Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Estudantes representam MT na Etapa Nacional da 3ª edição do Desafio Liga Jovem Sebrae 2025

Publicado

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia, em Cuiabá, representam Mato Grosso na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem Sebrae 2025 (DLJ). O evento, que é realizado de 2 a 4 de dezembro, em Belém (PA), reúne jovens de todo o país.

Com a orientação do professor Gleison Cruz Saraiva, a equipe é composta pelos alunos Ágatha Matos, Erick Amorim, Andriele Zanelato e Emilly Souza. Eles protagonizaram, nesta terça-feira (2.12), a apresentação do projeto “Monitoramento e Irrigação Inteligente”.

O trabalho é visto como uma solução tecnológica voltada para o agronegócio e a sustentabilidade, que permite a irrigação automática de plantas cultivadas em pequenos vasos ou canteiros de até um metro quadrado, favorecendo o uso racional da água e incentivando práticas sustentáveis.

De acordo com o orientador Gleison Saraiva, a participação no DLJ tem sido uma grande experiência para os estudantes. “Projetos como esse nos engajam cada vez mais e também nos dão a oportunidade de participar de outros projetos”, afirmou.

De acordo com Gleison, participar do desafio tem sido fundamental para ampliar os horizontes e fortalecer as competências socioemocionais. “O DLJ faz com que nossa criatividade cresça bastante. Isso aproxima a escola das inovações tecnológicas, mostrando o quanto somos capazes de transformar ideias em ações”, completou.

A estudante Ágatha Matos contou que a viagem tem sido ótima para ela e para os colegas, assim como a apresentação do trabalho. “Vamos continuar aprimorando e colocando novas ideias em prática para participar do Desafio Liga Jovem no próximo ano”, disse ela.

Veja Mais:  Governo de Mato Grosso lança Operação Abafa Amazônia 2022 nesta terça-feira (4)

O Estado também foi representado por estudantes do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 13 de Maio, de Porto Esperidião. A equipe, formada por Maria Eliza, Maria Eduarda, Maria Jullia, Jéssica e Henrique, é orientada pelo professor Henrique Alberto. Eles levaram até Belém o projeto “Alarme Climático: Tecnologia e Ação para o Bem-estar Escolar”.

Para o projeto, foi construída, em uma oficina de robótica na escola, uma estação de monitoramento de temperatura e umidade relativa do ar com alarmes luminosos. Além disso, o projeto também propõe ações de mitigação com pulverização de água em forma de névoa no pátio escolar, utilizando energia solar e a reutilização da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado.

Para aproveitar a viagem, os estudantes também estão participando de passeios na cidade. Na segunda-feira (1.12), eles visitaram o Forte do Presépio; e, na terça-feira (2.12), participaram do Festival Luz na Educação (LED), na Estação das Docas. Nesta quarta (4.12), eles participam de um passeio no Parque Mangal das Garças.

Desafio Liga Jovem

Promovido pelo Sebrae, o DLJ é considerado a maior competição estudantil do país voltada ao empreendedorismo. O Desafio é uma iniciativa educacional que estimula os estudantes do ensino fundamental, médio e educação profissional a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais de suas comunidades.

Organizado em etapas progressivas, o desafio começa na fase escolar, em que as equipes apresentam suas ideias iniciais, segue para a etapa estadual, na qual os projetos selecionados recebem maior visibilidade e passam por mentorias e finaliza na etapa nacional, onde as melhores equipes de cada estado compartilham, defendem e aprimoram suas propostas diante de avaliadores e do público.

Veja Mais:  Convênios firmados pelo Governo de MT garantem investimentos de R$ 109,3 milhões

Na atual edição, o desafio registrou recorde de 62.276 estudantes inscritos, superando as 54.016 inscrições de 2024. O salto também aparece no número de projetos entregues: foram mais de 5 mil projetos de inovação social submetidos nesta edição, contra mais de 3 mil em 2024, um crescimento de 60%.

Os primeiros colocados de cada categoria: Ensino Fundamental, Médio/Técnico e Ensino Superior, vão ganhar uma viagem internacional de até dez dias para um país que tenha centros tecnológicos de referência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso sedia encontro nacional sobre sistema de gestão hospitalar

Publicado

Gestores e especialistas de todo o Brasil se reuniram nesta quinta-feira (4.12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para debater o futuro da Saúde Digital e da gestão da saúde no Brasil. O “III Encontro Nacional AGHUse” foi realizado pela comunidade formada por 22 instituições do país, que utilizam o sistema AGHUse (Sistema de Gestão em Saúde).

O AGHUse é um sistema gratuito, considerado referência em gestão hospitalar, que registra os procedimentos administrativos e assistenciais de forma integrada para melhorar o atendimento ao paciente. A ferramenta permite a criação de um prontuário eletrônico único e compartilhado.

“Nós estamos sediando esse encontro da comunidade que desenvolve esse sistema de gerenciamento hospitalar, com a participação hoje de mais de 20 hospitais de renome no Brasil, hospitais federais, hospitais do Exército, da Aeronáutica. O Hospital Central vai ser o primeiro hospital no Brasil que já nasce com o funcionamento desse sistema”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo o secretário, o Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso, que será inaugurado no dia 19 de dezembro, vai entrar para a história.

“Não só o Hospital Central, mas vamos implantar esse sistema em todos os demais hospitais do Estado para que a gente consiga ter um gerenciamento único, uma central de comando na Secretaria de Estado que vai permitir termos todas as informações das nossas ocupações de hospitais, dos pacientes que estão internados.”

Veja Mais:  Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Barra do Garças

O presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brasil Silva Neto, explicou que a unidade desenvolveu o software livre e se disse orgulhoso da construção coletiva com o aprimoramento da ferramenta pela comunidade AGHUse.

“O AGHUse é uma ferramenta muito completa, muito ampla e que atende uma estrutura hospitalar bastante robusta, como é o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um hospital universitário que tem 890 leitos, que tem um número de atendimentos bastante grande, predominantemente na alta complexidade. E o AGHUse dá todo esse suporte para o funcionamento do hospital, que além da parte assistencial tem toda a parte de ensino, pesquisa e a gestão”, explicou.

Na Rede Estadual de Saúde de Mato Grosso, a implementação do sistema começou no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, em abril de 2024. Atualmente, o sistema também está em operação no Hospital Estadual Santa Casa e nos Hospitais Regionais de Rondonópolis e de Sinop. Em breve, ele entrará em funcionamento no Hospital Central e no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).

As discussões e atividades no “III Encontro Nacional AGHUse” buscam fortalecer a comunidade, permitindo a absorção de conhecimento sobre modelos e soluções práticas.

Nesta quinta-feira (4.12), foram realizadas as palestras “IA com o Avanço das Ferramentas em Cloud”, “Cases de Sucesso na Governança de Projetos AGHUse no HCPA” e “RNDS e Plataformas SUS Digital”, “Certificação de Softwares Hospitalares e o impacto Positivo desse Processo. “Tecnologias para a Saúde”, “Agilizando a Movimentação de Pacientes com Qualidade e Segurança”, “Saúde Pública” e “Saúde Digital”.

Veja Mais:  Com show e karaokê, MT Hemocentro realizará programação especial no Dia do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira (5.12), haverá uma reunião dos Comitês da comunidade AHGUse.

Saiba mais sobre a comunidade AGHUse

Os membros que fazem parte da comunidade AGHUse são: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), as Secretarias Estaduais de Saúde da Mato Grosso, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, a Força Aérea Brasileira, a Marinha, o Exército Brasileiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação Hospitalar e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), a Unimed Central do Brasil e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Para utilizar o sistema, é necessário que a instituição interessada faça seu ingresso na Comunidade AGHUse, por meio de um instrumento de cooperação ou prestação de serviços com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com outros membros já integrantes da comunidade ou com empresas credenciadas.

Ao ingressar na comunidade, a instituição compromete-se a contribuir com o desenvolvimento de melhorias para o sistema e, em contrapartida, recebe continuamente as novas versões atualizadas colaborativamente pelos integrantes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil prende enfermeiro investigado por abusar sexualmente de paciente após cirurgia

Publicado

A Polícia Civil prendeu, nessa quarta-feira (03.12), um enfermeiro, de 39 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma paciente, de 21 anos, no centro cirúrgico de um hospital de Cuiabá, no momento em que ela acordava após uma cirurgia.

A vítima foi internada no hospital no dia 29 de novembro, após sofrer um acidente de motocicleta, e submetida a uma cirurgia no braço direito para colocação de pinos no dia 02 de dezembro.

A cirurgia começou por volta das 16 horas e finalizou por volta das 18 horas. Porém, a vítima acordou durante o procedimento cirúrgico e conseguiu perceber toda a movimentação à sua volta. Ela somente não via, pois havia um pano cobrindo seu rosto, mas lembra da conversa dos médicos finalizando o procedimento.

No final, ficaram na sala de cirurgia apenas uma enfermeira e um enfermeiro. Pela fresta do lençol, a vítima afirma que viu a enfermeira de costas, organizando alguns instrumentos, e viu e sentiu o enfermeiro usando os dedos para tocar suas partes íntimas, usando luvas.

Segundo relato da vítima, com medo de ele seguir com o abuso, ela se mexeu e fechou as pernas, fazendo com que o suspeito cessasse o ato e pedisse para a enfermeira acordá-la. Em seguida, ela foi levada para uma sala de pós-operatório.

A vítima ficou com medo, mas, por fim, relatou o ocorrido ao hospital e, com apoio da equipe psicológica e da administração do hospital, denunciou o caso à Polícia Civil.

Veja Mais:  Detran alerta sobre sites falsos que usam nome do órgão para aplicar golpes

Prisão

Assim que acionada, a Delegacia Especializa de Defesa da Mulher de Cuiabá deu início às investigações do caso. A vítima e todas as testemunhas foram ouvidas e a delegada Judá Maali representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça.

Nessa quarta-feira (03.12), por volta das 17h30, ele foi preso em casa, no bairro Coophamil, em Cuiabá, e conduzido para a DEDM, onde foi ouvido, encaminhado para a audiência de custódia e ficou à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador e deputado definem área para novo Hospital Regional de Pontes e Lacerda

Publicado

O governador Mauro Mendes e o deputado estadual Valmir Moretto anunciaram, nesta quinta-feira (4/12), o local onde será construído o Hospital Regional do Oeste, em Pontes e Lacerda.

O anúncio foi feito no Palácio Paiaguás, com a presença do prefeito Jakson Bassi.

Com a decisão, o Estado agora pode avançar para os estudos e processos administrativos que vão abrir caminho para o início das obras.

“O deputado Moretto veio aqui umas 30 ou 40 vezes pedir por esse hospital. É justo reconhecer a insistência dele. Se Deus quiser, em breve vamos lançar a licitação para as obras começarem já em 2026″, relatou o governador, destacando o apoio do vice-governador Otaviano Pivetta e do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Moretto registrou que essa é uma demanda que vem sido estudada há muito tempo e que vai melhorar e muito o atendimento à saúde em toda a região

“Essa não é uma obra para um município, mas para todo o Oeste de Mato Grosso. 4 de dezembro se torna um dia histórico. Foram anos de espera, de idas e vindas e agora chegamos nessa decisão tão aguardada. Agradeço muito ao governador por acreditar nesse projeto”, afirmou Moretto.

Investimentos na Saúde

A construção do Hospital Regional do Oeste representa um avanço estrutural para dezenas de municípios que hoje precisam se deslocar centenas de quilômetros para atendimentos de média e alta complexidade.

Veja Mais:  Atletas amadores, profissionais e da Segurança Pública vencem corrida Sesc Homens do Fogo e levam R$ 8,3 mil em prêmios

O novo hospital integra o maior conjunto de obras hospitalares já realizado em Mato Grosso.

Atualmente, o Estado constrói quatro novos hospitais regionais — Alta Floresta, Tangará da Serra, Juína e Confresa — e ainda ergue dois grandes hospitais em Cuiabá (Hospital Central e Júlio Müller), sendo que o Hospital Central está prestes a ser inaugurado após 34 anos de obras paradas.

Todas as demais unidades de saúde estaduais também estão passando por reformas e modernizações profundas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana