Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Policiais militares de três estados iniciam 10º Curso de Operações da Rotam

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, deu início ao 10º Curso de Operações Rotam (COR), na manhã desta quinta-feira (5.2), em Cuiabá. O curso é voltado para padronização de ações táticas e conta com a participação de 50 policiais militares de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

O curso tem duração prevista para três meses com carga horária de 800 horas/aula, consolidado como referência na capacitação tática especializada da Polícia Militar de Mato Grosso. Também tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais.

O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, explicou que toda a capacitação ajuda os profissionais de segurança pública para atuarem no patrulhamento tático motorizado e em situações críticas de segurança pública, como o combate criminalidade, ao tráfico de drogas e a outros eventos de alta complexidade.

“Nessas ocorrências, faz-se necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados para a resolução de crises e o restabelecimento da ordem pública, por meio de uma modalidade de policiamento especializado, caracterizada pela superioridade técnica e tática, pelo uso proporcional da força e pela aplicação de conhecimentos específicos de patrulhamento urbano, rural e do emprego de tecnologias menos letais”, enfatiza o tenente-coronel.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre ordens judiciais no DF contra investigado por furtar carteira de criptomoedas de morador de MT

O curso possui matriz curricular própria, contemplando disciplinas essenciais à formação operacional, doutrinária, física e intelectual do policial militar, sendo as principais: Doutrina de Rotam, Educação Física Militar, Patrulhamento Urbano e Rural, Noções de Ações Táticas e de Choque, Armamento e Munições, Tiro Policial, Técnicas Menos Letais, Defesa Pessoal, Noções de Emergência Médica, Gerenciamento de Crises e Negociação de Primeiro Contato, Direitos Humanos, Legalidade da Ação Policial, além do Estágio Supervisionado.

O comandante-geral em exercício da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Willian Dorileo, destacou a importância do curso, que completa 20 anos de existência neste ano, e desejou boas vindas a todos os alunos que participam de todo o processo de capacitação.

“Temos 20 anos de história desse curso, que chega a sua 10ª edição com muita história e bons resultados, pois o Batalhão de Rotam é o responsável pelo combate diário às facções criminosas, combate à violência, ao reforço ao policiamento em áreas de maiores incidências criminais e ocorrências complexas, operações de choques e diversas outras missões. Vocês representarão e serão líderes que estarão atuando em momentos mais críticos e responsáveis pelo primeiro atendimento a essas ocorrências importantes. Todas essas técnicas serão usadas, principalmente, para a proteção do cidadão, mas também para os próprios senhores e reduzir os riscos aos operadores dessas ocorrências”, completou o coronel.

A aula inaugural contou com a palestra do coronel da reserva remunerada da PM, José Antônio Gomes Chaves, que falou sobre a história da Rotam.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre mandado contra ex-tabelião que forjou documento em Jaciara

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Pedido de soltura de bombeiro acusado de atirar contra residência é negado em Rondonópolis

Publicado

A tentativa da defesa de transferir para o regime domiciliar o bombeiro militar, acusado de disparar contra uma residência em Rondonópolis (MT), foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, da Terceira Câmara Criminal, manteve a prisão preventiva do militar, que buscava o atual companheiro de sua ex-namorada. Os advogados pleiteavam a substituição da pena por prisão domiciliar combinada com monitoramento eletrônico e tratamento psiquiátrico, alegando que o acusado sofre de transtornos mentais e necessita de acompanhamento especializado.

O episódio, ocorrido na noite de 2 de abril, gerou pânico entre os moradores da região. Conforme os autos, uma testemunha relatou à Polícia Civil que precisou correr para se proteger com o filho pequeno nos braços assim que os tiros começaram. No local do atentado, a perícia recolheu oito cartuchos deflagrados de calibre 12, e o cão da família acabou baleado na perna. O bombeiro foi identificado por meio de câmeras de segurança e, posteriormente, apresentou-se à delegacia com o auxílio de um sargento da corporação, resultando em uma denúncia formal pelos crimes de disparo de arma de fogo e maus-tratos a animais.

Ao avaliar o pedido de habeas corpus, o desembargador considerou a prisão preventiva legítima e necessária para a garantia da ordem pública, dada a gravidade da conduta do agente. O magistrado destacou que o tribunal de segunda instância não poderia atropelar a análise do juiz de origem em Rondonópolis, que ainda avalia a aplicação de medidas cautelares alternativas. Além disso, o argumento defensivo sobre a demora na realização da perícia psiquiátrica — agendada apenas para agosto — não foi conhecido nesta ação, sob a justificativa técnica de que não se deve misturar debates sobre a legalidade da prisão com a celeridade de exames de insanidade mental em um mesmo recurso.

Veja Mais:  Polícia Militar prende suspeito após ameaçar esposa e filho de morte em Primavera do Leste

Apesar de manter a detenção, o Judiciário demonstrou atenção às condições de saúde do réu. No despacho, o desembargador determinou que a direção da unidade prisional onde o militar está encarcerado preste informações detalhadas, no prazo legal, sobre a estrutura de atendimento interno. O estabelecimento penal deverá esclarecer se dispõe de profissionais habilitados nas áreas de psicologia e psiquiatria, se o paciente já está recebendo o devido acompanhamento especializado e qual tem sido a sua resposta clínica ao tratamento oferecido.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na segunda-feira (25.5), um incêndio que atingiu três carretas que estavam estacionadas no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-163, em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foi acionada após o fogo começar em uma das carretas e se alastrar para os outros dois veículos, que estavam vazios no momento da ocorrência. Conforme informações no local, as chamas tiveram início no veículo estacionado ao centro e se propagaram rapidamente para as carretas ao lado devido à proximidade entre elas.

Quando os bombeiros chegaram, o incêndio já estava em grandes proporções. Os militares iniciaram imediatamente o combate às chamas e conseguiram controlar e extinguir o fogo, evitando que o incêndio atingisse estruturas próximas ao posto de combustíveis.

Após a extinção das chamas, a equipe realizou o trabalho de rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança da área. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mulher é presa pela Polícia Civil por tráfico de drogas
Continue lendo

Policial

Suspeitos são detidos por tráfico de drogas após resistência à abordagem policial em Alto Garças

Publicado

Durante patrulhamento em Alto Garças, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia anônima informando sobre um possível ponto de comércio de entorpecentes em uma residência localizada na Avenida Mato Grosso, abaixo de um supermercado nesta terça-feira (26).

Ao chegar ao local, os policiais perceberam forte odor de maconha vindo da residência. Durante a abordagem, um dos suspeitos desobedeceu às ordens da equipe policial e avançou em direção aos militares com a mão na cintura, sendo necessário efetuar dois disparos de arma de fogo para cessar a possível agressão.

Na sequência, o suspeito retirou um aparelho celular da cintura e o arremessou ao chão, danificando o objeto, vindo posteriormente a se deitar no solo. Outro suspeito também apresentou resistência, retirando um objeto da cintura e o lançando sobre o telhado de uma residência vizinha. Apesar das buscas realizadas, o material não foi localizado. A terceira suspeita colaborou com a ação policial.

Durante buscas no imóvel, os policiais localizaram três porções análogas à maconha, um rolo de papel filme utilizado para embalo da substância, três aparelhos celulares e a quantia de R$ 704,50 em espécie.

Todos os suspeitos, bem como os materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alto Garças para as providências cabíveis.

Nenhum dos suspeitos foi atingido pelos disparos, sendo todos apresentados sem lesões corporais.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil prende integrante de organização criminosa envolvido em roubo de R$ 820 mil em Caviar
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana