Lucas do Rio Verde
Gestão da Agricultura e Meio ambiente é modelo em projetos do Selo de Origem e Campo 365
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde apresentou para instituições e entidades do setor, em reuniões desta semana no Paço Municipal, iniciativas de sucesso como o Selo de Origem e o projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar. Os encontros foram com a Embrapa, Fundação Rio Verde, Empaer, secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (SP) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Na reunião com a Embrapa, Fundação Rio Verde e Empaer, os grupos abordaram sobre a execução do Campo 365 e itens que serão necessários, como treinamentos internos, capacitação, visitas técnicas, espaço para exposição no Show Safra e intercâmbios técnicos.
A Prefeitura oferecerá profissionais para executar as capacitações, maquinários e manutenção da área de experimentos na Fundação Rio Verde. As cadeias para aprimoramento serão a fruticultura e a olericultura que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, cafeicultura com a Empaer e a transferência e tecnologia sob os cuidados da Embrapa.
O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de Pesquisas, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.
O próximo encontro foi uma reunião com o Secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade de Itapeva (SP), Paulo Martins. Ele e sua equipe conheceram de perto o trabalho da Agricultura Familiar, área ambiental na área da agricultura, e realizaram a visitação com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde.
O secretário municipal, Paulo Nunes, também recebeu a visita da equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que conheceu o Selo de Origem e, na ocasião, o núcleo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que foi criado para auxiliar os municípios na adesão e implantação do sistema. Eles também conheceram os projetos De Olho no Óleo, Lucas Legal e Patrulha Mecanizada.
Lucas do Rio Verde
Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.
Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.
De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.
Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.
A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.
Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.
Lucas do Rio Verde
Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.
O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.
Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.
No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.
Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.
Entrega dos kits de corrida
Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.
Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.
A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.
No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.
O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.
(Foto: Ascom Prefeitura)
Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.
Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.
O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.
Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/
-
Rondonópolis28/07/2026 - 11:14Prefeitura enquadra Residencial Vida Nova em programa de incentivos habitacionais e concede isenções fiscais
-
Rondonópolis29/07/2026 - 17:29Marisvaldo se afasta do cargo e suplente assume vaga na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis29/07/2026 - 17:4752ª Exposul apresenta seis leilões para aquisição de gado de corte, touros e equinos
-
Rondonópolis28/07/2026 - 10:55Rota exclusiva para ônibus, táxis e aplicativos reforça segurança e mobilidade na 52ª Exposul
-
Rondonópolis29/07/2026 - 16:06Prefeitura de Rondonópolis abre dispensa de licitação para aquisição de boneco fantasia de iguana
-
Política MT29/07/2026 - 17:23Léo Bortolin fecha julho entre os mais citados para deputado estadual em MT
-
Mato Grosso30/07/2026 - 10:51BNDES registra R$ 442,5 milhões em financiamentos aprovados para renovação de frota de caminhões e de ônibus em Mato Grosso
-
Política MT28/07/2026 - 13:53TRE manda jornalistas apagarem notícia contra candidata Luciana Horta após ação por violência política de gênero






