Policial
“Destaque no Ideb é reconhecimento pela dedicação e pelos esforços conjuntos para a melhoria na educação”, diz diretor de escola com a nota mais alta de MT
O diretor da Escola Militar Tiradentes 2º sargento PM Claudemir Franca Maciel, de Sinop, tenente-coronel Manoel Dantas, afirmou que o bom desempenho da unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb 2023, é fruto de um esforço conjunto para a melhoria da educação mato-grossense.
Dantas é gestor da escola que recebeu a nota mais alta no Ideb 2023, em relação ao Ensino Médio, entre as demais da Rede Estadual de Ensino. A unidade de ensino obteve o índice 5,9.
“Esse reconhecimento é fruto de uma ação conjunta e esforços mútuos de toda a comunidade escolar policiais militares, servidores em parceria com a família e sociedade local, e principalmente o empenho, o esforço e a dedicação dos estudantes aos estudos”, afirmou.
Sete Escolas Militares Tiradentes, coordenadas pela Polícia Militar, estão entre as 10 instituições de Mato Grosso com as melhores notas no Ideb 2023 em relação ao Ensino Médio, segundo números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. As escolas de Mato Grosso com os 10 melhores desempenhos alcançaram ou superaram a meta nacional de nota 5,2.
A aluna do 1º Ano da Escola Militar Tiradentes 2º sargento PM Claudemir Franca Maciel, Helisa Custódio de Abreu, declarou estar orgulhosa em fazer parte da escola militar que ficou em primeiro lugar do ranking.
“Estou muito orgulhosa desse resultado, porque isso é algo muito importante para nossa comunidade escolar. Esse desempenho dos colegas reflete a qualidade da nossa escola e mostra quanto os nossos professores se dedicam para aplicar atividades que realmente fazem diferença no nosso aprendizado”, comemorou.
A Escola Militar Tiradentes Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, de Juara, aparece em seguida no ranking, com 5,7 no Ideb.
As Escolas Militares Tiradentes Coronel PM Celso Henrique Souza Barbosa e Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, de Nova Mutum e Sorriso respectivamente, alcançaram o índice de 5,5. A Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos, de Lucas do Rio Verde, obteve nota 5,4.
Já a Escola Estadual Militar Tiradentes e a Escola Estadual Militar Tiradentes 1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovesan, de Cuiabá e Tangará da Serra respectivamente, alcançaram o índice de 5,2.
O resultado do Ideb leva em consideração o desempenho dos estudantes nas provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar.
De forma geral, o Ideb atestou a melhoria no desempenho do Ensino Médio nas escolas públicas de Mato Grosso, que tiveram o segundo maior avanço de todo o país e ocupam a 8ª posição no ranking nacional.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, relembrou que Mato Grosso possui 23 escolas militares e parabenizou os gestores militares, professores e alunos pela dedicação, esforço e reconhecimento que obtiveram com esse alcance.
“Quero parabenizar todos os professores, alunos e pais que confiam na Polícia Militar e no sistema híbrido entre a PM e a Secretaria de Estado de Educação. Tenho certeza que essas sementes irão germinar em excelentes frutos. Que nossos diretores continuem incentivando os alunos a nunca desistirem de adquirir conhecimento, pois é a única forma de transformarmos nossa vida”, enfatizou coronel Mendes.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira
O acesso a pista e arquibancada será gratuito mediante a doação voluntária de alimentos

A organização da Semana do Cavalo-edição Rondonópolis e Rodeio É o Bicho iniciam, nesta quinta-feira (16/04), a comercialização de camarotes e bangalôs para a edição deste ano, entre os dias 03 e 06 de junho, no parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. O evento, que promete movimentar a região com uma grade de shows diversificada e infraestrutura proporcionando uma imersão no mundo do cavalo.
Nos dias de evento, logo após as provas equestres e a disputa por equipes do rodeio em touros, atrações musicais manterão a adrenalina e emoção nas alturas. No dia 03 de junho, apresentações em dose dupla, primeiro o grupo feminino sensação da internet Resenha da Muierada, formado por Julia Rafaela, Julya & Maryana e Kamila e Kavic, vem conquistando números expressivos nas redes sociais e se consolidando como um dos movimentos femininos mais comentados da música popular nos últimos meses. Na sequência, o cantor mato-grossense Jero Neto fecha a 1ª noite da Semana do Cavalo Rondonópolis, com muita música regional e rasqueado.
Para o dia 05 de junho, a dupla Léo e Raphael promete balançar a arena João Potero, com sucessos como “Os Menino da Pecuária” e “Cê Gosta” que conquistam todo o país. Fechando o último dia de evento, no dia 06 de junho, outra noite com shows em dose dupla, com o cantor Loubet, com os seus novos hit’s “Tudo Acaba em Pinga” e “Firme Na Farra”, além de músicas de grande sucesso “O Que Acontece Na Roça, Fica Na Roça” e “Muié, Chapéu e Butina”. Depois a banda Novo Som, promete colocar toda a arena para dançar lambadão e rasqueado cuiabano.
Os interessados em garantir os espaços vip ‘s poderão acessar as vendas a partir desta quinta, assegurando visão privilegiada do palco e maior conforto durante as montarias e apresentações musicais. Para não perder nenhuma informação, acompanhe as redes sociais da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho.
O objetivo também da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho é solidário, com toda a arrecadação de alimentos nos quatro dias de eventos que serão revertidos às instituições filantrópicas e de assistência da cidade.
Os pontos de vendas são: Bangalôs (Cristiano 66 98111 3040 / Fabiano (66) 99986-8018 / Elga (65) 99914 8197. Pontos fixos Rancho Country, Bandeirantes Calçados, Casa Jardim e TXC Rondonópolis. Venda online no site Q2ingressos.
Policial
Polícia investiga ameaça de massacre em escola cívico-militar em Rondonópolis

Imagem ilustratva criada por IA
Uma adolescente de 13 anos foi identificada como responsável por ameaças direcionadas a escola cívico-militar Professora Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis na tarde desta quinta-feira (9). O caso foi descoberto após levantamento realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI), que tomou conhecimento de mensagens com teor de ataque contra alunos e colaboradores da unidade escolar.
Conforme informações, as ameaças foram feitas por meio de um perfil em rede social, aparentemente falso, que marcava a escola e continha mensagens alarmantes sugerindo um possível ato violento. A partir da análise de dados cadastrais, como e-mail e número telefônico vinculados ao perfil, foi possível chegar à identificação da menor, apontada como autora das publicações.

Diante da denúncia, uma equipe policial se deslocou até o endereço da adolescente, onde ela foi localizada. No momento da abordagem, a menor estava sozinha na residência. Posteriormente, familiares foram acionados e compareceram ao local.
Segundo relato do pai, ele já tinha conhecimento da situação, embora a adolescente tenha negado inicialmente a autoria das ameaças. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, acompanhados por um conselheiro tutelar.
O aparelho celular utilizado pela menor foi apreendido e encaminhado para perícia, a fim de subsidiar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
O caso segue em apuração. As autoridades reforçam que qualquer tipo de ameaça em ambiente escolar é tratada com rigor e destacam a importância da denúncia e da atuação rápida para prevenir situações de risco.

Policial
Polícia Militar lança mais uma edição da Operação Tolerância Zero na noite desta quinta-feira (9)

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (9.4), o lançamento de mais uma edição da Operação Tolerância Zero, em Cuiabá. A ação será realizada a partir das 18h30, na rotatória da Avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.
A operação será liderada pela coronel Grasielle Paes, que assumiu a função de Subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, nesta quinta-feira (9/4), e acontece em conjunto com a Operação Metrópole Segura, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
As ações contam com o apoio da Cavalaria, da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), das Forças Táticas do 1º e 2º Comandos Regionais e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Serviço | Lançamento Operação Tolerância Zero
Data: 9.4 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Rotatória da avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal
Fonte: PM MT – MT
-
Nacional09/04/2026 - 14:00Comissão de Constituição e Justiça aprova aumento de penas para crimes de facções
-
Policial09/04/2026 - 12:30PM apreende arma de fogo com faccionado durante abordagem em Campo Verde
-
Policial09/04/2026 - 13:00Polícia Civil cumpre oito mandados de busca e quatro pessoas acabam presas em Querência
-
Política MT09/04/2026 - 13:30Várzea Grande recebe unidade de saúde reformada para o Capão Grande
-
Agro News09/04/2026 - 12:30Exportações de carne suína crescem 32% em março
-
Sinop09/04/2026 - 14:00Prefeitura de Sinop realiza trilha pedagógica no Parque Florestal com professores da rede municipal
-
Sinop09/04/2026 - 14:00Prefeitura de Sinop cria sistema digital para gestão e transparência nos repasses de recursos a entidades beneficentes
-
Nacional09/04/2026 - 14:30Comissão aprova criação de selo para empresas que apoiam mães atípicas





