, além de gerar emprego. Vai ser uma obra que vai ficar pronta no começo de 2028 e Rondonópolis só ganha com isso”, disse.
A produtora Norma Gatto, com 47 anos de Rondonópolis, reforçou que fica muito feliz com esse anúncio, porque acredita muito na cidade e no seu potencial. “Esse grande investimento só faz com que a gente cresça ainda mais e mostre o nosso valor. Eu admiro muito o Cláudio, sei que ele tem um trabalho imenso, enfrenta muitos problemas e que está dando o seu melhor, se esforçando muito e a gente fica feliz de ver as coisas acontecerem”, repassou.
Em um ano e quatro meses de gestão, esse é o segundo grande investimento anunciado para Rondonópolis. No fim de 2025, a Inpasa confirmou um investimento de R$ 2,77 bilhões em uma usina de etanol de milho na cidade, totalizando R$ 4,7 bilhões se somado com o da COFCO. O prefeito acredita que vai fechar esse mandato com um investimento privado na cidade maior do que todo aquele efetivado nos últimos 20 anos.
Rondonópolis
Rondonópolis|Secretaria de Educação instaura sindicância para apurar irregularidade patrimonial em escola municipal

Foto – Ednilson Aguiar
A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, instaurou sindicância administrativa para apurar possível irregularidade patrimonial envolvendo bens públicos em uma unidade escolar do município.
A medida foi oficializada por meio da Portaria Interna nº 165/2026, publicada no Diário Oficial do Município. A investigação tem como base fatos relatados pela direção da Escola Municipal de Educação Básica em Tempo Integral Professora Virgilina de Melo Ferreira, além de registro de ocorrência junto à Polícia Judiciária Civil.
Uma comissão foi designada para conduzir os trabalhos de apuração, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do caso, identificar eventuais responsáveis e mensurar possíveis prejuízos ao erário.
De acordo com a portaria, a comissão terá prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado por igual período. O processo seguirá os princípios do contraditório e da ampla defesa, conforme previsto na legislação vigente.
Durante a apuração, poderão ser realizadas oitivas, coleta de documentos, perícias e demais diligências necessárias para o esclarecimento dos fatos.
-
Nacional09/04/2026 - 14:00Comissão de Constituição e Justiça aprova aumento de penas para crimes de facções
-
Policial09/04/2026 - 13:00Polícia Civil cumpre oito mandados de busca e quatro pessoas acabam presas em Querência
-
Política MT09/04/2026 - 13:30Várzea Grande recebe unidade de saúde reformada para o Capão Grande
-
Sinop09/04/2026 - 14:00Prefeitura de Sinop realiza trilha pedagógica no Parque Florestal com professores da rede municipal
-
Sinop09/04/2026 - 14:00Prefeitura de Sinop cria sistema digital para gestão e transparência nos repasses de recursos a entidades beneficentes
-
Nacional09/04/2026 - 14:30Comissão aprova criação de selo para empresas que apoiam mães atípicas
-
Policial09/04/2026 - 13:00Advogado indiciado pela Polícia Civil é condenado a pena de mais de 26 anos de reclusão
-
Nacional09/04/2026 - 13:30Comissão aprova criação do Disque Parente para denunciar violência contra indígenas





