Mato Grosso
Reeducandas abrem janelas e livros em busca de diplomas
A primeira coisa que elas fazem ao entrar na sala de aula é abrir as janelas. Um instante de contemplação à luz do dia que interrompe as longas horas que passam entre paredes e teto. Maria* e Luiza* estudam na Escola Estadual Nova Chance e estão entre as 74 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, que se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Para intensificar a preparação, as recuperandas participaram de “aulões”, nos dias 1º e 03 de outubro, ministradas por professores habilitados nas disciplinas de matemática e português da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
O exame permite aos participantes alcançarem o certificado nos Ensinos Fundamental ou Médio. É exatamente isso que Luiza almeja, um bom resultado para avançar do 8º ano do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. “Quando estava lá fora eu queria estudar, mas sempre acontecia alguma coisa, um problema de saúde, ou algo do tipo. Então, quando eu vim para o presídio surgiram as vagas na escola, aí fiz a matrícula”. Segundo ela, os professores são atenciosos e muito pacientes, principalmente no caso dela que tem mais dificuldade em matemática.
Aos 23 anos de idade, Luiza afirma que está presa por conta de um mal-entendido, ocorrido em 2016. “Estava no lugar errado e na hora errada, teve uma confusão, uma briga. Eu tinha ido na moto com meu esposo, porque chamaram ele até lá, saiu morte, e algumas testemunhas disseram que eu estava guiando a moto e dei fuga para ele, mas eu estava na garupa, ele tinha acabado de me buscar no serviço”, conta ela, que trabalhava como auxiliar de cozinha na época. O marido também foi preso.
A jovem tinha o sonho de ser médica veterinária, mas hoje já considera cursar Enfermagem ou Educação Física. Com semblante sereno e voz tranquila, ela diz que procura prestar atenção e receber o máximo de informações possíveis nas aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, no período vespertino. “Quando sair daqui, pretendo continuar estudando porque é bom, uma coisa que a gente leva para a vida inteira, e onde você for procurar emprego todo mundo pergunta do estudo e para ficar mais inteligente, né, ter mais sabedoria”. Enquanto isso, ela, que é natural de Cáceres, comercializa peças em crochê, que aprendeu a fazer na adolescência.
Mais falante, Maria conta que as aulas são os momentos mais aguardados do dia. “Logo que cheguei procurei me matricular, porque a gente fica lá dentro trancada e quando vem estudar pode ver o dia, sentir o vento e conhecer outras pessoas de outros raios, conversar com os professores”. Ela chegou a desistir, mas foi convencida a retomar os estudos. “Eles foram conversando comigo, me estimulando, eu vi que os professores vêm de longe, tem uns que vêm de ônibus. Aí pensei ‘eles estão fazendo de tudo para ensinar, vou aproveitar a oportunidade’”.
Ela está com 37 anos e foi presa há seis meses, pela segunda vez, quando tentava levar drogas de Porto Velho (RO), onde nasceu, para Fortaleza. Mãe de quatro filhos, Maria parou de estudar quando estava no 6º ano do Ensino Fundamental. O plano para quando ganhar a liberdade novamente é vender algum tipo de alimento, como bolo ou geladinho, e continuar dedicando tempo à igreja, como já faz dentro da penitenciária. “Eu sou evangélica, já era antes de entrar aqui, e quero continuar nesta comunhão com Deus”.
Segundo a orientadora pedagógica da Escola Estadual Nova Chance, Maria Conceição Caldas, o objetivo dos “aulões” foi propiciar às reeducandas uma melhor assertividade na prova. “Agradecemos à diretora da unidade, Maria Giselma Ferreira, que abriu as portas e nos propiciou esses dois momentos, e também à Seduc pela parceria. Nós acreditamos que isso irá ajudá-las muito na hora da prova e também que elas possam estimular as que ainda não são alunas para que façam parte da escola”.
Há 15 anos em salas de aula regulares, a professora Tânia Italaney começou a lecionar em unidades prisionais em janeiro deste ano. Com formação em Biologia, ela é responsável pela disciplina de Ciências da Natureza na Penitenciária Ana Maria e na Penitenciária Central do Estado (PCE). “É uma experiência nova, pois nas escolas comuns o aluno tem toda a liberdade de ir e vir, e aqui dentro não. Então, há dias que elas chegam para estudar irritadas”.
O desafio, segundo a educadora, é conseguir transmitir o conhecimento de forma atrativa e paciente. “Elas são extremamente inteligentes, mas algumas apresentam defasagem. O trabalho é focado não só no conteúdo específico, temos que trazer algo diferenciado, tem que ser uma aula dialogada, que traga visão de mundo também”.
Outro ponto apontado por Tânia é a rotatividade de alunas, que na penitenciária feminina é maior. Os resultados, porém, são gratificantes. “Eu já cheguei a chorar ouvindo algumas histórias, é gratificante sentir que podemos colaborar com uma nova vida que elas querem buscar fora daqui”.
Mais de 2 mil inscritos no estado
Em Mato Grosso, 2.036 reeducandos de 40 unidades penais do Sistema Penitenciário farão as provas do Encceja nos dias 08 e 09 de outubro deste ano. Deste total, 191 são mulheres. Os dados são do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
Em 2018, foram 1.664 inscritos de 39 unidades penais envolvidas. Destes, 264 foram aprovados e conquistaram a certificação, sendo 131 mulheres privadas de liberdade. Destas, 81 eram da Penitenciária Ana Maria do Couto May. Atualmente, a unidade feminina de Cuiabá possui 217 recuperandas e 56 delas estudam na Escola Estadual Nova Chance.
O número de inscritas é maior que o de alunas porque a coordenação também dá oportunidade às demais reeducandas que desejem obter a certificação. Além do título de conclusão de ensino, é possível conseguir remição da pena, conforme estipula a Recomendação n° 40, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nós entendemos que o estudo é muito importante e a maioria delas tem este interesse”, explica a coordenadora pedagógica da penitenciária, Margaret Anderson de Oliveira.
A norma diz que na hipótese de o apenado não estar, circunstancialmente, vinculado a atividades regulares de ensino no interior do estabelecimento penal e realizar estudos por conta própria, ou com simples acompanhamento pedagógico, deve-se considerar, “como base de cálculo para fins de cômputo das horas, visando à remição da pena pelo estudo, 50% da carga horária definida legalmente para cada nível de ensino [fundamental ou médio]”.
As unidades prisionais também participam de outros exames nacionais e concursos de redação. Da Penitenciária Ana Maria do Couto, uma aluna foi classificada para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e aguarda o resultado da prova que ocorreu no final de setembro.
*Os nomes são fictícios, para preservar as identidades das entrevistadas.
Mato Grosso
Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.
“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.
De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”
Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.
O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.
Com informações do Governo do Estado
Mato Grosso
CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Foto- Assessoria
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).
“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.
Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.
“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.
O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.
-
Rondonópolis10/06/2026 - 13:30Vereador Adonias Fernandes propõe concessão do Título de Cidadã Rondonopolitana a Secretária Rane Curto Nascimento Ferreira
-
Saúde08/06/2026 - 12:32Copa do Mundo: Combinação de estresse emocional e excessos acende alerta para a saúde cardiovascular e mental
-
Política MT09/06/2026 - 17:19Zé Medeiros quer proibir multas ambientais automáticas baseadas apenas em imagens de satélite
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:08Torcedor poderá ganhar uma moto zero km e brindes nos jogos da Copa do Mundo
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:06Prefeito sanciona lei que inclui prevenção à violência contra a mulher na rede municipal de ensino
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:16Saúde de Rondonópolis recebe reforço de R$ 14,9 milhões por meio de emendas parlamentares
-
Rondonópolis09/06/2026 - 12:36Prefeitura destina R$ 100 mil para campanha “Nós Amamos Rondonópolis” por meio de parcerias com ACIR e CDL
-
Artigos08/06/2026 - 14:30O fim da escala 6×1 e a inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas







