Policial
Mais de mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio se formam no Proerd em Cuiabá

O Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd), vinculado à Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), realizou, na manhã desta segunda-feira (23.6), a cerimônia de formatura de mais de mil alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. A solenidade ocorreu na Igreja Presbiteriana Central de Cuiabá.
Somente neste ano, 118 escolas do Estado foram atendidas pelo Proerd. Além disso, foram realizados 116.564 atendimentos, 13.601 alunos formados e 30 cidades de Mato Grosso atendidas. O programa da PMMT foi instituído no ano de 2000 e, desde então, já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes.
De acordo com o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, o programa tem como objetivo prevenir e combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, e diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar.
“O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escolas e famílias com intuito de preparar crianças e jovens para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto visa, ainda, estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, declarou o tenente-coronel Darwin.
O cronograma visa levar informações por meio atividades e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e em situações como bullying e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.
“O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida”, ressaltou.
Durante a solenidade, houve a leitura de algumas redações dos alunos que foram destaques sob o tema de prevenção às drogas. Samuel Rodrigo, do 7º ano, contou que conheceu o programa, após o primo fazer parte em um outro colégio. “Eu gostei muito das atividades e dos conhecimentos que adquirimos com o Proerd, sobre como dizer não às drogas e os malefícios que podem trazer à nossa saúde”, contou.
Milenna Emanuelo Santana, do 8º Ano, também comemorou a formatura do Proerd, ressaltando a importância do combate às drogas. “Podemos perceber o quanto as drogas destroem as nossas vidas, podendo ser um caminho sem volta e fazermos perdemos oportunidades que nunca poderão voltar”, frizou.
Professora da Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins, Izilda Simone, enalteceu o trabalho educacional do Proerd e afirmou que há uma melhora no comportamento dos alunos em sala de aula. “O Proerd é de suma importância na vida desses jovens acadêmicos e sem sombra de dúvida o foi alcançado. Nós percebemos que desde o período das atividades educacionais, houve uma melhora no desempenho escolar dos estudantes”, comemorou.
Presente na solenidade, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o trabalho do Proed de prevenção à violência, combate às drogas e o trabalho do Governo do Estado em garantir uma Educação de qualidade para os mais de 320 mil estudantes das 360 unidades escolares em Mato Grosso.
“Queremos que avance e cresça mais escolas aptas para receberem o Proerd, que tem mudado a vida de crianças e jovens. Na educação, nada se faz sozinho, temos um grande time de servidores e professores levando educação de qualidade para todos os cantos de Mato Grosso. Estamos trabalhando para que nossas escolas sejam ainda mais atrativas e acolhedoras. Esse trabalho conjunto da Polícia Militar é extremamente importante para fazer a diferença. O caminho da educação é o caminho mais promissor que existe”, enfatizou Alan Porto.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressalta a importância do programa como uma das iniciativas da instituição para o acolhimento dos jovens para boas práticas e afastamento do caminho das drogas e da criminalidade.
“A Polícia Militar busca sempre atuar de diversas maneiras para alcançar crianças e adolescentes para orientarmos no caminho do bem e afastá-los da criminalidade e o Proerd é uma dessas iniciativas tradicionais, onde atuamos há anos levando conhecimento para esses jovens sobre a importância de se combater o uso de drogas e álcool. Quando vemos o alcance do programa estamos vendo que é possível fazer o combate a prevenção ao uso e tráfico de drogas por meio do diálogo e da educação, levando esses jovens ao caminho do bem de maneira segura”, completou o comandante-geral da PMMT.
Fonte: PM MT – MT

Policial
Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em São José do Rio Claro

Policiais militares do município de São José do Rio Claro prenderam em flagrante um homem, de 55 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste sábado (12.7). Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre .22 e dez munições do mesmo calibre.
Durante patrulhamento, os policiais receberam uma denúncia por populares de que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em via pública. De imediato os policiais realizaram buscas na região do local do fato.
Em seguida, os militares identificaram um veículo, com as mesmas características informadas, em frente a um bar. Os policiais entraram no local e solicitaram que o proprietário do veículo se apresentasse, fazendo a abordagem ao homem.
Com ele, foi localizado um revólver calibre .22 e dez munições do mesmo calibre, sendo duas deflagradas. Questionado sobre os disparos, o suspeito, que apresentava sinais de embriaguez, relatou à PM que efetuou os tiros por diversão.
Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Militar prende homem que agrediu companheira com golpes de faca em Sinop

