Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana com o apoio do Governo de MT

Publicado

Variadas competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A lista inclui campeonatos de Beach Tennis, atletismo, voleibol, corrida em trilha, kart, badminton e triathlon.

“Essa agenda repleta de eventos esportivos é mais um exemplo do comprometimento do Governo de Mato Grosso com o apoio à prática esportiva no Estado. Para nós da Secel, é uma satisfação fomentar o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, trazendo oportunidades aos atletas desde a base, além do lazer à população e ainda contribuir com a economia dos municípios que sediam esses eventos”, destaca o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, David Moura.

O maior evento mundial de Beach Tennis, o World Tour BT 400, está sendo sediado na Arena Beach Peak, em Cuiabá. De quinta a sábado (13 a 15.3), a partir das 9h30, atletas de renome mundial participam da competição que tem premiação total de cerca de R$ 200 mil, além de pontos no ranking mundial da modalidade.

Com entrada gratuita, a Arena Beach Peak conta com 11 quadras exclusivas para o torneio profissional, arquibancadas, praça de alimentação e playground. O World Tour BT 400 Cuiabá é uma realização da Storm Produções e Eventos, em parceria com a Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Mato-grossense de Tênis.

Veja Mais:  Governo de MT assina contratos de concessão que preveem investimento privado de R$ 3,6 bilhões em rodovias estaduais

De sexta a domingo (14 a 16.3), a partir das 8h, o Torneio Início de Vôlei de Praia e Quadra dá o pontapé inicial de competições da modalidade na temporada 2025.

Os jogos são realizados nas quadras da AABB e em outros espaços da Capital mato-grossense. As disputas abrangem diferentes categorias, do sub-13 ao sub-21, tanto no masculino quanto no feminino.

Realizado pela Federação Mato-grossense de Voleibol, o Torneio Início serve como uma prévia para os campeonatos oficiais do calendário anual e promove a inclusão de jovens talentos do esporte.

Entre sexta e domingo (14 e 16.3), a partir das 17h, atletas de badminton competem na Etapa do Circuito Mato-Grossense Interclubes 2025, que ocorre no Ginásio Vicente Serafim de Almeida, em Tangará da Serra.

Organizado pela Federação Mato-grossense de Badminton, a competição abrange categorias de todas as idades, incluindo crianças e adultos com mais de 45 anos, e também atletas com deficiência.

Já o Campeonato Estadual de Atletismo sub-23 e sub-18 reúne atletas de todo o Estado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As disputas ocorrem no sábado (15.03), das 7h às 19h, com intervalo para almoço, e no domingo (16.03), das 8h às 12h.

Realizada pela Federação Mato-grossenses de Atletismo, a competição envolve variadas provas, como corridas rasas e com barreiras, saltos em distância e triplo, arremesso de peso, lançamentos de disco e de dardo, entre outras.

Veja Mais:  Pais buscam socorro para ir ao hospital e bebê nasce dentro de base da PM

No sábado (15.3), às 07h30, o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Kart. Promovida pela Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso, a competição é a primeira realizada no Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído pelo Governo do Estado para ser o maior parque multieventos da América Latina.

Também no domingo (16.3), a partir das 6h, ocorre a corrida em trilha Ultramacho Poúro, com saída do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, em Santo Antonio do Leverger. Realizada em ambiente natural, em estradões de terra e trilhas, a competição abrange as distâncias de 6 km, 12 km e 21 km.

Outro evento esportivo que será realizado no domingo (16.3) é o Campeonato Mato-Grossense de Triathlon. Com largada às 6h15, na Chácara Bom Futuro, em Cuiabá, a competição conta com mais de 100 inscritos, representando 13 municípios.

O campeonato, em que cada atleta compete na natação, no ciclismo e na corrida, é uma realização da Federação Mato-Grossense de Triathlon. Para o presidente da instituição, Genilson Marques, o apoio da Secel eleva o nível do esporte em Mato Grosso.

“O apoio da Secel é fundamental para a realização de provas com estrutura e qualidade comparáveis a eventos nacionais. É um suporte que permite uma melhor organização do evento esportivo, facilitando a vida dos atletas que podem também se planejar melhor. E com um calendário organizado, há ainda outros impactos positivos, que movimentam setores diferentes, incluindo produção de medalhas, academias, serviços de assessoria esportiva, entre outros”, conclui Genilson.

Veja Mais:  Curso do Governo de MT sobre a nova lei de licitações e contratos inicia com palestra de ministro do TCU

Outros eventos nos equipamentos esportivos da Secel

O Complexo Arena Pantanal, que é gerido pelo Governo de Mato Grosso, recebe ainda outros dois eventos esportivos neste fim de semana.

Na Arena Pantanal ocorre a semifinal do campeonato mato-grossense de futebol, com o duelo entre Cuiabá e CEOV, no sábado (15), às 15h30. E o ginásio Aecim Tocantins sedia a Primeira Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo, no sábado e domingo (15 e 16.3).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Pais buscam socorro para ir ao hospital e bebê nasce dentro de base da PM

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Sefaz abre consulta pública para elaboração do orçamento de 2026

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Governador cita ações em prol da Amazônia: "Preservar a floresta é garantir as nossas safras"

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governador cita ações em prol da Amazônia: "Preservar a floresta é garantir as nossas safras"
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana