Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (7.7), a formatura de 125 novos policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que reforçarão os trabalhos da Segurança Pública, especialmente no interior do Estado. O reforço dos novos policiais civis faz parte das medidas integradas do Governo do Estado para combater as facções criminosas.

Após seis meses de curso técnico-profissional da Academia de Polícia (Acadepol), onde passaram por aulas teóricas e práticas de diferentes disciplinas, os novos policiais estão preparados para exercer suas funções em diferentes regionais do Estado. Com a formatura dos servidores, a atuação da Polícia Civil ganha um reforço de 28 delegados de polícia, 28 escrivães e 69 investigadores.

O governador Mauro Mendes destacou que os novos policiais estão preparados para proteger a sociedade. “O trabalho, a dedicação e o esforço permitiram que vocês chegassem até aqui. O Estado de Mato Grosso é, hoje, dentre os estados brasileiros, o que realiza o maior investimento em segurança pública ao longo dos últimos cinco anos. Em relação àquilo que nós arrecadamos e investimentos em efetivo e compra de equipamentos de tecnologia para a polícia, criamos as melhores condições de trabalho e de combate à criminalidade aos nossos servidores”, destacou.

O diretor da Acadepol, delegado Fausto Freitas, frisou a importância do significativo reforço ao efetivo da Polícia Civil, que certamente trará reflexos diretos na qualidade e na eficiência de serviços prestados à população, especialmente dentro do programa Tolerância Zero, promovido pelo Governo do Estado, com foco no enfrentamento, às facções criminosas.

Veja Mais:  Polícia Militar lança operação Tempestade e Raio na Região Metropolitana nesta sexta-feira (21)

“Aos novos policiais, a responsabilidade é grande, mas a recompensa é maior ajudar pessoas e combater a criminalidade. Preservar a ordem, promover a paz social são tarefas que conferem um profundo sentido à nossa missão. Ser policial civil não é apenas um ofício, é um compromisso de vida, uma vocação, por isso se sintam orgulhosos por ingressar nessas carreiras nobres e por fazerem parte da instituição”, disse.

A delegada-geral, Daniela Maidel, disse que a formatura marca o nascimento de uma nova geração de delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso que fortalecerá toda a Segurança Pública do Estado.

“Somos a instituição responsável por desvendar crimes, conduzir investigações e responsabilizar criminosos por seus atos. Cada geração de policiais civis representa uma possibilidade de renovar e fortalecer nossa instituição e vocês trazem consigo novas ideias, energia e perspectivas que com certeza, enriquecerão o nosso trabalho”, disse a delegada-geral.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel PM Héverton Mourett de Oliveira, destacou a eficiência do curso técnico-profissional da Academia de Polícia Civil de Mato Grosso, que vem desenvolvendo um trabalho de excelência, formando profissionais cada vez mais técnicos e especializados, que fazem a diferença para atuação da Segurança Pública no Estado.

“Vemos que na Polícia Civil de Mato Grosso os recursos são muito bem aplicados, muito bem geridos por políticas claras de um governo de Estado que quer fazer os seus enfrentamentos, mas tudo isso não seria suficiente se não tivéssemos profissionais técnicos e altamente qualificados, que tornam a instituição uma das melhores do país no combate à criminalidade”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública.

Veja Mais:  Dupla é prea logo depois de roubar estabelecimento comercial em Rondonópolis

Presente no evento, a senadora Margareth Buzetti, falou sobre as leis e projetos de lei que vão auxiliar a Segurança Pública no combate a atuação e responsabilização de criminosos, especialmente envolvidos em feminicídios e pedofilia.

“Estamos vivendo no país, na política, na economia, uma falência moral nas atitudes do ser humano e isso nós temos que combater diariamente. Não podemos admitir mais que essas coisas aconteçam e precisamos fazer leis claras, que não deixem dúvida, e que realmente punam os autores desses crimes”, frisou a senadora.

Enfatizando a importância dos investimentos em Segurança Pública, o deputado estadual, Max Russi, parabenizou o governador Mauro Mendes e a delegada-geral, Daniela Maidel, pela formatura dos novos policiais e pelo olhar diferenciado para o segmento tão importante atualmente, que é a Segurança Pública.

“Parabéns porque sabemos que para toda decisão são muitas reuniões e realmente os investimentos têm sido um grande diferencial na Segurança Pública. Foram investimentos em armamento, estrutura, capacitação e tecnologia, tudo isso sem deixar de realizar outros investimentos importantes para a sociedade. Isso sem sombra de dúvida, é muito importante, são decisões acertadas no governo que vem avançando em todas as áreas”, destacou o deputado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial

Gaeco cumpre mandado na PCE contra facção criminosa

Publicado

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cáceres deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação “Mãos da Lei” contra a facção criminosa Comando Vermelho, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A investigação teve início após um réu fazer um gesto com as mãos que remeteria à sigla associada à facção Comando Vermelho, na presença de autoridades, durante audiência realizada em Cáceres.

O gesto chamou a atenção das autoridades e foi interpretado como possível demonstração de vínculo com organização criminosa, além de desrespeito à autoridade. Diante disso, a magistrada responsável pela audiência encaminhou o caso ao Gaeco, juntamente com imagens que comprovam o gesto do réu.

A partir dessas informações, o Gaeco iniciou diligências para apurar a relação do investigado com atividades criminosas na região.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, na Penitenciária Central do Estado (PCE), foram recolhidos cadernos e anotações manuscritas que podem indicar formas de organização e comunicação interna de facções criminosas em Mato Grosso.

A operação contou com o apoio de equipes do Gaeco de Cuiabá, além do Grupo de Intervenção Rápida, do Canil e do Núcleo de Inteligência da unidade prisional.

O nome da operação, “Mãos da Lei”, faz alusão à resposta das autoridades diante da conduta investigada, reforçando a atuação do Estado no combate ao crime organizado.

Veja Mais:  Polícias Civis de MT e RN cumprem mandados contra grupo envolvido em fraude eletrônica em plataforma de e-commerce

O Gaeco é uma força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Continue lendo

Policial

Operação contra facção termina com dois mortos em confronto em Rondonópolis

Publicado

GARRAS o braço operacional da Polícia Civil do MS

Dois suspeitos apontados como integrantes da facção criminosa Comando Vermelho morreram durante um confronto com equipes do Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (GARRAS), na manhã desta quinta-feira (11), em Rondonópolis.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Leviatã, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para combater integrantes de organizações criminosas envolvidos em crimes graves.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, ao cumprir um dos mandados em um imóvel utilizado como esconderijo da facção, os agentes teriam sido recebidos a tiros por dois investigados. Houve troca de tiros e ambos foram baleados.

Os suspeitos chegaram a ser socorridos e encaminhados para atendimento médico, porém não resistiram aos ferimentos.

No local, os policiais apreenderam armas de fogo e porções de entorpecentes com características semelhantes à maconha.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa e desarticular sua estrutura de atuação na região.

Veja Mais:  Polícia Militar lança operação Tempestade e Raio na Região Metropolitana nesta sexta-feira (21)
Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas

Publicado

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas -

A Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (11.6) a Operação Valquíria, com objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico interestadual de drogas e a utilização de mulheres na logística de transporte de entorpecentes entre estados e para o interior do sistema prisional.

Ao todo, estão sendo cumpridos 27 ordens judiciais, sendo nove mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão domiciliar e nove ordens de bloqueio de contas bancárias, limitadas ao valor de R$ 500 mil por investigado.

As medidas cautelares foram deferidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com parecer favorável do Ministério Público, diante dos robustos elementos de prova reunidos ao longo da investigação.

As ordens judiciais são cumpridas simultaneamente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis, além de unidades do sistema prisional mato-grossense, onde parte dos investigados se encontra custodiada e, mesmo encarcerada, continuava exercendo funções de comando e coordenação das atividades criminosas.

As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) apontaram a existência de uma estrutura criminosa organizada voltada ao tráfico de drogas, cuja logística era operacionalizada por mulheres recrutadas para realizar viagens interestaduais transportando substâncias entorpecentes.

Além disso, as investigações identificaram que o grupo era responsável por  promover o ingresso de drogas em estabelecimentos prisionais e realizar a comunicação entre integrantes presos e membros que atuavam em liberdade.

Veja Mais:  Núcleo de atendimento a vítimas de violência doméstica da Central de Flagrantes de VG passa por revitalização

Conforme apurado, lideranças da facção criminosa determinavam e coordenavam as ações ilícitas a partir do interior das unidades prisionais, utilizando aparelhos telefônicos e terceiros para manter a cadeia de comando ativa.

As mulheres investigadas desempenhavam papel fundamental na engrenagem criminosa, atuando no transporte de drogas, repasse de valores, recrutamento de novas integrantes e execução de tarefas logísticas indispensáveis à manutenção do tráfico.

Valquíria

O nome da operação faz referência às Valquírias da mitologia nórdica, figuras femininas encarregadas de cumprir missões e realizar a ligação entre diferentes mundos. De forma análoga, a investigação identificou que mulheres eram utilizadas pela organização criminosa para conectar integrantes presos e em liberdade, transportando drogas, valores e informações necessárias à continuidade das atividades ilícitas.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana