Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

BALANÇO- IPDU contribui com projetos de prestação dos serviços que beneficiam a população cuiabana

Publicado

A fim de garantir ações alinhadas ao Plano Diretor, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), órgão da Secretaria Municipal de Planejamento, vem norteando o desenvolvimento urbanístico e sustentável de Cuiabá. Desde a recriação da unidade, por meio da lei complementar nº. 359, de 05 de dezembro de 2014, a mesma tem ocupado importante papel na elaboração projetos voltados a expansão do Município.

Assim, o principal intuito do IPDU é o aprimoramento da prestação dos serviços para o benefício maior da população de Cuiabá. Por se tratar de um órgão considerado estratégico pela sua competência definida em lei e pela sua função técnica administrativa dentro da gestão, o IPDU possui a principal função consultiva de assessoramento as secretarias municipais, sendo a fiscal da correta execução do planejamento urbano e da implantação do Plano Diretor Municipal.

As principais ações previstas para 2019 foram a desburocratização dos processos administrativos, a conscientização ambiental, o incentivo para a criação de empregos verdes bem como o desenvolvimento econômico do município através de políticas inovadoras de gestão e planejamento urbano.

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS-
Com base no levantamento apresentado pela Diretoria de Projetos Especiais, no ano de 2019, mais de 50 importantes projetos foram finalizados, sendo que alguns já foram entregues a população amplamente reformados e revitalizados, outros em execução e os demais em fase de licitação ou na fase inicial de elaboração.

Veja Mais:  Palestra sobre prevenção ao suicídio abre trabalhos do “Projeto Acolher”

Dentre eles podemos exemplificar alguns como: reformas de praças, centros comunitários, adequação do Centro Histórico, revitalizações dos principais canteiros da cidade e monumentos, estudos preliminares de viadutos, contornos, elaboração do projeto estrutural do estádio Dutrinha, Praça do Cai Cai, além da execução do projeto do layout do HMC e do monumento mãos HMC, entre outros.  

DIRETORIA DO PLANO DIRETOR-
Já em relação a Diretoria de Plano Diretor , a atuação se baseia no assessoramento à Procuradoria Geral do Município (PGM) sobre a regulamentação de decretos referentes a leis urbanísticas do município; Cedência para uso público do Campo do Bode junto a Família proprietária da área e o regramento urbanístico e fiscal; Estudos viários de rotas alternativas e de desvios de tráfego para as obras estruturantes dos 300 anos e minuta dos Decretos de interesse público destas novas ligações viárias; Padronização de Calçadas no Centro Histórico e entorno; Estudos para PPP’s; Reuniões internas com todas as secretarias para coleta de informações e compilação dos dados para o início da etapa de discussões públicas sobre a Revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Organização e realização de 42 audiências públicas na sede do município e outras 4 audiências nos Distritos para a fase de diagnóstico de revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Revisão em andamento dos limites de Bairro e novo Abairramento de Cuiabá; Coleta dos Dados para a reedição do Perfil Sócio Econômico; Assessoramento a Secretaria de Gestão no Processo licitatório para a contratação de empresa para a revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Atenção aos procedimentos e processos administrativos através da análise de mais de 400 (quatrocentos atendimentos) e emissão de 248 (duzentos e quarenta e oito) pareces técnicos;

Veja Mais:  Passarela de madeira do Parque Flor do Ypê é interditada por falta de segurança

DIRETORIA DE PROJETOS-
Na Diretoria de Projetos o assessoramento referente aos projetos já elaborados ou em elaboração pelo IPDU, além dos projetos vinculados as comemorações do aniversário de 300 anos de Cuiabá, foi feito o planejamento urbanístico legal e de projetos pensados para os próximos vinte anos. Além deste assessoramento, será concluído o projeto do Parque do Morro da Luz, o assessoramento no concurso público de projetos para o Mercado Miguel Sutil e o Estádio Municipal Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), bem como a elaboração de estudos geométricos de novas vias e projetos de melhorias urbanísticas para a área central.

DESAFIOS 2020- O grande desafio para o ano de 2020 volta-se a diretoria de Plano Diretor, que possui em suas metas, a conclusão da Revisão do Plano Diretor municipal ainda no primeiro semestre de 2020, a reedição do Perfil Socioeconômico de Cuiabá e a revisão da Lei de abairramento de Cuiabá. Além de fazer o assessoramento a todas as secretarias, em especial a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico na emissão de pareceres e análises de processos diversos em trâmite na administração pública municipal.

“No intuito de aprimorarmos a prestação dos serviços para o maior benefício da população, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, as ações previstas para 2020 continuam sendo a desburocratização dos processos administrativos, a conscientização ambiental, bem como o desenvolvimento econômico do município por meio de políticas públicas inovadoras de gestão e planejamento urbano. Para o próximo ano  iremos dar continuidade ao assessoramento referente aos projetos já elaborados pelo IPDU em processo de licitação e/ou de execução”, declarou o superintendente do IPDU, Márcio Puga.

Veja Mais:  Débora Marques Villar

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura dá início à segunda rodada da Coleta de Resíduos Sólidos

Publicado

Participação da comunidade é fundamental para prevenir focos de dengue

Atenção! Fez a faxina no quintal? Trocou a geladeira? Vai dar fim ao sofá em que o cachorro fez xixi e não tem mais salvação? Pois é! Saiba que cada resíduo tem um destino específico. Para recolher móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de jardinagem, e demais “cacarecos sem serventia alguma”, a Prefeitura disponibiliza a coleta de resíduos sólidos volumosos.

De janeiro até agora, as equipes já percorreram todos os oito setores, garantindo o destino adequado aos inservíveis e restos de jardinagem.

Na próxima semana, de 13 a 17 de abril, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) cortam estrada para fazer a coleta nos distritos de Caravágio e Primavera. “Já peço aos moradores dos dois distritos que disponham os resíduos para coleta nas calçadas, de forma a não atrapalhar o trânsito de pedestres”, solicita o titular da pasta, Milton Geller, reforçando que a participação de todos é fundamental neste processo e que dispor os resíduos fora do período correto pode gerar multa.

A partir do dia 22 de abril, as equipes da Sintra dão início à segunda rodada da coleta de volumosos, pelo Setor 1. O calendário pode ser conferido aqui.

“Mais que organização e beleza, a limpeza urbana é uma questão de saúde pública – e manter quintais livres de objetos que possam acumular qualquer quantidade de água é a forma mais eficaz de combatermos doenças como a dengue, por exemplo”, complementa o gestor.

Veja Mais:  Prefeitura realiza sorteio de 69 unidades do Nico Baracat I

Para seguir reduzindo a geração de resíduos, a Administração Municipal optou por continuar com o calendário de coleta de resíduos volumosos somente na versão digital, disponível no site da Prefeitura.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Veja Mais:  Palestra sobre prevenção ao suicídio abre trabalhos do “Projeto Acolher”

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso realiza V Fórum Municipal de Cultura e Feira do Livro com presença do poeta Bráulio Bessa

Publicado

Evento acontece de 16 a 18 de abril com programação cultural diversificada e eleição do Conselho Municipal de Cultura

Sorriso promove, entre os dias 16 e 18 de abril, o V Fórum Municipal de Cultura e a Feira Municipal do Livro 2026. O evento será realizado na Praça da Juventude e reunirá artistas, escritores, produtores culturais e a comunidade em geral em uma programação voltada ao fortalecimento da cultura local.

Um dos grandes destaques desta edição é a presença do poeta Bráulio Bessa, conhecido nacionalmente por sua atuação na valorização da literatura popular nordestina e por suas participações em programas de televisão. Com linguagem simples e forte apelo emocional, Bessa se tornou referência na poesia contemporânea, aproximando o público da leitura e da cultura. Ele ministrará palestra na noite de abertura e também participará de atividades com escritores locais.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Marisa Neto, o evento é um espaço de construção de políticas culturais, diálogo e planejamento. “O Fórum é um momento fundamental de escuta, diálogo e planejamento das políticas culturais do nosso município. É essencial que a população e os produtores culturais participem, contribuindo com ideias”, disse.

Ainda, durante o evento, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Sorriso.

Confira a programação oficial:

16 de abril (quinta-feira – noturno)

  • 18h30 – Credenciamento
  • 18h45 – Abertura oficial com autoridades
  • 19h00 – Apresentação cultural – Orquestra Municipal
  • 19h15 – Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura (Marisa Neto e Francisco Guimarães)
  • 19h40 – Fala de representantes da Secretaria Estadual de Cultura
  • 20h00 – Coffee break
  • 20h20 – Apresentação cultural
  • 20h30 – Palestra com o poeta Bráulio Bessa
  • 22h00 – Encerramento
Veja Mais:  Palestra sobre prevenção ao suicídio abre trabalhos do “Projeto Acolher”

17 de abril (sexta-feira – matutino)

  • 08h00 – Abertura da Feira do Livro com autoridades e presença de Bráulio Bessa
  • 08h15 – Apresentação cultural – Trupe Trikelê
  • 08h30 – Visita aos estandes
  • 09h00 – Divulgação dos selecionados do Concurso de Poesias e declamações
  • 09h30 – Roda de conversa com escritores locais e Bráulio Bessa (Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato)
  • 09h30 – Apresentações culturais
  • 11h00 – Encerramento

17 de abril (sexta-feira – vespertino)

  • 13h30 – Abertura da Feira do Livro
  • 13h45 – Apresentação cultural – Trupe Trikelê
  • 14h00 – Visita aos estandes
  • 14h30 – Divulgação do Concurso de Poesias com declamações
  • 15h30 – Apresentações culturais
  • 17h00 – Encerramento

17 de abril (sexta-feira – noturno)

  • Sessão Solene da Câmara de Vereadores
  • 19h00 – Abertura das homenagens aos autores e escritores do município
  • 19h30 – Apresentação cultural
  • 19h45 – Lançamento de livro
  • 21h00 – Entrega de honrarias
  • 21h30 – Autógrafos e fotos
  • 22h00 – Encerramento

18 de abril (sábado – matutino)

  • 08h30 – Abertura com o projeto “Sebo Literário”
  • 08h45 – Apresentação cultural
  • 09h00 – Visita, compra, troca e doação de livros
  • 10h30 – Encerramento

18 de abril (sábado – vespertino)

  • 15h00 – Homenagens ao Dia Nacional do Livro Infantil e à Biblioteca Monteiro Lobato
  • 15h15 – Apresentação cultural e corte do bolo
  • 16h00 – Show com a cantora infantil Italy e banda
  • 18h00 – Eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura
  • 19h00 – Encerramento do Fórum e da Feira do Livro
Veja Mais:  Passarela de madeira do Parque Flor do Ypê é interditada por falta de segurança

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Projeto leva saúde bucal para crianças na primeira infância

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana