Mato Grosso
Executivos da Bayer elogiam estratégias de segurança adotadas em Mato Grosso

As estratégias de inteligência, investigação e tecnologia adotadas pelas forças de segurança de Mato Grosso receberam elogios de executivos de Segurança Corporativa da Bayer. O reconhecimento ocorreu durante uma visita à sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) nesta quarta-feira (02.4).
“Mato Grosso é um dos principais pilares do agronegócio brasileiro, liderando a produção de grãos, carne e fibras, impulsionando a economia nacional, as exportações e atraindo investimentos em pesquisa e inovação por parte de empresas multinacionais do setor. No entanto, desafios como roubo de cargas, furtos, falsificações e contrabando exigem uma atuação estratégica e o Estado tem superado essas ameaças por meio de ações coordenadas de inteligência, investigações aprofundadas e segurança ostensiva”, afirmou o diretor de Segurança Corporativa, Daniel Miranda.
Nos últimos quatro anos, a empresa, que possui 11 unidades em Mato Grosso, transportou R$ 15,8 bilhões em produtos em 24 mil viagens, registrando apenas uma ocorrência de roubo em 2022. O resultado coloca Mato Grosso como o Estado com o menor índice de roubos nos registros históricos da empresa no Brasil.
“Investimentos em videomonitoramento integrado, câmeras com tecnologia analítica, delegacias especializadas e parcerias público-privadas reforçam a segurança de produtores e da indústria, fortalecendo o setor e consolidando Mato Grosso como referência em Segurança Pública. Nós, da Bayer, reconhecemos e agradecemos esses esforços e reafirmamos nosso compromisso com ações conjuntas para avançarmos ainda mais nos resultados positivos”, acrescentou Joy Rodrigues, gerente de Segurança Corporativa.
Os executivos vieram de São Paulo e, em reunião com o Segurança Pública, coronel PM César Roveri e o adjunto de Inteligência, Valter Furtado, conheceram os trabalhos realizados pela Sesp como o programa Tolerância Zero às invasões de terra e o Vigia Mais MT.
“Esse intercâmbio de informações com o setor privado é um avanço importante para fortalecer a segurança nas cadeias logísticas e operações corporativas em Mato Grosso. Saber que o esforço do Governo do Estado em garantir segurança vai além do transporte de produtos e reflete na redução dos índices criminais em toda a comunidade demonstra a importância da integração e da tecnologia para o Estado. Esse reconhecimento da Bayer reforça a importância de uma segurança pública baseada em inteligência, beneficiando toda a sociedade mato-grossense”, destacou o secretário Roveri.
Durante a visita, também foram apresentados dados do Observatório de Segurança Pública, que apontam reduções nos índices de criminalidade nos últimos quatro meses, em comparação ao mesmo período de 2023 e 2024. Os registros mostram queda de 58% nos roubos de carga, 20% nos furtos de carga e 43% nos roubos de insumos agrícolas.
O secretário adjunto destacou que os executivos também conheceram o Setor de Inteligência da Sesp e elogiaram a atuação da Segurança Pública de Mato Grosso. “Eles vieram conhecer as boas práticas do Estado porque a Bayer também possui um setor de inteligência e busca entender melhor as estratégias adotadas aqui. Além disso, conheceram os programas da Sesp e manifestaram interesse em aderir ao Vigia Mais MT”, afirmou Valter Furtado.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Uma missão internacional articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou um passo estratégico rumo à abertura do mercado chinês para o DDG – subproduto da indústria de etanol de milho, utilizado como suplemento proteico na alimentação animal. O movimento pode redefinir o futuro da cadeia produtiva no estado, maior produtor nacional de etanol à base de milho.
A articulação começou na China, com a servidora pública estadual Ariana Guedes, que atua no país asiático. Foi ela quem recebeu o contato inicial do grupo Donlink, gigante chinesa do setor agroindustrial, interessada na importação de pulses – como gergelim e feijões – e, principalmente, do DDG mato-grossense. A partir desse contato, a Sedec passou a intermediar a missão da empresa ao Estado, com apoio do IPIM, Instituto chinês de promoção comercial da região de Macau.
A comitiva da Donlink desembarcou em Cuiabá no domingo (13.4) e, em apenas três dias, visitou instalações, conheceu o setor produtivo e firmou três memorandos de entendimento, com a própria Sedec, com a Associação dos Cerealistas de Mato Grosso (Acemat) e, por fim, com a Bioind (Associação das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), este último assinado nesta quarta-feira (16.4), com a presença do secretário César Miranda.
“É um momento histórico para Mato Grosso. Estamos com uma grande empresa chinesa e com a BioInd, assinando um memorando de entendimento da venda do DDG fabricado em Mato Grosso, produzido nas usinas de etanol de milho e cana de açúcar, para o grupo chinês. É a abertura do mercado para o nosso DDG, o mercado chinês, e consequentemente, toda a Ásia. Esse é o trabalho do Governo de Mato Grosso unindo a iniciativa privada brasileira e a iniciativa privada chinesa”, disse o secretário.
A assinatura do memorando com a Bioind tem um valor estratégico, pois pode ser usado pela Donlink como argumento oficial junto ao governo chinês para acelerar a abertura do mercado ao DDG brasileiro. Hoje, a China consome cerca de 7 milhões de toneladas por ano do produto, mas não importa o DDG do Brasil por falta de acordo sanitário entre os países.
“O papel da Sedec foi de articulação e ponte entre os interesses da empresa chinesa e o setor produtivo de Mato Grosso. Em pouco tempo, promovemos encontros com instituições como a Famato, Imea, Aprofir Brasil, Sebrae e empresa”, destacou o coordenador de Comércio Exterior da Sedec, Leonardo Figueredo.
Para o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o entendimento firmado nesta missão é um marco.
“Ao trabalharmos pela abertura do mercado para o DDG, fomentamos toda a cadeia produtiva do etanol. Mostramos para os investidores que Mato Grosso tem mercado, competitividade e que o DDG também pode ser um ativo de valorização”, afirmou.
Lobo reforça que o Estado já lidera a produção nacional de etanol de milho, respondendo por cerca de 80% da produção do país, e que novas oportunidades podem impulsionar a instalação de mais plantas industriais.
A expectativa agora é que o memorando sirva de base para tratativas diplomáticas. Uma missão brasileira deve visitar a China ainda em maio, e há também movimentações para que autoridades chinesas venham ao Brasil.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Bombeiros resgatam corpo encontrado por pescadores no rio Apiacás

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde de quarta-feira (16.4), um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado boiando no rio Apiacás, no município de Paranaíta (a 839 km de Cuiabá).
A equipe da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) foi acionada por volta do meio-dia, após pescadores avistarem o corpo à deriva e comunicarem o ocorrido.
Os bombeiros se deslocaram até o local e realizaram a retirada do corpo d’água. No entanto, devido ao estado de decomposição do corpo, não foi possível identificar a vítima ou determinar seu sexo no momento do resgate.
O corpo foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Alta Floresta, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários para a identificação da vítima e para esclarecer as circunstâncias da morte.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Desenvolve MT apresenta linhas de crédito na Norte Show e reforça apoio ao produtor rural

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso marcou presença durante os quatro dias da Norte Show, em Sinop, feira do setor de tecnologia e fomento ao agronegócio.
A equipe da agência realizou atendimento de empresários no estande do Governo do Estado apresentando as linhas de crédito, principalmente o crédito rural como oportunidade de crescimento e melhoria para os negócios da região norte.
Com foco na agropecuária, a feira é uma oportunidade de novas possibilidades, como é o caso do pecuarista Ricardo Gomes. Ele procurou o estande para conhecer as linhas de crédito e entender melhor de que forma poderia fomentar o seu negócio com o crédito.
“Estamos vendo o que a Desenvolve MT proporciona, conhecendo mais sobre as linhas de crédito. Estamos interessados em adquirir os maquinários, tratores e implementos e queremos saber o que nós, pecuaristas, e produtores de áreas rurais, podemos conseguir”, explicou o produtor.
A Desenvolve MT disponibiliza cinco linhas de crédito, todas com foco no fortalecimento dos negócios mato-grossenses. Entre elas, destaque para a linha rural, voltada ao financiamento de itens novos ou seminovos destinados ao uso nas atividades do setor agropecuário.
Durante a feira, o diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT, Hélio Tito Simões de Arruda, ressaltou a importância do atendimento realizado no estande da agência, como forma de aproximar soluções financeiras do público empreendedor rural.
“Nós estamos na Norte Show para fomentar a economia do Estado de Mato Grosso. Há uma grande procura de crédito, em especial um grande número de produtores procurando crédito rural. Nosso trabalho está sendo explicar como esse processo funciona para eles, os juros, as condições e os itens financiáveis”, destaca.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a Sedec unida, durante a feira, com todos os órgãos do Governo do Estado para apoiar o desenvolvimento e fortalecer a economia local, e a Desenvolve MT traz uma novidade para o setor agropecuário com a linha de crédito rural.
“A Desenvolve MT, que só trabalhava com o foco no espaço urbano, entrou no meio rural também. Com isso, ela está em busca de apoiar o pequeno e o médio produtor, que precisam de recursos para adquirir máquinas e equipamentos”, destacou.
Além dos atendimentos realizados durante a Norte Show, a Desenvolve MT também aproveitou a feira para estreitar laços com empresários e instituições do setor, visando novas parcerias e oportunidades de negócios.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/04/2025 - 19:05
Santa Casa de Rondonópolis emite esclarecimento sobre emenda parlamentar de R$10milhões
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis10/04/2025 - 22:52
Câmara Municipal empossa servidores no dia que marca 100 dias de gestão
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas