Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Governo de MT nomeia 235 aprovados no concurso da Polícia Civil

Publicado

O Governo de Mato Grosso nomeou 235 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Judiciária Civil (PJC) para os cargos de escrivão e investigador. As nomeações foram oficializadas por meio do Ato nº 625/2026, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, na segunda-feira (30.3).

Do total de convocados, 113 são para o cargo de escrivão de polícia, sendo 103 em ampla concorrência e 10 em vagas reservadas para pessoas pretas e pardas (PPP). Já para o cargo de investigador de polícia, foram nomeados 122 candidatos, todos em ampla concorrência.

Os convocados fazem parte do cadastro de reserva do concurso realizado em 2022. A medida tem o objetivo de reforçar o efetivo da segurança pública e ampliar a capacidade investigativa no Estado.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Basílio Bezerra, a convocação significa um reforço na segurança no Estado. “A nomeação desses 235 novos servidores demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização do serviço público. Estamos ampliando o quadro da Polícia Civil com profissionais qualificados, o que contribui diretamente para investigações mais eficientes e um atendimento mais ágil à população”, pontuou.

De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, a nomeação dos 235 servidores faz parte do pacote de medidas integradas para combater facções criminosas e outros grupos criminosos, além de fortalecer a defesa do cidadão mato-grossense, reforçando a segurança pública no Estado.

Veja Mais:  PM prende dois por tentativa de roubo com tiroteio e quatro feridos no bairro Dom Aquino

“O ingresso de novos policiais civis busca reforçar a demanda crescente por investigações qualificadas e ampliar a capacidade de resposta da instituição. A entrada desses profissionais representa um avanço significativo para a Polícia Civil**, garantindo** maior eficiência nas apurações em todo o Estado de Mato Grosso”, destacou a delegada-geral.

A convocação integra a política do Governo do Estado de fortalecimento das forças de segurança, com ampliação do efetivo e melhoria na prestação de serviços à população. A expectativa é que os nomeados cumpram as próximas etapas administrativas e de formação antes de iniciarem as atividades nas unidades da Polícia Civil em Mato Grosso.

Acesse a LISTA COMPLETA dos convocados.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia investiga ameaça de massacre em escola cívico-militar em Rondonópolis

Publicado

Imagem ilustratva criada por IA

Uma adolescente de 13 anos foi identificada como responsável por ameaças direcionadas a escola cívico-militar Professora Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis na tarde desta quinta-feira (9). O caso foi descoberto após levantamento realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI), que tomou conhecimento de mensagens com teor de ataque contra alunos e colaboradores da unidade escolar.

Conforme informações, as ameaças foram feitas por meio de um perfil em rede social, aparentemente falso, que marcava a escola e continha mensagens alarmantes sugerindo um possível ato violento. A partir da análise de dados cadastrais, como e-mail e número telefônico vinculados ao perfil, foi possível chegar à identificação da menor, apontada como autora das publicações.

Diante da denúncia, uma equipe policial se deslocou até o endereço da adolescente, onde ela foi localizada. No momento da abordagem, a menor estava sozinha na residência. Posteriormente, familiares foram acionados e compareceram ao local.

Segundo relato do pai, ele já tinha conhecimento da situação, embora a adolescente tenha negado inicialmente a autoria das ameaças. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, acompanhados por um conselheiro tutelar.

O aparelho celular utilizado pela menor foi apreendido e encaminhado para perícia, a fim de subsidiar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

O caso segue em apuração. As autoridades reforçam que qualquer tipo de ameaça em ambiente escolar é tratada com rigor e destacam a importância da denúncia e da atuação rápida para prevenir situações de risco.

Veja Mais:  Polícia Civil apura com rigor e 100% dos feminicídios são resolvidos em Mato Grosso

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar lança mais uma edição da Operação Tolerância Zero na noite desta quinta-feira (9)

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (9.4), o lançamento de mais uma edição da Operação Tolerância Zero, em Cuiabá. A ação será realizada a partir das 18h30, na rotatória da Avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.

A operação será liderada pela coronel Grasielle Paes, que assumiu a função de Subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, nesta quinta-feira (9/4), e acontece em conjunto com a Operação Metrópole Segura, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

As ações contam com o apoio da Cavalaria, da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), das Forças Táticas do 1º e 2º Comandos Regionais e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Serviço | Lançamento Operação Tolerância Zero

Data: 9.4 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Rotatória da avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil aumenta em 700% a conclusão de investigações preliminares sobre crimes fiscais em Mato Grosso
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende em Cuiabá mais dois envolvidos em roubo a residência em Lucas do Rio Verde

Publicado

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (9.4), a Operação Res Furtivae para cumprimento de ordens judiciais contra criminosos envolvidos em um violento roubo ocorrido no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Lucas do Rio Verde.

Na operação, foram cumpridos, em Cuiabá, dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão decretados pela Justiça com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Lucas do Rio Verde.

Ao todo, três suspeitos de participação no roubo já foram presos, um deles na época dos fatos e outros dois agora, durante a operação.

O roubo ocorreu na manhã do dia 13 de dezembro, no bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde. Na ocasião, dois criminosos pularam o muro lateral e invadiram uma residência, utilizando o acesso por uma casa abandonada ao lado do imóvel.

No momento da invasão, a esposa do morador retornava para casa e foi surpreendida pelos suspeitos. Segundo relatos, os criminosos agiram com agressividade, exigindo dinheiro, joias e outros pertences de valor. Durante a ação, aparelhos celulares da família foram quebrados para evitar rastreamento.

Após o crime, os suspeitos fugiram levando um veículo Fiat Uno. O automóvel foi localizado posteriormente abandonado às margens da MT-485, nas proximidades do entroncamento com a BR-163, após diligências realizadas pela Guarda Municipal.

Veja Mais:  Em Cáceres/MT, PRF detém caminhoneiro portando anfetamina

As investigações iniciaram logo após o roubo e avançou ao longo dos últimos meses, sendo que um dos suspeitos foi preso ainda em dezembro, pouco tempo depois o crime. Com o aprofundamento das investigações, outros dois envolvidos foram identificados como participantes da ação criminosa.

Com base nos elementos apurados, a delegada da Derf de Lucas do Rio Verde, Paula Moreira Barbosa, representou pelas ordens judiciais contra os investigados, que foram deferidas pela Justiça e cumpridas, nesta quinta-feira (09).

“As investigações seguem em andamento para identificar possíveis outros envolvidos e esclarecer completamente os fatos”, destacou a delegada.

Res Furtivae

O nome da operação, Res Furtivae, tem origem no latim e significa “coisa furtada”, expressão utilizada no meio jurídico para se referir a bens provenientes de crime, destacando o foco da ação policial na responsabilização dos envolvidos e recuperação dos objetos levados.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana