Mato Grosso
Governador cumpre agenda em dez municípios do Araguaia, Noroeste e Norte de MT
Na quinta-feira (27), o governador e comitiva cumprirão agenda em Querência, Porto Alegre do Norte, Confresa e Sinop. Na sexta-feira (28), Mauro Mendes estará em Colniza, Aripuanã, Juruena, Castanheira, Juína. A programação da comitiva termina no sábado (29), em Ipiranga do Norte.
Confira abaixo a agenda completa:
Quinta-feira, 27/06
7h50 – Chegada em Querência
8h15 – Inauguração do asfalto novo da MT-243
9h30 – Chegada em Porto Alegre do Norte
9h45 – Inauguração da quadra poliesportiva da Escola Estadual Quirino de Souza
10h15 – Inauguração do asfalto novo das Avenidas Perimetral e Sebastião Pereira
11h15 – Chegada em Confresa
– Vistoria às obras de construção do Hospital Regional do Araguaia
12h – Evento de assinaturas. Local: Espaço Prime
– Assinatura da ordem de serviço para asfaltar ruas do bairro Jardim Éden
– Assinatura da autorização para licitar a reforma do aeródromo
15h30 – Chegada em Sinop
16h – Assinatura da ordem de serviço para duplicação e recuperação de asfalto da BR-163. Local: KM 831 da BR-163, ao lado do Cristo Redentor de Sinop (acesso pela Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro São Cristóvão)
Sexta-feira, 28/06
7h50 – Chegada em Colniza
8h – Vistoria às obras de asfaltamento na Avenida Belo Horizonte
8h15 – Vistoria às obras de construção da Estação de Tratamento de Água e entrega de títulos de escrituras definitivas de imóveis
9h – Vistoria nas obras de asfalto novo na MT-418, sentido Aripuanã
11h – Inauguração da Ponte sobre o Rio Loreto
11h30 – Inauguração do asfalto novo na MT-208
12h – Chegada em Aripuanã
– Inauguração da nova unidade descentralizada da Sema
12h30 – Inauguração da Ponte sobre o Rio Aripuanã
12h45 – Almoço com lideranças. Local: Balneário Oásis
13h30 – Vistoria às obras de asfaltamento da MT-208, sentido Juruena
15h – Chegada em Juruena
– Vistoria do asfaltamento nos bairros Cidade Alta e Bela Vista
15h15 – Reunião com lideranças. Local: Praça municipal
15h45 – Vistoria das obras de asfaltamento da MT-170, sentido Castanheira
17h25 – Chegada em Castanheira
– Vistoria às obras de construção do ginásio poliesportivo municipal
18h05 – Entrega da recuperação do asfalto da MT-170, sentido Juína
18h45 – Chegada em Juína
Sábado, 29/06
8h20 – Chegada em Ipiranga do Norte
8h30 – Vistoria às obras de asfaltamento de ruas do bairro Rio Branco
8h40 – Vistoria em obras de recuperação de asfalto em bairros do município
8h50 – Inauguração do asfalto novo da MT-010
9h30 – Retorno para Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis03/08/2026 - 08:12Exposul começa hoje com expectativa de recorde de público
-
Rondonópolis03/08/2026 - 12:43Liquidaqui consolida Rondonópolis em uma grande campanha de consumo local
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Agro News03/08/2026 - 13:43Falta de aviso sobre seguro agrícola pode gerar indenização ao produtor
-
Artigos03/08/2026 - 14:08A cidade começa na calçada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano








