conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Policial

Delegacia de Entorpecentes conclui 211 inquéritos com 52 presos no trimestre

Publicado

 

.

Assessoria | PJC-MT

Desenvolvendo o planejamento operacional de suas ações por período, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) atua diariamente no combate ao comércio de drogas, seja o tráfico doméstico (desenvolvido em pequenas bocas de fumo em bairros) ou em investigações mais complexas como as de tráfico interestadual que movimenta grandes quantidades de substâncias ilícitas.

Com base neste plano operacional, a especializada fechou o primeiro trimestre de 2020 com 52 pessoas presas e 211 inquéritos policiais concluídos.

As ações realizadas entre janeiro e março deste ano, resultaram ainda na apreensão de aproximadamente 35 quilos de drogas entre maconha (18,6 kg), cocaína (5,3 kg) e outras substâncias (10,5kg), além da apreensão de 16 veículos (carros e motocicletas), 13 armas de fogo e diversos apetrechos relacionados ao trafico e objetos de origem ilícita.

As investigações individuais e também realizadas com apoio de outras instituições como a Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e outras unidades da Polícia Civil e instituições de segurança, contam com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário para poder alcançar o número expressivo de prisões, apreensões e de inquéritos concluídos pela unidade.

Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o planejamento criado para especializada inclui metas para os policiais; ações integradas com outros órgãos; trabalho operacional aliado inteligência policial da unidade e apoio da sociedade através de denúncias que são recebidas diariamente via número 197.

Veja Mais:  PM recupera motocicletas em Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra

“Todo esse conjunto de estratégias vem fortalecendo o trabalho da delegacia, que trabalha em diferentes vertentes, uma vez que o tráfico de drogas é um crime equiparado ao hediondo, sendo um dos que mais traz consequências, fomentando outros crimes contra o patrimônio, homicídios e trazendo tragédias na vida de famílias que tem usuários”, disse o delegado.

Metodologia de Trabalho

Os trabalhos da Delegacia de Repressão a Entorpecentes têm dois focos principais, o combate ao tráfico interestadual e de grandes carregamentos de entorpecentes, praticados por organizações criminosas especializadas no fornecimento e distribuição de drogas para todo estado e o combate ao tráfico doméstico ou “formiguinha” que tem como característica o comércio de drogas em pequenas quantidades, realizados em bairros da cidade.

O combate ao tráfico interestadual é realizado por meio de investigações avançadas, que exigem planejamento, fortalecimento da inteligência policial e trabalho integrado, para desarticulação do grupo criminoso envolvido com o crime. Já o tráfico doméstico é identificado através das investigações de rotina e denúncias anônimas, e reprimido por meio de ações diárias e cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar.

Incineração

Outro trabalho realizado pela DRE no primeiro trimestre de 2020 foi a incineração de mais de 1,6 mil quilos de drogas apreendidos pela equipe da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), próximo ao Rio dos Couros, na zona rural de Cuiabá. O grande carregamento de entorpecente, apreendido no dia 11 de março, estava camuflado em um caminhão.

Veja Mais:  PM prende oito pessoas e tira droga de circulação em Cuiabá, Cáceres e Sinop

A incineração da droga foi realizada pela DRE após autorização da Justiça. Vitor Hugo Teixeira explica que a destruição imediata do carregamento de maconha era essencial em razão da grande quantidade de droga e do alto valor da mercadoria ilícita.

Covid-19

Vitor Hugo destaca que diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi percebida uma redução em grande parte das incidências criminais. Esse fato não ocorreu em relação ao tráfico de drogas, uma vez que diante do isolamento social a tendência é que o dependente químico continue em busca da droga.

“A ociosidade por parte do usuário aumento o desejo pelo consumo de drogas, e o comércio ilícito é facilitado pelo fato de alguns traficantes atuarem pelo sistema delivery. A DRE está atenta a situação, monitorando suspeitos e checando denúncias nesse sentido”, disse o delegado.

O delegado ressaltou ainda que todo resultado da delegacia se deve a união e empenho dos policiais, escrivães e investigadores, que mesmo nesse período de isolamento não medem esforços para estar na rua, investigando, identificando e prendendo envolvidos com o tráfico de drogas.

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil queima mais de 120 quilos de entorpecentes em Sorriso

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) incinerou cerca de 120 quilos de entorpecentes, na manhã desta sexta-feira (05.06). O ato de destruição foi realizado em uma cerâmica, situada no Setor Industriário da cidade.

Ao todo foram incinerados 123 envelopes de segurança da Politec, contendo substâncias ilícitas como maconha, pasta base e cocaína.

As apreensões são provenientes de diversas ações realizadas na região pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Com a guarda desses entorpecentes a Delegacia de Polícia de Sorriso representou pela autorização para queima, deferida pela juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca local.

Além dos policiais civis participaram da incineração, representantes da Politec e Vigilância Sanitária.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  PRF apreende madeira ilegal em Barra do Garças/MT
Continue lendo

Policial

Polícia Civil de Nova Xavantina prende suspeito e recupera equipamentos roubados de propriedade rural

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Dois equipamentos furtados de uma propriedade rural do município de Novo São Joaquim (482 km a leste de Cuiabá), foram recuperados, na quinta-feira (04.06), pela Polícia Civil de Nova Xavantina, região leste da Capital. Um suspeito, de 37 anos, foi preso e autuado em flagrante pelo crime de receptação.

As diligências iniciaram no domingo (31.05), após o furto de algumas cabeças de gado ocorrido em uma fazenda agrícola em Novo São Joaquim. Além dos animais, os suspeitos subtraíram uma motosserra, uma furadeira, dois arreios, entre outras ferramentas.

Na investigação os policiais civis de Nova Xavantina identificaram um homem que estaria com parte dos objetos furtados. Ao ser localizado com os materiais foi verificado se tratar dos produtos levados da fazenda. Ele foi questionado e negou o envolvido no crime em apuração.

Diante dos fatos o rapaz foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina, ouvido e autuado por receptação. Após a confecção dos autos, foi arbitrada a fiança ao suspeito. O pagamento não foi efetuado e o preso foi encaminhado para o Presídio Major Zuzi Alves da Silva, na cidade de Água Boa.

As investigações continuam para esclarecimento do furto, prisão dos autores e recuperação do gado subtraído.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil queima mais de 120 quilos de entorpecentes em Sorriso
Continue lendo

Policial

PRF apreende madeira ilegal em Barra do Garças/MT

Publicado


.

Carga estava com a Guia Florestal vencida e volumetria diferente da registrada no documento

Uma carga de aproximadamente 28,75 m³ de madeira foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Barra do Garças, na manhã desta sexta-feira (05).

Por volta das 6:45h, uma equipe realizava fiscalização na BR-070 quando abordou o veículo MB L 1519, cor Vermelha e placas de Nova Xavantina/MT. O condutor, de 39 anos, disse ter carregado em Feliz Natal/MT e levaria a carga até Barra do Garças.

Ao verificar a documentação da carga, os PRFs constataram que a Guia Florestal estava vencida (validade até 02/06/2020) e também indicava quantidade de 13,51 m³ de madeira, diferente dos 28,75 m³ aferidos pela equipe. Essas situações invalidam o documento e tornam a carga ilegal.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Barra do Garças

SECOM PRF MT

Fonte: PRF MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Trabalho integrado intercepta quadrilha e evita roubos na região de Barra do Garças
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana