Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Governador destaca importância profissional e compromisso dos policiais militares

Publicado

O governador Pedro Taques destacou a importância do policial militar para a sociedade e o compromisso assumido por esses profissionais, durante a aula inaugural do 30º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD) – Tecnólogo em Segurança Pública, realizada nesta quarta-feira (02.12).

Na presença de 726 alunos soldados e demais autoridades civis e militares, o governador falou sobre a meta do Governo do Estado de tornar a Polícia Militar do Estado uma das melhores do país. “Quero aqui assumir o compromisso de transformar as forças de segurança pública de Mato Grosso em uma das melhores do Brasil. Não somente em equipamentos, materiais que vamos adquirir, mas, sim, no respeito que cidadão terá ao ver um policial militar nas ruas, nos bairros, nas cidades”, disse Taques.

Durante a palestra, ao discorrer sobre a Constituição Federal, o governador indagou os alunos sobre os motivos que levam um cidadão a cometer um crime. Duas foram as explicações: consenso sobre a falta de oportunidade e comportamento de confronto com as regras impostas a todos, como ganância, corrupção e maldade.

“São nesses momentos, em que a falta de oportunidade ou a maldade de um cidadão leva-o à prática do crime, que vocês terão que fazer cumprir o que prega a Constituição Federal”, disse Taques, destacando sobre o compromisso de o policial estar à serviço da sociedade.

O comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, também falou sobre o papel social do policial, bem como a dedicação que esse profissional deve ter diante da sociedade. “A Polícia Militar não é um emprego, não é estabilidade, não é um simples trabalho. É muito mais que isso. É comprometimento. É abdicar da família em prol da sociedade. É amar a farda”, disse Zaqueu, ao dar as boas-vindas aos alunos soldados.

Veja Mais:  "É fundamental que o produtor acompanhe cada passo do processo após o cadastro no CAR", afirma secretária adjunta em palestra

O 30º CFSD conta com 1.336 alunos matriculados, sendo 726 no núcleo regional de Cuiabá e 610 em outros 13, distribuídos pelo interior do Estado (Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Sorriso, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Juína, Primavera do Leste e Vila Rica).

Serão dez meses de curso, totalizando 1.850 horas/aula. Dentre as disciplinas que serão aplicadas estão: Direito, Administração, Psicologia, Educação Física, Busca Pessoal, Técnica Geral de Policiamento, Tiro e Abordagem.

Ao final, já formados, os novos soldados receberão o certificado de tecnólogo em segurança pública. Dentro do catálogo de cursos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o CFSD conquistou, nessa segunda-feira (1º), o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação.  

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Sine Estadual disponibiliza mais de 2,9 mil vagas de emprego em Mato Grosso nesta semana

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Polícia Militar prende homem que ameaçou clientes de bar com arma de fogo

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Lei permite que Detran-MT gerencie taxa de financiamento de veículos
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana