Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Prefeita Flávia Moretti faz balanço de ações durante visita de ministro interino

Publicado

O fortalecimento e a assistência técnica aos pequenos produtores possibilitaram a diversificação de cultivos. Muitos agricultores estão inserindo – e com sucesso – o plantio de melancia, melão, mandioca, psicultura e maracujá, fora os cursos de boas práticas para manipulação e preparo de matérias-primas

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), o ministro interino do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Irajá Lacerda. Durante a reunião, a prefeita elencou que sua gestão apoia a agricultura familiar e vem fortalecendo a assistência técnica e atenção aos pequenos produtores. “Estamos realizando ações para incentivar nossos produtores, pois a agricultura familiar é essencial para o Município, seja na merenda escolar, seja na economia local”, conta a prefeita.

Ainda como destaca, a troca de conhecimento tem possibilitado diversificação de cultivos, muitos agricultores estão inserindo – e com sucesso – o plantio de melancia, de melão, mandioca, psicultura e maracujá, fora os cursos de boas práticas para manipulação e preparo de defumados, derivados do leite e de cortes específicos para aves e suínos. “Fora isso, ampliamos a Feira da Família que é um braço de vendas entre quem produz e quem consome, contribuindo para a diversificação da produção e garantindo que tudo chegue mais acessível e fresco ao consumidor”.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, Várzea Grande mudou de filosofia de atendimento ao setor em Várzea Grande e já colhe, literalmente, resultados.

Veja Mais:  Veja o que irá funcionar no feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição

“O fortalecimento da agricultura familiar tem sido uma das prioridades da atual gestão, garantindo melhores condições de produção, geração de renda e desenvolvimento sustentável para a zona rural de Várzea Grande. Avançamos, mas queremos avançar ainda mais no setor”, declara.

O ministro interino do Mapa, Irajá Lacerda, declarou que o gabinete estará sempre aberto ao Município. “Várzea Grande é o segundo maior município de Mato Grosso e, com toda certeza, precisa e merece todo apoio possível do governo federal”, pontua.

A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Governo, Silvio Fidélis. “Várzea Grande tem se articulado e tido sucesso tanto na esfera Estadual e Federal. A prefeita Flávia Moretti tem feito um corpo a corpo com os representantes e obtendo excelentes resultados”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Cidades

Posse da nova secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, empossa nesta segunda-feira (16) a nova titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Maria Fernanda Figueredo.

A solenidade será realizada na Secretaria Municipal de Educação, às 8h30, seguida de entrevista coletiva à imprensa.

A nova secretária foi nomeada na última sexta-feira (13), com publicação no Diário Oficial do Município.

Maria Fernanda é educadora efetiva da rede municipal há 23 anos. Pós-graduada em Educação Infantil e Gestão Escolar, é pesquisadora associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora das redes pública e privada e possui experiência na gestão de programas e projetos educacionais.

Ao longo da carreira, também atuou como gerente regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na região Centro-Oeste e na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Além da atuação na educação, Maria Fernanda é escritora e sócia-fundadora da Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento (Lírios), entidade que presidiu até 2023 e na qual atualmente segue colaborando como voluntária.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Ambulatório do HMC passa a atuar como fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação em Cuiabá
Continue lendo

Cidades

Secretaria de Saúde debate padronização na distribuição de leites e fórmulas nutricionais

Publicado

Nutricionistas da rede municipal de saúde estiveram reunidas com o superintendentes da Atenção Secundária à Saúde, Vitor José Carvalho, para discutir uma nova estratégia de organização do fluxo de distribuição de leites e fórmulas nutricionais destinadas aos pacientes assistidos pelas unidades vinculadas à pasta. O encontro contou também com a participação do superintendente da administrativa, assessoria de gabinete, assessora jurídica e as nutricionistas.

A proposta é padronizar e centralizar o processo de controle e distribuição desses insumos, que atendem crianças, adolescentes e adultos, internados ou assistidos pela saúde, conforme suas necessidades nutricionais específicas. Os produtos são utilizados por pacientes acompanhados por serviços como o EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), SAE (Serviço de Assistência Especializada) e pelo Pronto-Socorro, entre outras unidades da rede.

Atualmente, a distribuição ocorre de forma descentralizada entre os serviços, o que muitas vezes gera dificuldades para identificar rapidamente onde determinado tipo de leite ou fórmula está disponível quando o estoque de uma unidade se esgota. Com a nova estratégia, a equipe estuda a criação de um fluxo padronizado com um ponto central de controle e consulta de estoque, por meio de sistema eletrônico, permitindo que as unidades verifiquem a disponibilidade dos produtos e façam a solicitação de forma mais ágil.

De acordo com a nutricionista Beatriz Camarinho, a iniciativa busca tornar o processo mais organizado e eficiente para garantir que os pacientes não fiquem sem o suporte nutricional necessário.

Veja Mais:  Emanuel classifica morte de ex-governador como crime bárbaro

“Estamos trabalhando para estruturar um fluxo único de distribuição, com controle centralizado das fórmulas especializadas. Isso vai facilitar o acesso das unidades às informações de estoque e agilizar o atendimento aos pacientes que dependem dessas dietas específicas”, destacou.

O superintendente da Atenção Secundária, Vitor José Carvalho, reforçou que a medida também contribui para fortalecer a organização da rede assistencial, especialmente para os pacientes acompanhados em serviços especializados.

“Grande parte desses pacientes é acompanhada pela atenção secundária e terciária, e a organização desse fluxo é fundamental para garantir continuidade do cuidado e mais agilidade no atendimento. A padronização vai permitir melhor controle dos insumos e maior eficiência na distribuição”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a iniciativa faz parte das ações de aprimoramento da gestão interna dos serviços, com foco em melhorar os processos e assegurar que os pacientes tenham acesso contínuo aos insumos necessários para o tratamento nutricional.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Várzea Grande realiza “Mulheres em Movimento” com foco em direitos, proteção e valorização feminina

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na tarde desta sexta-feira (13), o evento “Mulheres em Movimento – Cultura, Direitos e Proteção”, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A ação reuniu mulheres atendidas pela rede socioassistencial do município e servidoras marcando as atividades alusivas ao mês dedicado às mulheres, com foco na valorização feminina, fortalecimento de vínculos e orientação sobre direitos.

A programação começou com a recepção e credenciamento das participantes, seguida da abertura oficial, que destacou a importância de ampliar espaços de acolhimento, informação e fortalecimento das mulheres dentro das políticas públicas municipais. Durante o evento, também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Viver Melhor, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de um momento cultural com homenagem poética às mulheres presentes.

Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pela comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Raissa Helena, que abordou os direitos das mulheres, a importância da rede de proteção e os principais canais de denúncia disponíveis para casos de violência. A palestra também abriu espaço para perguntas e orientações, aproximando as participantes dos serviços de segurança e proteção.

O evento contou ainda com um momento simbólico de valorização, com desfile das participantes, iniciativa voltada ao fortalecimento da autoestima e do protagonismo feminino. A programação incluiu também sorteio de brindes e um momento de confraternização, encerrando as atividades com integração entre as participantes e equipes da assistência social.

Veja Mais:  Entrega de uniformes marca início das comemorações dos 300 anos de Cuiabá

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do município em garantir acolhimento e orientação às mulheres.

“Este é um momento de fortalecimento, de escuta e de valorização das mulheres que fazem parte da nossa comunidade. A assistência social trabalha diariamente para garantir proteção, informação e acesso a direitos, e eventos como este ajudam a aproximar essas mulheres da rede de apoio existente no município”, afirmou.

A prefeita de Flávia Moretti ressaltou que a programação integra as ações da gestão voltadas à promoção da dignidade e do protagonismo feminino.

“Quando promovemos espaços como este, estamos reafirmando que as mulheres precisam ser ouvidas, acolhidas e valorizadas. O poder público tem o dever de fortalecer políticas que garantam proteção, autonomia e oportunidades. Este evento simboliza exatamente isso: união, informação e respeito às mulheres de Várzea Grande”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana