Mato Grosso
Defesa Civil orienta população para cuidados durante o período de chuvas intensas
A Defesa Civil de Mato Grosso tem intensificado os alertas de chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do Estado, e orienta a população sobre os cuidados necessários nesse período.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 122 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado estão na faixa de alerta laranja de perigo para chuvas intensas nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.12). Confira a lista dos municípios em alerta aqui.
A previsão para esta quinta-feira é de chuvas de até 60 milímetros e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
As chuvas intensas, comuns nesta época do ano, podem causar desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e outros riscos significativos. Por isso, é importante que a população adote medidas preventivas para reduzir os riscos. Confira as dicas abaixo.
Antes da chuva
- Mantenha ralos e calhas sempre limpos;
- Providencie a poda de árvores que possam gerar riscos;
- Retire os aparelhos eletrônicos da tomada e o desligue quadro geral de energia;
- Coloque móveis e utensílios em locais altos;
Durante a chuva
- Mantenha portas e janelas fechadas;
- Observe se há entrada de água na residência;
- Não atravesse áreas alagadas ou de enxurradas, pois a força da água pode causar acidentes;
- Evite contato com a água do alagamento;
- Se estiver em um veículo, dirija para um lugar alto e espere o nível da água abaixar;
- Não pare perto de árvores ou postes, pois há riscos de quedas ou raios;
- Se estiver em rios ou piscinas, saia imediatamente e procure um abrigo seguro;
Chame os bombeiros
É importante ressaltar que, em caso de emergências ou qualquer situação de risco, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo número 193.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Suspeito é preso pela PM por tentativa de homicídio contra irmão de sua esposa
Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um homem, de 57 anos, por tentativa de homicídio, na noite desta sexta-feira (24.1), na zona rural de Pedra Preta.
Com o suspeito, foram apreendidos um revólver, duas espingardas e munições de diversos calibres, além de uma garrafa com 83 balotes de chumbo para recarga de munição para espingarda.
A equipe policial foi acionada a comparecer no Hospital Santa Casa, devido a uma vítima, um homem de 60 anos, que entrou na unidade com uma perfuração no queixo, ocasionada por arma de fogo. No local, o filho do homem atingido informou a localização do fato.
Em relato aos policiais, a esposa da vítima informou que estava em um bar, quando aconteceu uma discussão e o suspeito, que é seu irmão, tentou intimidar o seu esposo com um revólver. Nesse momento, houve a tentativa de homicídio, onde o criminoso disparou contra a vítima.
Em diligências, os policiais localizaram o endereço do suspeito, que se apresentou sem resistência. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38 utilizado no crime, além de duas espingardas, diversas munições e suprimentos para realizar recargas de cartuchos.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Politec identifica quinta vítima encontrada em cemitério clandestino por meio de DNA
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) obteve, nesta sexta-feira (24.1), a primeira identificação por meio de DNA de uma das doze vítimas do cemitério clandestino de Lucas do Rio Verde. Trata-se de um adolescente, de 15 anos, com as iniciais W.S.M. É a quinta vítima a ser identificada pelo órgão.
O resultado foi obtido a partir da identificação de vínculo genético com a mãe da vítima, que forneceu amostra genética na unidade da Politec de Lucas do Rio Verde. O material foi encaminhado para processamento no Laboratório Forense da Capital e comparado com a amostra biológica do menor – ambas foram compatíveis. Morador em Lucas do Rio Verde, W.S.M. estava desaparecido desde 15 de setembro do ano passado.
Além da identificação genética, os restos mortais passaram por exame pericial antropológico para a definição da causa da morte.
No cemitério clandestino, foram localizados os restos mortais de doze corpos, no dia 11 de janeiro. Parte dos corpos estava em processo de esqueletização. Quatro já foram identificados por método papiloscópico, que consiste no confronto das impressões digitais, e já foram liberados.
Ainda faltam a identificação de outros sete corpos.
A Politec pede que familiares (pai, mãe, filho, ou mais de um irmão) de pessoas desaparecidas, que ainda não forneceram material genético, procurem umas das unidades do Instituto de Medicina Legal (IML) para a coleta do material genético de referência. Os perfis genéticos obtidos são inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos, onde é realizada uma busca automática em todo o território nacional.
A coordenadora de perícias em Biologia Molecular da Politec, Rosangela Guarienti Ventura, informou que as análises estão em andamento para a conclusão de todas as identificações.
“Nesta ocorrência, em especial, oito das doze ossadas só poderão ser identificadas por DNA, como é o caso do adolescente W.S.M., ou por arcada dentária. Por isso, nós solicitamos à população, especialmente aqueles familiares que tenham algum ente desaparecido, que venha até uma unidade da Politec. É uma coleta da saliva, indolor e rápida”, frisou.
A coordenadora ressaltou que não é preciso a apresentação de boletim de ocorrência deste caso. Basta comparecer à unidade da Politec e levar a documentação pessoal. “Estamos concluindo as demais análises. Em breve, os oito corpos estarão com o DNA disponível para confronto, tanto a nível estadual quanto nacional”, explicou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Militar apreende adolescente com 71 porções de drogas em Tangará da Serra
Policiais militares da Força Tática do 7º Comando Regional apreenderam, nesta sexta-feira (24.1), 71 porções de entorpecentes e um adolescente, de 16 anos, suspeito por tráfico ilícito de drogas, em Tangará da Serra.
De acordo com boletim de ocorrência, durante patrulhamento em decorrência da Operação Tolerância Zero, os policiais militares receberam informações de um grande carregamento de drogas, em uma residência do bairro Figueira.
O local seria um ponto de compra e venda de entorpecentes de supostos usuários de drogas. Os suspeitos realizavam a prática ilegal em terreno baldio.
Após a denúncia, as equipes intensificaram o policiamento na região e identificaram o menor, sendo abordado em seguida. Com ele, as equipes apreenderam algumas porções de pasta base e de maconha.
Questionado sobre a origem do ilícito, o menor relevou que era responsável pelas vendas e que, na sua residência, haveria outras porções. Em buscas pelo local, as equipes flagraram, ao todo, 71 porções de maconha, pasta base de cocaína e cocaína.
O menor e o material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis20/01/2025 - 10:30
Centro de Comercialização da Agricultura Familiar é aberto ao público
-
Cidades19/01/2025 - 15:01
Prefeitura faz entrega emergencial de cestas básicas no grande Parque do Lago
-
Mato Grosso19/01/2025 - 15:31
Corpo de Bombeiros reforça medidas de segurança durante o período chuvoso
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Corinthians vence o Vasco e avança para a semifinal da Copinha
-
Cidades19/01/2025 - 16:01
Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas
-
Policial18/01/2025 - 16:00
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza
-
Esportes20/01/2025 - 00:01
Vasco empata com o Boavista e segue sem vencer no Carioca