Policiais militares do 11º Batalhão prenderam um homem, de 44 anos, por lesão corporal motivado por violência doméstica, na tarde deste sábado (12.7), em Sinop. O suspeito foi preso em flagrante após agredir sua companheira com uma faca depois de uma discussão.
A equipe policial foi acionada por funcionários do Posto de Saúde Municipal devido uma mulher ter dado entrada no atendimento com ferimentos no braço. No local, a vítima relatou que mantém uma relação afetiva com o suspeito e que foi agredida com diversos golpes no corpo todo e ferida com uma faca no braço, sendo socorrida pelos vizinhos.
A mulher ainda ressaltou que o homem estava sob efeito de uso de entorpecentes e com sinais de embriaguez no momento da agressão
Em buscas pelo agressor, a equipe policial se deslocou até a zona rural da cidade, com acesso pela MT-422, e localizaram o homem. Questionado sobre a agressão, o suspeito confirmou que teve uma briga com a vítima e que a mandou embora da casa, mas não mencionou o ataque com faca.
Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, para as providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil prende 3 integrantes de facção com armas e drogas em Guarantã do Norte

A Polícia Civil prendeu em flagrante três homens investigados por integrarem uma facção criminosa. As prisões foram na noite de sexta-feira (11.7), no município de Guarantã do Norte, e com eles foram apreendidas duas armas de fogo e várias porções de maconha e cocaína.
Um dos suspeitos, de 28 anos, é apontado como liderança da facção e vinha sendo procurado pois estava com a prisão preventiva decretada pelo juízo da Comarca de Sinop.
Além de preso por cumprimento do mandado judicial, o criminoso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Os outros dois homens foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A ação coordenada pela Delegacia Regional de Guarantã do Norte, decorreu das diligências investigativas que resultaram na identificaram de um endereço, no bairro Jardim Guaranorte, onde o foragido poderia estar.
Diante das suspeitas os policiais civis passaram a monitorar o local, quando na noite de sexta-feira (11) avistaram um indivíduo com as mesmas características do foragido saindo do imóvel.
Imediatamente foi realizada a abordagem do alvo e com ele encontradas porções de entorpecentes. Dentro da casa estavam os outros dois envolvidos, na posse de mais drogas e duas armas de fogo.
Conforme investigação, os presos são investigados por participação ativa no tráfico de drogas na região de Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo. O foragido também é suspeito de envolvimento direto, em pelo menos uma tentativa de homicídio e alguns homicídios consumados no município de Peixoto de Azevedo, juntamente com outros membros da facção.
Diante do flagrante os três homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, interrogados e autuados em flagrante delito, bem como dado cumprimento à ordem judicial de prisão em desfavor do líder da facção.
A Polícia Civil reafirma o seu compromisso com a segurança pública e segue com as investigações visando a desarticulação completa da facção instalada na região norte de Mato Grosso.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Esportes08/07/2025 - 18:30
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis07/07/2025 - 23:48
Em reunião tumultuada, prefeito Cláudio Ferreira anuncia o fechamento da Coder e apresenta proposta para servidores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 12:48
Inscrições para a Cavalgada da 51ª Exposul seguem abertas
-
Rondonópolis08/07/2025 - 18:12
Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 00:32
Vereador Investigador Gerson pediu abertura da CEI na Coder
-
Rondonópolis06/07/2025 - 17:24
CEI da Câmara convoca presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa para oitiva
-
Rondonópolis07/07/2025 - 11:45
“Olho no olho”: Prefeito Cláudio Ferreira se reunirá com servidores da Coder
-
Rondonópolis07/07/2025 - 11:50
Câmara realiza sessão solene para entrega de moções a policiais militares nesta segunda (07)