Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Novos dirigentes de Procons Municipais participam de capacitação técnica em Cuiabá

Publicado

Os novos dirigentes de Procons Municipais de Mato Grosso estão, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.9), em Cuiabá, participando da Capacitação Técnica de Procons Municipais. Promovida pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a formação tem o objetivo de capacitar os novos gestores que assumiram a coordenação de Procons Municipais em 2025 e garantir a continuidade, a uniformidade e a eficiência das ações de defesa do consumidor no Estado.

A formação continuada dos Procons Municipais é uma ação permanente do Governo de Mato Grosso, prevista em Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é capacitar os Procons Municipais para desenvolverem um trabalho técnico e eficiente, voltado à resolução dos conflitos nas relações de consumo, com base no Código de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (CDC).

“A capacitação visa também fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, com o alinhamento e planejamento de ações e estratégias conjuntas destinadas ao enfrentamento de práticas que violam às legislações consumeristas”, salientou a secretária adjunta e conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Durante a abertura oficial, a coordenadora de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon Estadual, Maria Cândida Crotti, lembrou que a atuação dos Procons é cada vez mais necessária frente à vulnerabilidade do consumidor na contratação de serviços e aquisição de produtos.

Veja Mais:  Força Tática recupera veículo roubado e prende integrante de quadrilha em Várzea Grande

“Todo o consumidor é por lei considerado vulnerável no mercado de consumo. Isso porque ele está em situação de desvantagem frente ao fornecedor. Antes do CDC, o amparo ao consumidor só existia com base no Código Civil, mas consumidores e fornecedores eram considerados iguais. O CDC trouxe posturas inovadoras que norteiam as relações de consumo e que são os pilares que sustentam a defesa do consumidor. Um desses pilares é o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor”, explicou Maria Cândida.

Após a abertura, o evento prosseguiu com formação sobre ‘Práticas de atendimento ao consumidor’, com o coordenador de Atendimento e Orientação do Procon Estadual, Euzimar Siqueira. Origem do sistema Proconsumidor; conceitos básicos de acesso ao sistema; atendimentos – consulta, denúncia e reclamação; registro e realização de audiências; monitoramento de demandas registradas; decisão de cadastro e emissão de relatórios foram os temas trabalhados.

A capacitação, que acontece na sede do Procon Estadual, continuou à tarde com a palestra ‘Conceitos Básicos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) e boas práticas de atendimento’; com a secretária adjunta Cristiane Vaz e a coordenadora Maria Cândida Crotti.

Para a coordenadora do Procon de Juína (746 km de Cuiabá), Lilian Vieira de Oliveira, a capacitação é importante para qualificar o trabalho dos Procons Municipais.

“Estou na coordenação do Procon de Juína há quatro meses. Vim buscar orientação sobre a conduta do dia a dia do nosso trabalho, especialmente em relação às reclamações dos consumidores e como elas devem ser encaminhadas administrativamente pelo Procon, frente às mais diferentes situações vivenciadas no mercado de consumo. A formação é de extrema importância para qualificar o nosso trabalho”, afirmou.

Veja Mais:  Governo apresenta proposta para quitar salários atrasados da Santa Casa

Nesta sexta-feira (19), a formação seguiu pela manhã com palestra sobre ‘Audiências de Conciliação e Processo Administrativo Sancionador’, com o conciliador do Procon-MT, Jeferson Neves Alves, que tratou da organização das audiências de conciliação e instauração do processo sancionador pelos Procons.

Agora à tarde estão sendo abordados os temas ‘Gestão de Processos e Documentos: expedição de documentos e notificações’, com a coordenadora de Gestão de Processos e Documentos, Michelle Lorna; e ‘Tutela administrativa do consumidor: a fiscalização no Procon-MT, com o superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Ivo Vinícius Firmo.

O Procon Estadual está localizado na Av. Gen. Ramiro de Noronha, nº 294, no bairro Jardim Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

BR-163 terá interdição total para detonação de rochas em Guarantã do Norte no dia 29 de abril

Publicado

Foto- Assessoria

Na próxima quarta-feira, 29 de abril de 2026, a BR-163 terá interdição total no km 1109, em Guarantã do Norte (MT), das 10h45 às 12h45 (Horário do Mato Grosso), para a realização de detonação de rochas. O procedimento integra as obras de correção de traçado na Serra do Cachimbo, executadas pela Via Brasil BR-163.

Essa é a segunda detonação realizada durante o mês de abril, outras cinco estão previstas com intervalo médio de uma semana entre elas. Antes de cada operação, a concessionária realizará ampla divulgação das interrupções temporárias do tráfego.
A Via Brasil BR-163 reforça a importância de que os motoristas respeitem a sinalização provisória, sigam as orientações das equipes no local e evitem aglomerações nas proximidades durante a atividade. Para maior comodidade e segurança, recomenda-se o planejamento da viagem fora do período de interdição.

Sobre as obras

Com investimento de R$ 16 milhões, a obra de correção de traçado irá suavizar três curvas localizadas na Serra do Cachimbo, proporcionando maior visibilidade e segurança aos motoristas. A intervenção contribuirá para a redução de acidentes e tombamentos no trecho.

A previsão de conclusão é outubro de 2026. Fora os momentos pontuais de detonação, não haverá interdições prolongadas, e todo o trecho permanecerá devidamente sinalizado, com orientação permanente aos usuários da rodovia.

Comentários Facebook
Veja Mais:  CGE lança novo canal de atendimento da Ouvidoria nesta sexta-feira (15)
Continue lendo

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Força Tática recupera veículo roubado e prende integrante de quadrilha em Várzea Grande

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Governo de MT inaugura centro de descarte de equipamentos eletrônicos nesta quarta-feira (29)

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana