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Cidades

Prefeitura realiza a entrega de cestas básicas ás famílias carentes do município

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A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira (23), a entrega de 200 cestas básicas às famílias carentes do bairro José Carlos Guimarães. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela pasta, durante o decorrer do ano, e ampliada no mês de dezembro, para que mais famílias possam também comemorar o natal e as festas de fim de ano de uma forma mais tranquila.

A gerente do CRAS Jardim Glória, Dirce Freitas Matos Curado, disse que a entrega das cestas foi feita de forma tranquila e organizada, e não teve nenhuma intercorrência. “Todos os contemplados são acompanhados pela equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social e participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles foram devidamente cadastrados e aptos para receberem as cestas neste final de ano”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que essas famílias recebem mensalmente uma cesta básica para o reforço alimentar. “Muitos estão desempregados, outros impossibilitados de trabalhar por conta de enfermidades e de mobilidade. Eles são acompanhados por nossa equipe e são atendidos dentro da nossa capacidade de atuação”, informou a titular da pasta.

Ana Cristina destaca que a missão da Política de Assistência Social é trabalhar, incansavelmente, pelos menos favorecidos, e lembra que o município tem uma grande demanda de famílias que necessitam do auxílio do poder público, e que não conseguem se manter sem esse apoio. “Muitas famílias tiveram as vidas impactadas economicamente desde a pandemia, passando então a depender de nossa ajuda, outras vivem desajustes familiares e há também famílias de pessoas acamadas e que precisam ser assistidas, e mais que nunca necessitam de nosso apoio”.

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A gestora agradeceu a todos os servidores da pasta que não mediram esforços no atendimento às famílias carentes do município, principalmente, as equipes que atuaram no trabalho de entrega de cestas básicas – da Prefeitura Municipal, bem como das cestas de Natal enviadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso. “Foram dias exaustivos, muito suor derramado, mas a compensação foi ver o sorriso nos rostos das famílias beneficiadas. O trabalho de cada servidor nesta missão, foi essencial para garantir mais uma vez, que neste fim de ano, centenas de famílias carentes tenham comida na mesa”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Cidades

Flávia promove reunião inédita com a equipe de manobra do DAE

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Mais uma vez, prefeita faz história e já nos primeiros dias de mandato traz equipe de rua para seu gabinete para ouvir demandas e criar, juntos, estratégias que possam melhorar e fortalecer o abastecimento de água em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou na manhã desta terça-feira (14), reunião inédita com os 20 servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) responsáveis pelas manobras do abastecimento na cidade. O encontro, que contou com a participação do diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, e de outros diretores da autarquia, reforça o compromisso da gestão em promover uma administração participativa, transparente e eficaz.

Os servidores de manobra desempenham função essencial: eles operam milhares de registros espalhados por toda a cidade, abrindo e fechando manualmente os acessos aos bairros para direcionar o abastecimento conforme o cronograma estabelecido. Essa atividade é fundamental para garantir que a água chegue de forma organizada e eficiente às diferentes regiões de Várzea Grande.

Conforme a prefeita, o objetivo principal da reunião foi ouvir diretamente esses trabalhadores, compreender suas demandas, discutir formas de melhorar o abastecimento de água e garantir melhores condições de trabalho. Durante o encontro, a prefeita destacou a importância do diálogo com a equipe e o esforço contínuo para levar água a todos os bairros. Ela reforçou, junto aos servidores, a necessidade de fazer com que o DAE seja eficiente na entrega da água à população.

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“Ouvir quem está na linha de frente é essencial. Vocês conhecem a realidade do sistema melhor do que ninguém e são fundamentais para que possamos melhorar o abastecimento e oferecer água de qualidade à população. Contamos com vocês para contribuir com sugestões e apontar as dificuldades, pois essa troca é indispensável para o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Os servidores, responsáveis pela operação diária do sistema de manobra, destacaram a importância da reunião inédita. Muitos com mais de duas décadas na autarquia, tiveram hoje pela primeira vez, a oportunidade de serem convidados pelo Chefe do Executivo municipal para uma reunião, e melhor ainda: para serem ouvidos.

Segundo o técnico hidrometrista (manobrista), Matusael Silva de Oliveira, servidor do DAE há 7 anos, o momento foi histórico. “Nos sentimos acolhidos. Trabalhamos na ponta, no setor de distribuição, e é muito importante a prefeita nos ouvir e entender como funciona nosso trabalho. Somos uma das peças da engrenagem, e a reunião serviu para nos alinharmos ao que está acontecendo, expormos nossas dificuldades. Esse acolhimento nos aproxima da gestão e contribui não só para o nosso trabalho, mas também para o desenvolvimento do Município”, destacou Matusael.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reforçou o compromisso da autarquia com a modernização do sistema e a valorização dos servidores. “A prefeita tem acompanhado de perto todas as mudanças no DAE, sempre atenta às necessidades e cobrando resultados. Essa proximidade e atenção ao que a equipe tem a dizer mostram o quanto ela está comprometida em fazer de verdade história no abastecimento de água em Várzea Grande.”

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A reunião marcou um passo importante para fortalecer o diálogo interno no DAE e alinhar esforços em prol de um abastecimento mais eficiente e equitativo. “Estamos trabalhando intensamente para superar os desafios e garantir que a água chegue à casa de cada várzea-grandense”, concluiu a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Lucas do Rio Verde

Pesquisa sobre serviços públicos municipais encerra amanhã (15) em Lucas do Rio Verde

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Termina nesta quarta-feira (15), a pesquisa de opinião realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A população pode participar, de forma on-line, opinando sobre os serviços públicos. A ação busca identificar as necessidades e anseios específicos de cada bairro, além de direcionar melhorias nos serviços oferecidos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade, até o momento os bairros com maior taxa de respostas dos moradores são: Parque das Araras, Bandeirantes e Parque das Emas.

Já entre os bairros com menor participação estão o Jardim Imperial, Menino Deus e Vida Nova II.

Responda aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform.

A ação integra o programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que visa promover a cultura do planejamento dentro da administração pública municipal. Com base na Resolução Normativa nº 14/2022 do TCE/MT, o programa busca melhorar a qualidade dos serviços e os resultados das políticas públicas, com foco no bem-estar da população.

Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos da gestão municipal: oferecer serviços públicos de qualidade e com eficiência. Alinhada aos preceitos da Lei nº 14.129/2021, que promove inovação e participação cidadã, e da Lei nº 13.460/2017, que estabelece direitos dos usuários de serviços públicos, a pesquisa incentiva o envolvimento da comunidade no processo de gestão pública. A ação também está em conformidade com o artigo 27 da Emenda Constitucional nº 19/1998, que valoriza a transparência e a interação com os cidadãos.

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Como participar?

Todos os moradores de Lucas do Rio Verde podem contribuir respondendo a pesquisa, disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform. O questionário abrange diversos setores da administração pública, possibilitando que a população avalie os serviços prestados e ofereça sugestões para melhorias.

O resultado será utilizado para embasar o planejamento estratégico da Prefeitura, permitindo que as ações futuras reflitam as reais demandas da sociedade. Faça a sua voz ser ouvida e participe da construção de um município cada vez mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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Cidades

Secretaria de Saúde de Várzea Grande alerta população sobre a leptospirose

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Doença infecciosa aguda pode ser confundida com dengue, chikungunya, ou mesmo com a doença do carrapato

Com o período de chuvas, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande alerta a população sobre os cuidados necessários no combate à leptospirose. Os ratos são os principais reservatórios da doença e atuam como disseminadores da bactéria viva no meio ambiente. Sua urina pode contaminar água, solo e alimentos tornando fontes de infecção. No Município dois casos foram confirmados sem maiores complicações aos pacientes.

Como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, a leptospirose pode ser confundida com doenças como dengue, chikungunya e a doença do carrapato. “É isso é o que mais nos preocupa, você contrair a doença e apresentar sintomas semelhantes a outras doenças. Por isso ao apresentar febre alta, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória, o paciente deve procurar imediatamente um médico para que possa ser avaliado e diagnosticado, seja para essa doença ou outras que estão circulando no cenário epidemiológico atual”.

Alessandra Carreira destaca que Várzea Grande está preparada e que a secretaria de Saúde está confeccionando uma nota informativa à população e para os profissionais. “O objetivo é alertar para importância de estarmos atentos ao manejo adequado e para procedermos de forma mais correta possível com os nossos pacientes, para evitarmos piores desfechos, seja para a leptospirose, dengue, chikungunya ou influenza”, informou.

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Uma das orientações da profissional, é que a população esteja atenta quanto aos cuidados de higiene, principalmente, neste momento. “Evitar exposição de locais de alagamentos, de lama ou sujeira. Para os profissionais, que já estão expostos em decorrência de trabalho realizado, há a necessidade do uso de equipamentos de proteção”.

Sintomas da leptospirose:

Febre, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória.

Prevenção:

Evitar contato com água de enchentes ou lama.

Proteger ferimentos com plásticos ou materiais impermeáveis em caso de exposição inevitável.

Higienizar alimentos e objetos que tiveram contato com água contaminada, usando água sanitária.

Sintomas da dengue, zika e Chikungunya

Essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que se prolifera em água parada.

Sintomas principais:

Dengue: Febre alta, dor muscular, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e cansaço extremo.

Zika: Febre baixa, manchas no corpo, coceira intensa, dor articular e conjuntivite sem secreção.

Chikungunya: Febre alta e intensa, dores articulares que podem persistir por meses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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