Mato Grosso
MT Hemocentro divulga agenda de coletas de sangue para o mês
No mês em que se celebra a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial dos Doadores de Sangue, o MT Hemocentro, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulga as coletas de sangue e sensibiliza novos parceiros para as doações. Com o apoio do serviço móvel do Hemobus, o banco de sangue público intensifica o ritmo das doações e amplia a coleta externa para outros municípios.
Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, o MT Hemocentro, em parceria com a TV Centro América e com o idealizador do grupo denominado “Os Últimos”, Marcelo Modesto, organiza a participação dos atletas doadores de sangue na Corrida de Reis.
Os doadores, que já participam da corrida “Os Últimos”, terão a oportunidade de concorrer, neste ano, a 300 inscrições para a Corrida de Reis, doadas pela TV Centro América.
Para obter a inscrição, o interessado deverá comparecer ao MT Hemocentro, entre esta terça-feira (31 de maio) e sexta-feira (03 de junho), para fazer a doação de sangue, com uma camiseta do grupo “Os Últimos” – entre as que foram distribuídas de 2016 a 2021. Os doadores deverão fazer registro de foto ou vídeo e enviar para a TV, para que seja divulgado em um dos programas de jornalismo da emissora.
“Logo após a doação e o lanche, os doadores devem procurar a Gerência de Doação para se inscrever na Corrida e receber outras orientações. Entre os 300 doadores, cinco serão sorteados para correr entre os atletas do Pelotão de Elite, grupo VIP de corredores que inicia a corrida. A entrega dos kits será no dia 15 de junho, em local e horário a ser definido e amplamente divulgado pela TVCA”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
A coleta interna de doações é permanente, na sede do MT Hemocentro, e ocorre mediante agendamento. O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Ações externas
Entre esta quarta-feira (1º de junho) e sexta-feira (03/06), haverá coleta externa no município de Jaciara, em parceria com a Prefeitura. A coleta será feita pela equipe do Hemobus durante todo o dia.
No período de 06 a 10 de junho, a coleta externa será em Várzea Grande, com o apoio da Prefeitura. A coleta será feita pela equipe do Hemobus durante o dia todo.
No dia 13 de junho, a equipe do Hemobus coletará doações na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nos períodos da manhã e da tarde. No dia seguinte (14.06), a coleta externa será realizada na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), também durante o dia todo.
Entre os dias 21 e 23 de junho, o Hemobus estará atendendo os moradores do município de Juara. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
O calendário de coletas externas do mês de junho será finalizado com o deslocamento do Hemobus, no período de 27 a 29 junho, até a sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, com atendimento ao público em geral, além dos servidores da justiça.
“As parcerias são muito importantes para a manutenção dos estoques de sangue do MT Hemocentro. Precisamos de mais doações, para suprir a demanda da rede hospitalar e as entidades parceiras exercem um papel importante no chamamento de possíveis doadores”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Onde doar no interior
No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link.
O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha
-
Rondonópolis28/09/2026 - 07:38Vereador Wesley Cláudio e família são alvos de criminosos durante invasão a residência em Rondonópolis
-
Rondonópolis28/09/2026 - 08:59Participação das famílias e solidariedade marcam a 5ª edição da Corrida da Unimed de Rondonópolis
-
Rondonópolis28/09/2026 - 11:41Após ataque a vereador, prefeito Cláudio Ferreira afirma que reforçou segurança e diz que “linha foi ultrapassada”
-
Rondonópolis28/09/2026 - 09:08“Quem tem telhado de vidro não joga pedra”, dispara vereador Mauro Campos contra Reydner Souza durante bate-boca na Câmara de Rondonópolis






