Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Projeto DigitALL revoluciona o acesso aos serviços públicos e promove redução do uso do papel

Publicado

À medida que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na oferta de um atendimento mais ágil, eficiente e menos burocrático ao cidadão com a implementação do projeto DigitALL, também contribui com a preservação do meio ambiente, por meio da redução do uso do papel. De acordo com o Departamento de Licitação e Contratos da Prefeitura, o executivo municipal reduziu em mais de 830 mil o número de páginas impressas entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

O DigitALL é uma iniciativa da Secretaria de Governo e Administração e visa gerar economia de recursos financeiros, reduzir o uso de papel e digitalizar processos internos e externos.

“Ao digitalizar a solicitação de serviços públicos, buscamos estar mais próximos do cidadão, permitindo que ele acesse o que precisa com facilidade, agilidade e segurança, de qualquer lugar. Dessa forma, avançamos na construção de um governo mais moderno, inovador e eficiente”, destaca o secretário de Governo e Administração, Alan Togni.

O projeto está ligado ao InPacto Lucas, que tem como meta tornar Lucas do Rio Verde uma referência nacional e internacional em Economia Verde nos próximos 10 anos. Este é responsável por consolidar um ecossistema robusto de inovação, conectando 4 hélices: poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil organizada.

Acesso aos serviços na palma da mão

Além de promover a preservação ambiental, o projeto DigitALL revolucionou o acesso dos moradores aos serviços públicos. Agora, o cidadão luverdense pode solicitar serviços rapidamente e acompanhar processos digitalmente por dois meios, sendo estes: o site da Prefeitura e o aplicativo Conecta Lucas, sem necessidade de se deslocar até o Paço Municipal.

Veja Mais:  Campanha de doação de sangue será no PSF XIV Jardim Amazônia neste sábado (25)

Na página inicial do site da Prefeitura, o cidadão encontra o Acesso Rápido, por meio do qual pode solicitar cerca de 158 serviços. Dentre eles estão: Licenciamento Ambiental; Análise e Aprovação de Projetos de Edificações; Portal do Fornecedor; Aprovação de Loteamentos e Condomínio de Lotes, entre outros.

(Foto: )

Já o aplicativo Conecta Lucas está disponível gratuitamente no App Store e no Play Store. Segundo o levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Prefeitura, o número de usuários do canal digital cresceu 77,38% no primeiro trimestre de 2025.

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Por meio do aplicativo, os luverdenses podem abrir protocolos, solicitar alvarás, certidões, emitir notas fiscais, guias de IPTU, validar documentos, emitir 2ª via de fatura de água, serviços ambientais, licenciamento ambiental, portal do fornecedor, entre outros serviços, além de notícias e comunicados da Prefeitura e demais unidades municipais.

Dessa forma, a gestão municipal reforça o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a inovação aplicada no poder público, posicionando Lucas do Rio Verde como uma cidade digital e moderna, garantindo maior transparência e eficiência nos serviços públicos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Prefeitura intensifica fiscalização sobre obstrução de passeios e vias públicas

Publicado

Visando a ordem e o bem-estar da população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização sobre a obstrução de passeios e vias públicas. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem como objetivo organizar e garantir a limpeza do município.

“Diante da alta demanda relacionada a vias obstruídas, estamos atuando de forma preventiva e orientativa e, se necessário, de forma repressiva. Com a identificação de veículos abandonados ou outros materiais que impeçam a livre circulação nos passeios e vias públicas, o proprietário será notificado pela fiscalização e deverá realizar a retirada desses materiais dentro do prazo estabelecido”, explicou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.

“Vale ressaltar que o nosso principal objetivo não é penalizar os moradores, mas resolver a problemática da obstrução das vias, por meio da fiscalização e conscientização da população. No entanto, aquele que descumprir o prazo para desobstrução estará sujeito à multa”, ressaltou o secretário da Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.

A Lei Complementar nº 60/2008, que institui o Código de Posturas do Município, proíbe o impedimento do livre acesso e trânsito da população nos passeios e demais vias públicas, assim como a utilização desses espaços para prestação de serviços de oficina e similares.

O prazo para remoção dos materiais das vias públicas será estabelecido pelos fiscais tributários/de postura no momento da notificação, podendo variar entre 48 horas e 7 dias. Caso seja descumprido, o responsável será autuado e deverá pagar uma multa que varia de R$ 2.220,00 a R$ 6.660,00, conforme a gravidade da obstrução.

Veja Mais:  Cooperativas Escolares de Lucas do Rio Verde recebem formação continuada

Dessa forma, a gestão municipal atua para garantir a segurança do trânsito de pedestres e veículos, nas calçadas, ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde. A ação também representa um cuidado com a saúde pública, já que veículos e materiais abandonados podem aumentar os riscos de proliferação de doenças.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Resultado final das inscrições para a Banda Cantarte é divulgado

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta quarta-feira (09) o resultado final das inscrições do Edital de Seleção nº
005/2025, que trata da formação da Banda Cantarte.

As inscrições deferidas seguem agora para a análise da Comissão de Avaliação, responsável pela próxima etapa do processo. A divulgação do resultado preliminar da seleção está
prevista para o dia 16 de julho.

Acesse o resultado final das inscrições no link abaixo: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/2018/resultado_final_das_inscricoes_-_edital_de_selecao_n_005_2025_assinado.pdf

Sobre o Cantarte – Canto

Além das inscrições para a seleção da Banda Oficial, as inscrições para a 4ª edição do Cantarte – Concurso de Canto, seguem abertas até o dia 11 de julho. O link para inscrição
está disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflYPFlvayuAU9Ys_M6WItKseWIRbdPoOUhga62EyVmuojdcQ/viewform

Este ano o concurso será dividido em seis categorias principais:

• Infantil: de 6 a 11 anos

• Juvenil: de 12 a 17 anos

• Infantojuvenil Gospel: de 6 a 17 anos

• Categoria Nacional (MPB): a partir de 18 anos

• Categoria Sertanejo: a partir de 18 anos

• Categoria Gospel Adulto: a partir de 18 anos

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação exigida para sua respectiva categoria. A lista completa de documentos está disponível no edital.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Campanha de doação de sangue será no PSF XIV Jardim Amazônia neste sábado (25)
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Últimos dias para participar: ranking mostra engajamento dos bairros na consulta pública do PPA 2026-2029

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde faz a chamada final para que toda a população luverdense participe da consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que encerra no próximo dia 11 de julho. Com dados atualizados da participação por bairros, foi elaborado um ranking que mostra o engajamento de cada região da cidade.

Ranking de participação por bairros:

Posição/Bairro
1º – Parque das Araras
2º – Macuco/Colina Verde
3º – Bandeirantes
4º – Alvorada
5º – Parque das Emas
6º – Parque das Américas
7º – Jardim Amazônia
8º – Centro
8º – Jardim Primaveras
8º – Menino Deus
8º – Pioneiro
12º – Vida Nova I
13º – Cidade Nova
14º – Veneza
15º – Jardim das Palmeiras
16º – Jardim Cerrado
16º – São Cristóvão
18º – Groslândia
18º – Rio Verde
20º – Jaime Seiti Fujii
20º – Parque dos Buritis
20º – Tessele Junior
23º – Jardim Imperial
23º – Outros
25º – Bom Jesus
26º – Industrial I, II ou III
26º – Itambiquara
26º – Vida Nova II

O levantamento mostra que alguns bairros se destacam pela participação ativa de seus moradores: Parque das Araras, Macuco/Colina Verde; Bandeirantes; Alvorada; Parque das Emas e Parque das Américas lideram o ranking de engajamento.

Veja Mais:  Festa do Milho 2025: Inscrições estão abertas para comercialização de alimentos e bebidas

“É muito gratificante ver o engajamento desses moradores. Isso mostra que a população entende a importância de participar das decisões que vão impactar diretamente sua qualidade de vida”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Bairros que precisam se fazer ouvir

O ranking revela que alguns bairros ainda têm baixa participação e precisam de maior mobilização. Com participação menor que 4 registros, destacam-se: Bom Jesus, Industrial I; II ou III, Itambiquara e Vida Nova II, que registraram participação mínima e precisam se engajar.

Outros bairros com participação baixa (até 7 registros) incluem: Jaime Seiti Fujii; Parque dos Buritis; Tessele Junior; Groslândia e Rio Verde.

A Prefeitura reforça que cada participação é fundamental para que todas as regiões da cidade sejam contempladas no planejamento dos próximos quatro anos.

O PPA é o instrumento que vai orientar os investimentos públicos em Lucas do Rio Verde nos próximos quatro anos (2026 a 2029). As demandas apresentadas pela população podem se transformar em: Novas unidades de saúde e escolas; Melhorias na infraestrutura e pavimentação; Programas habitacionais; Projetos de segurança pública e investimentos em esporte e lazer.

Como participar

É fácil e rápido:

1. Acesse o link: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29
2. Identifique seu bairro
3. Aponte as principais necessidades da sua região
4. Sugira melhorias para Lucas do Rio Verde

Chamada especial para lideranças

Veja Mais:  Município fortalece serviços de acolhimento e cuidado às vítimas de violência

A Prefeitura faz um apelo especial para lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores, comerciantes e formadores de opinião dos bairros com baixa participação para mobilizarem seus vizinhos e conhecidos nesta reta final.

Participe agora: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana