Policial

Derf Barra do Garças fecha o ano com redução dos índices de roubos e furtos na regiao

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Atuando no combate a crimes contra o patrimônio, como roubo, furto e receptação, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) fecha 2019 com redução nos índices de criminalidade na região, demonstrando a eficiência do trabalho prestado ao longo do ano.

O balanço anual demonstra que em 2019, a Derf Barra do Garças instaurou 330 inquéritos e concluiu 545; realizou 1.601 oitivas; efetuou 50 prisões de pessoas suspeitas; cumpriu 48 mandados de buscas; além da apreensão de 47 munições, 6 armas de fogo e 15 veículos.

Ao longo do ano, foram deflagradas 13 operações policiais, sendo algumas integradas, provenientes das diligências investigativas conduzidas pela Derf de Barra do Garças, visando a elucidação de crimes, identificação e desarticulação de grupos criminosos atuantes na região.

Outro ponto de destaque, foi a recuperação do total de 18 toneladas de materiais de construção, além de mais de 100 cabeças de gado, oriundos a crimes de roubos e furtos. Também foram retiradas de circulação cerca de 20 quilos de entorpecentes.

As operações desencadeadas contaram com apoio das forças de segurança pública, como Polícia Militar de Mato Grosso, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Civil de Goiás, Polícia Militar de Goiás, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Segundo dados do sistema  da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), as ações da unidade especializada no ano de 2019 resultaram na redução de 35% dos crimes de furtos e 34% dos crimes de roubos.

Veja Mais:  Policiais civis cumprem mandado contra homem que descumpriu medida e agrediu companheira, que é deficiente física

De acordo com o delegado titular da Derf, Wilyney Santana Borges Leal, os números demonstram que a Regional de Barra do Garças foi a que mais reduziu o crime de furto em todo Estado, ficando em segundo lugar na redução dos crimes de roubos.

“Todo trabalho só foi possível por uma atuação conjunta dos órgãos de segurança e também a uma ação firme do Ministério Público e Judiciário, os quais atenderam aos pedidos de cautelares formulados. Por fim é necessário destacar o profissionalismo, dedicação e motivação de todos os servidores da Derf no desenvolvimento das investigações”, destacou o delegado.

 

 

Policial

Ação rápida da PM leva à prisão de suspeitos e esclarecimento de assassinato de adolescente

Publicado


.

Uma ação rápida de policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar e Força Tática de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), com apoio de investigadores da Polícia Civil, levou à prisão, em flagrante delito dos suspeitos do assassinato de um adolescente de 17 anos. A arma usada no crume, um revólver, foi apreendida.

A vítima foi assassinada a tiros na calçada do estacionamento de um supermercado da Avenida Brasil, minutos após ter se envolvido em uma briga.

O homem conduzido pelos policiais militares como autor dos disparos tem 27 anos. Ele teria se desentendido e entrado em luta corporal com a vítima e minutos depois saiu em seu veículo, um Gol, em companhia de dois adolescentes e outro homem, de 21 anos. Checagem feita pelos policiais levou à várias passagens criminais do suspeito apontado como autor.

O adolescente que morreu estava a pé, caminhando na calçada, quando o suspeito parou o carro e, de posse da arma, atirou pelo menos duas vezes na vítima, que morreu no local.

Com auxílio de câmeras dos comércios próximos os policiais fizeram a detenção do primeiro suspeito, de 21 anos, que estava no interior do veículo quando a vítima foi assassinada. Em seguida, os policiais localizaram os dois adolescentes que também estavam no carro na hora do crime.

Veja Mais:  Novos delegados recebem instruções sobre Polícia Comunitária

Continuando a busca pelo autor dos disparos, os policiais militares o abordaram já em uma área rural, há aproximadamente 30km da cidade, em uma localidade conhecida como Pecuama.

De acordo com os policiais que atuaram no caso, no ato da abordagem o suspeito assumiu a autoria e afirmou que na fuga dispensou a arma no quintal da casa de sua avó.

Ao chegar na casa da avó do suspeito, onde esse havia descartado o revólver calibre 38 usado no crime, os policiais tomaram conhecimento que um tio do suspeito, homem de 41 anos, já havia escondido a arma, motivo pelo qual também foi detido e entregue na delegacia juntamente com a arma.  

A PM começou a operação de buscas aos suspeitos logo após o crime, às 21h50, e somente encerraram o trabalho às 6h30 deste sábado (15), quando todos os suspeitos e duas testemunhas foram entregues no plantão da Polícia Judiciária Civil para que a equipe do delegado plantonista pudesse prosseguir com outras providenciais legais, como depoimentos e autuação dos responsáveis.

Fonte: PM MT

Continue lendo

Policial

Em Leverger, casal é preso por tráfico durante ação da Força Tática e unidade local da PM

Publicado


.

Em Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá) policiais da Força Tática de Cuiabá e da Companhia de PM local prenderam um casal, uma mulher de 32 anos e um homem de 28, e desmontaram uma boca de fumo que funcionava dentro de uma quitinete no bairro Lixá, as margens da MT-040(rodovia Palmiro Paes de Barros).

A operação aconteceu na tarde de sexta-feira (14.08) e resultou na apreensão de 22 porções de pasta base de cocaína, 14 porções de maconha, dois aparelhos de telefone celular e R$ 775 supostamente proveniente do tráfico de droga.

De acordo com a narrativa dos policiais, o homem preso está em liberdade condicional sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica, porém ele mesmo confessou que há dias, sem precisar quanto, o equipamento está desligado. A checagem apontou que ele cumpre pena por homicídio (artigo 121). Os dois foram trazidos para Cuiabá juntamente com a droga e entregues na Central de Flagrantes do Cisc Verdão.

Equipes da Companhia de Força Tática de Cuiabá estão no município de Leverger patrulhando a área urbana e rural em reforço às atividades de prevenção e repressão criminalidade.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Mais:  PM recupera três motocicletas roubadas durante operação em áreas de chácaras na região da Guia
Fonte: PM MT

Continue lendo

Policial

Homem é preso e PM descobre droga enterrada no quintal da casa onde funcionava boca de fumo

Publicado


.

Policiais da Companhia de Polícia Militar do bairro Três Barras, unidade do 3º Batalhão, prenderam um homem de 23 anos e descobriram que ele armazenava a droga da boca de fumo que chefiava em um buraco no quintal da casa onde mora.

Essa ação ocorreu na tarde desta sexta-feira (14.08), no residencial Jonas Pinheiro III, em Cuiabá. A PM recebeu informações sobre a presença de um homem na frente de uma moradia comercializando droga. Uma equipe foi até o local e abordou o suspeito.

Com ele havia apenas três porções, isso porque o estoque de entorpecente, um tablete de maconha, estava enterrado no quintal. Já dentro da casa, além de droga, mais meio tablete, foram apreendidas mais porções, uma balança de precisão e R$ 94.

A esposa do suspeito, que também estava no local, disse que trabalha vendendo cachorro-quente e que desconhecia as atividades criminosas do marido. Ele, por sua vez, reafirmou o que a esposa disse e assumiu para sim a responsabilidade do crime de tráfico.

O suspeito, a droga e demais produtos apreendidos foram levados para a Central de Flagrantes do Cisc Verdão, em Cuiabá.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Mais:  PM recupera três motocicletas roubadas durante operação em áreas de chácaras na região da Guia
Fonte: PM MT

Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana