Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Campeonato Brasileiro de Boxe é esperança profissional para jovens atletas

Publicado

 

Kaian Reis sonhou com esse dia desde pequeno. Atleta desde os 12, ele se espelha no astro cubano Guillermo Rigondeaux. Seus golpes certeiros, que o levarão ao lugar mais alto no pódio, são reflexos de uma superação meteórica. Um ano e oito quilos a mais o separam de 2017, período em que foi vice-campeão no mesmo Campeonato Brasileiro. Mais velho, experiente e bem treinado, o jovem de 16 anos saltou de 52 kg para 60 kg, subiu de categoria e pôs seus pés nos estrados que marcam o primeiro lugar, na tarde deste sábado (11), na final da famigerada competição. O baiano, original de Camaçari, começa uma nova etapa em sua vida, estando na mira dos olheiros da Seleção Brasileira e a um passo de conquistar o tão almejado benefício da Bolsa Atleta.

“Hoje o que fica é a sensação de dever cumprido, a certeza de que consegui superar minhas próprias expectativas e meus limites. E essa vitória tem um gosto muito especial, pois me coloca ainda mais perto da Seleção Brasileira, onde terei a oportunidade de participar de competições de renome ainda maior, até mesmo fora do país. Ser um boxeador é um sonho grandioso, que tem me acompanhado desde os 12 anos e é isso que eu quero ser para o resto da vida. E como todo lutador profissional, disputar os Jogos Olímpicos é onde eu realmente anseio chegar. E se tiver o apoio da Bolsa Atleta, estarei cada vez mais próximo da realidade de viver unicamente do esporte”, compartilhou o sorridente Kaian.

Veja Mais:  Parceria entre Prefeitura, Estado e agências resulta em fechamento de negócios na ABAV

Ter o esporte como muito mais que um estilo de vida, mas sim uma fonte de renda constante, não é uma possibilidade inviável. Mesmo com todos os entraves que a prática profissional possa envolver no Brasil, o cenário tem ganhado novas formas, redefinindo a vida de muitos jovens que sonham com essa alternativa de vida. Para o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado estrategicamente nesse sentido, a fim de mudar o conceito de que o desporto não é uma opção de profissão. Incentivado desde a reinstalação do programa Bom de Bola, Bom de Escola, o município tem fomentado a realização de eventos que englobem as mais diversas modalidades esportivas, a fim de despertar tanto na população, como nas principais instituições nacionais vinculadas ao setor, uma nova perspectiva – mais madura e incentivadora da prática.

“O Campeonato Brasileiro de Boxe é um dos maiores eventos do país e esta já é a terceira edição que Cuiabá sedia. Esse investimento permanece como uma constante do poder público, que enxerga a prática esportiva como muito mais que uma oportunidade de despertar o interesse popular das comunidades, mas sim um mecanismo impulsionador do investimento do esporte na Capital. Sei que temos talentos escondidos que muitas vezes não encontram o incentivo e as condições necessárias para dedicar-se à modalidade que amam e o prefeito Emanuel Pinheiro quer inverter essa realidade. Começando na educação básica, o desporto já está sendo visto como não apenas um tipo de lazer despretensioso, mas sim como uma alternativa de um futuro promissor”, refletiu.

Veja Mais:  Tire suas dúvidas sobre a regulamentação dos aplicativos de transporte

Futuro promissor é o que não faltou no campeonato. Entre disputas diversas, o evento – dividido em três classes: cadete (16-17), juvenil (17-18) e elite (19-40) – reuniu 186 atletas de 21 estados, que lutaram entre os dias 05 e 11 de agosto pelo título de campeão brasileiro. A fase final foi acirrada, reduzindo o grande número de esportistas a um nicho bem menor. E todos eles foram acompanhados de perto por Amonio Silva, técnico da Seleção Brasileira de Boxe. Com seus olhos atentos, movimentos sorrateiros como socos de direita, ganchos, uppers, clinches e esquivas não passaram despercebidamente de sua atenção, que monitorava os dons dos atletas e sua possibilidade de ingressar ao seleto grupo da aristocracia da modalidade. Para o olheiro, o primeiro passo é sair vitorioso aqui, na etapa nacional.

“Estamos sempre em busca de novos atletas e ano passado o Brasileiro nos rendeu três boxeadores que foram separados para a seleção e chegaram a disputar o Campeonato Continental, nos Estados Unidos, obtendo uma ótima classificação. E para ter uma chance no time – atualmente composto por 22 esportistas, é preciso começar aqui. Temos muitos talentos novos e meu papel, enquanto treinador e olheiro, é sinalizar esses lutadores e dar sequência em sua preparação, que já fora consolidada nas categorias de base. Na equipe que representa o país, esses jovens são lapidados para que possam encarar novos desafios para além das fronteiras nacionais. Isso permite que eles alcancem o grande sonho, de mostrar todo seu potencial e habilidades nos Jogos Olímpicos”, compartilhou.

Veja Mais:  Prefeito recebe design de moeda comemorativa dos 300 anos; projeto concorre a prêmio da Casa da Moeda

Sobre viver do esporte, Amonio encorajou pais e mestres a incentivarem o sonho em seus filhos e alunos. “Os desafios são reais, mas não é um objetivo inalcançável. Temos na Seleção Brasileira muitos boxeadores que vivem da modalidade e levam suas vidas pelo que o boxe conseguiu lhes proporcionar economicamente. Muitos sustentam famílias inteiras, dando suporte para os pais e demais parentes. A premissa de que seguir uma carreira esportiva é inviável não é verdade. O sonho é genuinamente real”, ponderou.

Compromisso

A realização do Campeonato Brasileiro de Boxe só foi possível com o amparo institucional da Prefeitura de Cuiabá, que dedicou seus esforços para garantir que as questões fundamentais fossem asseguradas para a Confederação Brasileira de Boxe. Arcando com os custos estruturais do evento, o município também confeccionou as 83 medalhas entregues, além dos 18 troféus. Para o presidente da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião Borges, o apoio do poder público é a certeza de que novas iniciativas vinculadas ao esporte acontecerão nos diversos centros esportivos espalhados pela Capital.

“Se não fosse a Prefeitura, nada disso seria possível. A viabilidade do campeonato foi garantida por conta de toda essa logística planejada pelo município. Ao ceder o Ginásio da Lixeira e oferecer a estrutura necessária, tivemos a segurança de que mais uma vez Cuiabá seria a casa ideal para o boxe e a receptividade do público e facilidades oferecidas fortalecem isso. Estamos contentes por mais um ano, certos de que em breve voltaremos, graças ao apoio do poder municipal”, concluiu Borges.

Comentários Facebook

Sorriso

Rede de energia continuará a ser limpa e ligações irregulares serão retiradas

Publicado

Coordenador do NIF detalha ao promotor Márcio Florestan os próximos passos da operação Cacicus

O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto reuniu-se, na tarde de ontem (quinta-feira, 12 de junho), com o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas. Em pauta, a continuidade da Operação Cacicus.

“A participação do Ministério Público do Estado (MPE) é fundamental neste trabalho, à medida que o promotor acompanhou todo processo administrativo, e tem trabalhado arduamente contra as várias irregularidades registradas na utilização irrestrita e clandestina, no uso mútuo dos provedores de telecomunicação, com a rede de distribuição da concessionária Energisa”, destaca Gabriel, acrescentando que a nova etapa fixa um cronograma para os próximos seis meses, quando deve ser regularizar toda esta situação do Município. “Sem a participação do MPE desde o princípio, nenhuma atividade teria sido possível”.

Sobre a Cacicus

Além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, por meio da operação Cacicus, a concessionária também avançou para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.

O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo NIF e também pelo Procon, e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.

Veja Mais:  Unidades de Saúde funcionam normalmente e a maioria da educação adere ao movimento nacional em Cuiabá

Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular.

Caso algum cliente fique sem o serviço de internet por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, deve procurar o Procon, visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo.

Como acionar o Procon?

Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores.

Para acionar o NIF?

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Veja Mais:  Parceria entre Prefeitura, Estado e agências resulta em fechamento de negócios na ABAV

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeita Flávia Moretti visita 1° Festival de Flores e Plantas de Várzea Grande  

Publicado

“O Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana”, afirmou a prefeita. Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito e amanhã uma suculenta feijoada

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou, na noite de ontem (12), o 1° Festival de Flores e Plantas. Moretti visitou e conversou com os produtores que estão expondo orquídeas, rosas, plantas variadas, ente outros.

Promovido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Pequena Propriedade de Mato Grosso, o Festival está sendo realizado na Praça do Ipase, ao lado da UPA-Ipase, na Avenida Presidente Arthur Bernardes, com visitação das 8h às 20h nesta sexta-feira e sábado, e, no domingo (15), das 8h às 12h.

Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito de almoço, a amanhã – sábado, 14 – será a vez da feijoada no cardápio do almoço.

“Falamos com os produtores sobre o trabalho da gestão em apoio aos produtores do nosso Município. Estamos abrindo as portas da Prefeitura para eles, assim gerando mais emprego e renda aos munícipes e valorizando os nossos pequenos produtores de Várzea Grande”, disse Moretti. Ainda conforme a prefeita, o Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana. “Vale à pena conferir essa variedade de cores, espécies e preços. Estamos realizando um evento inédito que merece ser visitado”.

Veja Mais:  Confira o que abre e fecha no feriado nacional do dia do Trabalhador

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo da Costa Amorim, destaca que Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas de Mato Grosso. “Estamos falando de geração de renda, fortalecimento do pequeno produtor e valorização da nossa vocação agrícola. Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas em viveiros de Mato Grosso, e o festival é mais uma vitrine desse potencial”, afirma Ricardo.

Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira FAM (Feira da Família), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

NOTA DE PESAR

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte Lazer (Smecel), lamenta o falecimento da recém-nascida Aurora Almeida Prado, de apenas 3 meses, filha da servidora do Município, Ana Flavia Prado Almeida, ocorrido na noite de ontem (12), em um acidente automobilístico na rodovia que liga os municípios de Várzea Grande a Nossa Senhora do Livramento.

Em nome da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Smecel, solidarizamos com sentimento de pesar com todos os familiares da servidora Ana Flavia Prado Almeida, nesse momento doloroso.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Confira o que abre e fecha no feriado nacional do dia do Trabalhador
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana