Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Bombeiros militares localizam corpo de homem que se afogou em represa de fazenda

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou nesta segunda-feira (2.2) o corpo de um homem de 46 anos que se afogou em uma represa em uma fazenda localizada em São José do Xingu (952 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada após a informação de que a vítima havia submergido no local no final da tarde de domingo (1º). Segundo relatos de testemunhas, o homem havia ingerido bebida alcoólica e, ao tentar nadar na represa, afundou e não retornou à superfície.

Ao chegar ao local, os bombeiros militares realizaram o levantamento inicial de informações junto às pessoas que presenciaram o ocorrido, identificando o ponto aproximado onde a vítima havia sido vista pela última vez.

Após a avaliação da área, a equipe iniciou as buscas subaquáticas com o uso de equipamento autônomo de mergulho. Durante a operação, o corpo da vítima foi localizado a aproximadamente seis metros de profundidade.

Após a localização, o corpo foi retirado da água e deixado sob responsabilidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que foi acionada para a realização dos procedimentos cabíveis. A Polícia Militar também acompanhou a ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo de MT entrega caminhões pipa da Defesa Civil nesta quarta-feira (9)

Mato Grosso

Nova sede do Corpo de Bombeiros vai garantir maior integração e agilidade nos atendimentos

Publicado

A nova sede do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em Cuiabá, terá investimento total de R$ 60,8 milhões e prazo de execução estimado em 24 meses, sendo a primeira sede própria da corporação em seus 61 anos de atuação no Estado. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada na tarde desta segunda-feira (02.02) pelo governador Mauro Mendes.

A obra será executada pela empresa Salver Construtora e Incorporadora Ltda. e o novo comando-geral será construído na Rua A, Setor D, no Centro Político Administrativo (CPA). A localização estratégica tem como objetivo fortalecer a integração do CBMMT com outros órgãos governamentais, ampliar a capacidade operacional da corporação, oferecendo um ambiente moderno, funcional e adequado às demandas do serviço. Além disso, também permitirá maior agilidade e prontidão no atendimento à região do Grande CPA.

Leia mais – Governador assina ordem de serviço para nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de MT

Para o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flavio Glêdson Vieira Bezerra, esse investimento na nova sede é estratégico, pois contribui para a consolidação do patrimônio público, reduz custos futuros com manutenção e oferece melhores condições de trabalho aos profissionais da corporação.

O novo Quartel do Comando-Geral contará com um complexo com área construída de 10.442,39 metros quadrados, que inclui prédio administrativo de três pavimentos, posto avançado de atendimento operacional, palanque, arquibancada, guarita, subestação, casa de bombas, heliponto, estacionamento em subsolo e térreo, além de projeto paisagístico.

Veja Mais:  Governo de MT vai pagar carteira de motorista para pessoas de baixa renda

“O Corpo de Bombeiros Militar nunca teve uma sede própria do comando-geral. São 61 anos de instituição e foi necessário que este governo olhasse com atenção para a corporação e realizasse um investimento robusto como esse. Para nós, isso muda tudo: todas as diretorias estarão reunidas em um único prédio; teremos auditório, sala de situação e todo o sistema de monitoramento via satélite concentrado no local, além de um heliponto, em uma área estratégica, próxima ao Centro Político Administrativo. Será um ambiente adequado para o trabalho”, ressaltou o coronel.

Ainda de acordo com o comandante, o projeto de construção do novo Quartel do Comando-Geral representa a concretização de um antigo anseio da corporação, que atualmente funciona em um prédio adaptado de uma antiga escola estadual, localizado no bairro Centro-Sul, em Cuiabá.

Segundo ele, a estrutura existente foi projetada originalmente para outra finalidade, o que obriga a corporação a adaptar suas atividades operacionais e administrativas. Além disso, o edifício não comporta todas as diretorias que integram o quadro administrativo da instituição, como a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a Diretoria de Administração Institucional.

Com a nova sede, a corporação passa a ter um ambiente moderno, funcional e alinhado às necessidades operacionais do CBMMT. “Uma sede própria do Quartel do Comando-Geral é, sem dúvida, a realização de um sonho para todos os oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso”, reforçou o comandante. A previsão é de que as obras iniciem já nas próximas semanas.

Veja Mais:  Queijos mato-grossenses premiados estão entre produtos da agricultura familiar disponíveis na FIT Pantanal

Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras, o governador Mauro Mendes destacou que, apesar dos relevantes serviços prestados ao longo de mais de seis décadas, o Corpo de Bombeiros Militar ainda não contava com uma sede própria, funcionando de forma descentralizada, o que impactava a logística operacional. Situação que muda com o robusto investimento feito pelo governo.

“Nesse programa que o Governo de Mato Grosso desenvolve atualmente, voltado à melhoria da eficiência da administração pública, também está incluída a valorização das condições de trabalho de todos os nossos servidores. Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros Militar vai ganhar uma nova sede, e tenho certeza de que isso contribuirá para aprimorar ainda mais o excelente serviço que eles prestam em todos os municípios, na capital e em todas as unidades onde estão presentes no Estado de Mato Grosso, salvando vidas e protegendo patrimônios”, destacou o governador.

Participaram da assinatura da ordem de serviço, o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, o comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do estado-maior-geral, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, além do diretor de Administração Institucional do CBMMT, coronel BM Marco Aurélio Aires da Silva, e do Diretor de Saúde do CBMMT, coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira.

Estiveram presentes ainda as secretarias-adjuntas de Cidades e de Adjunta de Administração Sistêmica, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani e Fernanda Moreira, respectivamente.

Veja Mais:  Governo deposita prêmios de entidades filantrópicas indicadas por ganhadores

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros captura porco-espinho em perímetro urbano de Alto Araguaia

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capturou, nesta segunda-feira (2.2), um porco-espinho que estava em uma região central do município de Alto Araguaia (423 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) foi acionada por moradores, que relataram a presença do animal em perímetro urbano.

Ao chegar ao local, os bombeiros militares realizaram a avaliação da situação e efetuaram a captura do animal de forma segura, utilizando técnicas e equipamentos adequados para o manejo de fauna silvestre.

Durante a avaliação, foi constatado que o animal não apresentava ferimentos ou lesões aparentes. Após a captura, ele foi devidamente acondicionado e encaminhado para soltura em local apropriado, afastado da área urbana e compatível com seu habitat natural.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em ocorrências envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o telefone 193 para solicitar apoio. Em nenhuma hipótese o cidadão deve tentar capturar o animal por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes.

Os porcos-espinhos são mamíferos roedores de hábitos terrestres, com o corpo recoberto por pelos modificados, conhecidos popularmente como espinhos. Essas estruturas funcionam como mecanismo de defesa contra predadores e podem penetrar facilmente na pele ao contato.

A alimentação da espécie é composta principalmente por material vegetal, como folhas, caules, raízes, sementes, flores e frutos. Algumas espécies também podem se alimentar de pequenos insetos e répteis.

Veja Mais:  Secretaria de Saúde cria grupo para acelerar execução de emendas parlamentares


A foto é ilustrativa. Não representa a ocorrência. – CBMMT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema e TCE registram mais de mil inscritos em curso de licenciamento ambiental

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciaram nesta segunda-feira (2.2) o curso “Fundamentos e Práticas do Licenciamento e da Gestão Ambiental” com 1.416 pessoas inscritas nas modalidades presencial e online. A capacitação se estenderá até sexta-feira (6), das 7h30 às 11h30, na Escola Superior de Contas.

Interessados em participar do curso de forma online poderão se inscrever aqui até no máximo 10h de terça-feira. O objetivo do curso é capacitar servidores e gestores ambientais para conhecimento técnico e legal de processos de licenciamento ambiental.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Lilian Ferreira dos Santos, destacou os avanços obtidos na gestão do licenciamento ambiental em Mato Grosso.

“Hoje nós temos um licenciamento ambiental que saiu de mais de 200 dias no início da gestão para um média de 39 dias em dezembro para conclusão das análises. Das 16 coordenadorias existentes na Superintendência de Licenciamento Ambiental, 14 delas fecharam o ano com 100% dos processos licenciados dentro do prazo legal”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, ressaltou a importância da temática para legalização e fortalecimento da produção nos municípios. “Ao investir em capacitação, contribuímos para decisões mais seguras, eficientes e alinhadas ao desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou o presidente.

Veja Mais:  "Investimentos do Governo têm impulsionado o desenvolvimento de Campo Verde", afirma prefeito

De acordo com o conteúdo programático, o curso abordará questões relacionadas à legislação, análise de processos, sustentabilidade, políticas públicas de licenciamento, tipos de licença para empreendimentos, entre outros tópicos. A metodologia utilizada inclui aulas expositivas dialogadas, análise de casos reais, discussão de processos administrativos, interpretação normativa e exercícios práticos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana