conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Cidades

Ministra diz que Cuiabá será capital nacional da menina ao conhecer Programa Siminina

Publicado

Crédito: Willian Meira/MMFDH

Clique para ampliar

Durante a audiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na última terça feira (15.10), a ministra Damares Alves disse à primeira-dama Márcia Pinheiro que Cuiabá será “a capital nacional da menina”. A afirmação foi feita após a apresentação do Programa Siminina à equipe ministerial do Governo Federal.

A equipe da Prefeitura de Cuiabá apresentou o vídeo institucional do programa que existe há mais de 20 anos, além de disponibilizar o press kit com todas as ações voltadas às mais de mil meninas atendidas pelo munícipio.

“Que incrível esse programa. Eu acredito muito que precisamos trabalhar na infância, promover uma revolução cultura. O Brasil é o pior país da América Latina para se crescer menina e ver projetos como esse me faz ter esperança. Cuiabá pode será a capital nacional da menina nesse caminho”, afirmou.

A atual administração municipal tem empregado outra roupagem no Siminina desde o início da gestão. Antes visto pelos pais e responsáveis como apenas um local de recreação infantil no contra turno para deixar seus filhos, hoje o programa passa a contar com o maior conjunto de ações de sua história.

“Preocupamos em promover atividades e ações que impactarão na vida dessas meninas no futuro para que possam se tornar grandes mulheres, com maior independência e empoderamento. Essa também é uma política voltada à mulher porque estamos trabalhando na base, como a ministra falou, promover uma revolução cultura é necessária na infância”, disse a primeira-dama.

Veja Mais:  Nasf cria projeto para cuidar dos servidores da saúde

As atividades realizadas nas 16 unidades espalhadas pela cidade conta com aulas de ballet, inglês, plantio de hortifrúti, artesanato, alfabetização (reforça escolar), fanfarra, judô, dança regionais, entre muitos outros.

O atendimento pela cidade passou de 980 simininas, em 2017, para 1.200 meninas, em 2019, com a inauguração da unidade rural do Distrito do Sucuri e a ampliação da unidade Santa Izabel que passa atender a região do Jardim Fortaleza.

Além disso, a sensibilidade da primeira-dama, baseada em cartas escritas por Simininas de último ano, fez a prefeitura estender o atendimento até os 15 anos (antes até os 14) onde no último ano é feito o trabalho de capacitação profissional com cursos de informática básica e intermediária, o chamado Siminina Digital.   

Comentários Facebook

Cidades

Nasf cria projeto para cuidar dos servidores da saúde

Publicado


.

Os servidores da saúde municipal de Sinop estão sendo assistidos pela equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB) – gerido pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) – por meio do projeto Cuidando de quem Cuida. Os profissionais estão recebendo atendimento individual psicológico e participam de grupos de pilates, auriculoterapia, arteterapia, roda de terapia integrativa e, ainda, desenvolvem trabalhos com hortaliças e jardinagem.

Conforme a assistente social Lidionete Pedrina Borges de Sales, o intuito do projeto é fortalecer o emocional e ampliar o bem estar dos servidores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. “Todo o trabalho iniciou após ouvir os anseios deles e assim estamos dando sequência neste projeto, sempre abrindo espaço para que todos os envolvidos possam participar trazendo sugestões e somando no crescimento desta ação”, explica Lidionete.

Os atendimentos são realizados na Academia da Saúde. O local também é aberto para que os grupos realizem atividades físicas, obedecendo todas as medidas de prevenção ao contágio por coronavírus.

As Unidades Básicas de Saúde também são parceiras do projeto. No posto Primaveiras está sendo desenvolvida uma horta de ervas medicinais. “O trabalho com a terra tem muitos benefícios à saúde, relaxa, é uma fonte de energia e alegria”, acredita a assistente.

O primeiro encontro de roda terapia foi realizado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade Violetas. Além da assistência social, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação social e física.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Prefeito se reuniu com vereadores para tratar de projetos para o município

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

Publicado


.

Pela quinta vez durante a Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis vai realizar a distribuição das doses para os caminhoneiros. A partir das 8 horas desta quinta-feira (28), a Pasta vai estar no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, saída para Cuiabá. A aplicação da vacina vai ocorrer até acabarem as doses.

“Este ano, promovemos várias ações para vacinação contra H1N1 voltadas aos caminhoneiros em virtude deles fazerem parte de um público-alvo itinerante. Então, repetindo o evento em datas diferentes damos a oportunidade deles se vacinarem, já que, se em uma dessas ocasiões o profissional não estiver na cidade, pode estar em outra”, esclarece a gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Gilceny Machado.

Está prevista para amanhã a distribuição de 150 doses. Além da imunização, a Pasta também estará realizando testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

“Já temos vários casos de motoristas com coronavírus”, lembra Gilceny, que explica: “Essa vacina não combate a Covid-19. Porém, como os sintomas das duas doenças são semelhantes, ao se vacinar, o indivíduo se protege contra o vírus Influenza e, com isso, elimina o diagnóstico de H1N1 caso apresente os sinais dessas doenças”.

Trabalhando com esse esquema de exclusão da Influenza e como a imunização acontece após duas semanas de tomada a vacina, com essa mobilização, a Saúde, além de facilitar a identificação da Covid-19 no paciente, também ajuda a reduzir a aglomeração nos postos de saúde.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Prefeitura finaliza reconstrução de ponte que foi danificada na zona rural

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeitura realiza transmissão online da prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020

Publicado


.

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Finanças, realizou na tarde de terça-feira (26), a Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2020. Além de ser presencial, a prestação de contas foi pela primeira vez transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura. A medida foi tomada como forma de prevenção e não propagação do novo Coronavírus (Covid-19). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, às 15h30 da tarde.

Em meio à pandemia mundial do novo Cornavírus (Covid-19), as lives em redes sociais por instituições públicas e privadas, vêm sendo apropriadas como uma ferramenta de aproximar e levar informação para à população, além disso, é um meio de evitar aglomerações e a propagação do vírus.  A iniciativa da transmissão ao vivo segue orientação 04/2020 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e as medidas de prevenção do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e os decretos Estaduais 424/462/2020 e Municipais 27/41/43/2020.

O objetivo da apresentação e avaliação das metas em Audiência Pública é uma exigência estabelecida pelo Artigo 9º, paragrafo 4 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que possibilita um espaço transparente e democrático para os munícipes e aos poderes públicos. Em tempos de pandemia, a transmissão ao vivo pelo Facebook da à oportunidade para que todos participem.

Estiveram presentes na Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2020, o prefeito Egon Hoepers, as secretárias de Finanças Marlene Carnelocci, de Assistência Social Adriana Nogarolli Borsato, de Saúde Raquel Neves de Oliveira, os vereadores Amarildo Nicolau de Borba, Nelci Venturini Dal ´Oglio e Rosalina de Souza Oliveira, e o Contador do executivo municipal, Alan Reis.  

As metas fiscais do 1º Quadrimestre de 2020 foram apresentadas pelo assessor contábil Juliano Maestro, da ForGov Consultoria, que apresentou as expectativas, demonstração e avaliação dos números.

Os participantes presenciais da Audiência Pública respeitaram as orientações preventivas da Covid-19, como uso obrigatório de máscara, distância de 2,00 mts (metros) uma da outra, evitaram aglomerações, e utilizaram o álcool em gel na entrada do local do evento.

Audiência Pública teve a duração de 01 (uma) hora, e estava aberta para perguntas que possibilitou a participação de internautas e os que estavam presentes na audiência. A live contou com a colaboração do espaço e equipamentos da Câmara de Vereadores. Você pode assistir a transmissão na página oficial do da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Trivelato, no Facebok/Prefeitura Trivelato/Audiência Pública e no canal do Youtube/PrefeituraTrivelato/AudiênciaPública.

 

Veja Mais:  Maioria dos pacientes com Covid-19 em Campo Verde apresenta sintomas leves da doença
Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana