Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo”, afirma morador atendido no Mutirão da Cidadania

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nessa quinta-feira (17.4), mais um dia de atendimentos do Mutirão da Cidadania Arena Pantanal, em Cuiabá.

A ação social, que se estende até 20 de abril, oferece serviços como emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), confecção de fotos 3×4 e plastificação de documentos – um pedido da primeira-dama Virginia Mendes para facilitar o acesso da população a serviços essenciais.

Mauro Paulo de Jesus, natural de Canarana e morador de Cuiabá, elogiou os serviços prestados pelo mutirão.

“A organização trabalhou muito bem. Conseguir fazer tudo o que precisava em tão pouco tempo foi ótimo. Realmente, resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo. Parabéns pela iniciativa!”, destacou.

João Batista, natural do Maranhão e também residente na Capital, aproveitou para fazer suas fotos 3×4 e parabenizou a rapidez no atendimento.

“Vim aqui para fazer minhas fotos e fiquei surpreso com a agilidade. Em poucos minutos estava tudo pronto. Esse tipo de ação é muito importante para quem precisa resolver pendências e não tem muito tempo disponível”, disse.

João Batista aproveitou o mutirão para tirar suas fotos 3×4, elogiando a rapidez do serviço

O Mutirão também oferece atendimento e informações detalhadas sobre importantes programas sociais, como o SER Família (em suas diversas modalidades: Capacita, Criança, Idoso, Inclusivo, Indígena, Mulher, Sensorial e Solidário), o SINE (Sistema Nacional de Emprego), a Carteirinha do Autista, o PROCON e orientações sobre direitos humanos.

Veja Mais:  Escola de Governo oferta capacitação em gestão de processos com ferramenta Bizagi Modeler

O sucesso do Mutirão da Cidadania, segundo a secretária Grasi Paes, demonstra o compromisso da Setasc em facilitar o acesso a serviços essenciais para a população.

“O Mutirão da Cidadania demonstra nosso compromisso em levar serviços essenciais à população de forma ágil e eficiente. Esse trabalho, que conta com o olhar especial da primeira-dama Virginia Mendes, se estende para além de Cuiabá, alcançando todo o estado de Mato Grosso, visando sempre a melhoria da vida das pessoas’’, completou ela.

Auto da Paixão de Cristo

Paralelamente ao Mutirão da Cidadania, a Setasc promove a apresentação do espetáculo “Auto da Paixão de Cristo”, até domingo (20.4), na Arena Pantanal. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, busca resgatar o sentimento de fé através da arte e da cultura.

Serviço à população

Mutirão da Cidadania e espetáculo “Auto da Paixão de Cristo”

Data: de 15/4 a 20/4

Mutirão da Cidadania: das 14h às 18h

Espetáculo “Auto da Paixão de Cristo: a partir das 19h (Nesta sexta-feira serão duas sessões, uma às 18h30 e outra às 21h)

Local: Setor Oeste da Arena Pantanal

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

CGE lança novo formulário de denúncias no Fale Cidadão

Publicado

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, disponibilizou um novo formulário de denúncias na plataforma Fale Cidadão. A atualização tem como objetivo tornar as manifestações mais completas e adequadas, facilitando a correta análise e encaminhamento das denúncias.

Desenvolvido em parceria com a Corregedoria-Geral da CGE, o novo formulário apresenta campos mais detalhados, como data do fato, identificação dos envolvidos, existência de testemunhas, além de solicitação de documentos ou evidências que comprovem a denúncia. Essas informações são fundamentais para assegurar maior eficiência na apuração dos casos.

A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral em substituição, Aline Landini, destaca que a mudança busca auxiliar o cidadão a registrar sua manifestação de forma clara e eficaz.

“Queremos orientar o cidadão desde o início sobre as informações essenciais para uma denúncia adequada. Um formulário mais completo evita relatos vagos ou sem elementos mínimos para investigação, o que permite à equipe técnica analisar as manifestações de forma mais eficiente, priorizando casos com indícios concretos de irregularidades. Isso fortalece o combate à corrupção e garante que os recursos públicos de apuração sejam utilizados de forma responsável”, destacou.

Outra inovação é a explicação dos tipos de denúncia diretamente no formulário. Ao selecionar, por exemplo, “assédio sexual”, o sistema exibe a definição legal correspondente: “ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. Essa funcionalidade ajuda o cidadão a compreender melhor a situação relatada e a preencher corretamente os campos do formulário.

Veja Mais:  Escola de Governo oferta capacitação em gestão de processos com ferramenta Bizagi Modeler

Vale ressaltar que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sigilosa ou identificada, com garantia de confidencialidade em todas as manifestações.

O novo formulário já está disponível no site oficial da CGE, no canal Fale Cidadão. A iniciativa integra os esforços do Governo de Mato Grosso para promover uma gestão pública mais transparente, ética e comprometida com o interesse coletivo.

Para registrar uma denúncia ou saber mais, acesse Fale Cidadão.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Detran leva informações de forma lúdica para crianças de unidade escolar em Cuiabá

Publicado

Em continuação às ações da campanha nacional Maio Amarelo, a equipe da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran esteve, nesta sexta-feira (23.5), no Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos, em Cuiabá, levando orientações de segurança no trânsito para crianças da unidade.

Cerca de 60 crianças das turmas do Jardim 1 e 2 assistiram atentas a palestra conduzida pela servidora Zoraide Urcino que, de forma lúdica, levou até elas informações sobre a importância da travessia pela faixa de pedestre, de usar os dispositivos de segurança no transporte em veículos, como a cadeirinha e o cinto de segurança. As crianças também aprenderam sobre as cores do semáforo e seus significados para o trânsito, com muita música e animação.

A diretora da unidade, Rosenalva Silva Damasceno, ressaltou a importância das orientações levadas pelo Detran para as crianças. “Essa é uma ação importante de sensibilizar as crianças da primeira infância. Desde pequenas elas são parte desse movimento do trânsito e precisam ter essa noção por meio de informações, de forma lúdica, que o trânsito é para todos. Isso é algo primordial para o processo de ensino aprendizagem, essas informações para um trânsito mais seguro, que expresse gentileza. Elas precisam aprender, desde pequenas, que todos precisam obedecer às regras, leis, e no trânsito não é diferente”, disse.

Para a coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, levar informações sobre condutas seguras no trânsito às crianças da primeira infância é essencial na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Veja Mais:  MT Hemocentro é certificado pela Hemobrás para auxiliar indústria na produção de medicamentos do SUS

“Desde cedo as crianças observam e absorvem tudo ao seu redor. Quando abordamos temas como respeito às regras, atenção no ambiente urbano e o cuidado com a própria segurança e com a dos outros, estamos formando cidadãos mais empáticos, responsáveis e preparados para conviver em sociedade. Essa vivência lúdica e adaptada à linguagem infantil permite que elas internalizem valores que vão além do trânsito: cooperação e conhecimento”, destacou a coordenadora.

A campanha Maio Amarelo continua, ao longo do mês, com diversas ações educativas em todo Estado, levando orientações com foco na preservação da vida e na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seplag divulga práticas públicas selecionadas para penúltima etapa do Prêmio Eficiência e Inovação do Governo de MT

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) divulgou a lista com 87 práticas públicas selecionadas para a penúltima etapa do Prêmio Eficiência e Inovação. Os times classificados passarão por entrevistas eliminatórias entre os dias 26 e 29 de maio.

Participam dessa fase 295 servidores, sendo que 41 atuam em mais de uma iniciativa. Cada categoria classificou, em média, 20 práticas, com exceção da subcategoria B1, que teve apenas sete selecionadas.

Entre os órgãos com iniciativas aprovadas estão as secretarias de Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra), Fazenda (Sinfra), Educação (Seduc), Ciência, Tecnologia Inovação (Seciteci), Saúde (SES), Assistência Social (Setasc) e a própria Seplag.

Também participam instituições como o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Casa Civil, as empresas mato-grossenses de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e de Tecnologia da Informação (MTI).

Além dessas, ainda seguem no concurso times das polícias Militar (PM) e Civil (PJC), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do MT Participações e Projetos S.A (MTPar) e do Mato Grosso Previdência (MTPrev).

  • A lista de classificados está disponível aqui.
  • Já a relação com o dia, horário e ordem de apresentações da penúltima pode ser acessada aqui.
  • Para esclarecimentos de dúvidas recorrentes sobre como vai funcionar a entrevista, o Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova) elaborou este documento.
Veja Mais:  Sema-MT leva para Santuário dos Elefantes tamanduá-bandeira que passou 40 dias internada após atropelamento

Ainda de acordo com a organização, foram enviados e-mails com orientações dessa terceira etapa para todos os classificados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana