Rondonópolis
Sanear vai aproveitar novo PAC 3 para ampliar e modernizar saneamento
A equipe de engenharia do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) iniciou a elaboração de estudos e projetos para investimentos com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado nesta semana pelo Governo Federal. O trabalho foi determinado pelo prefeito José Carlos do Pátio e pelo presidente da autarquia, Paulo José, que estiveram com o presidente Lula em Brasília na cerimônia de lançamento do programa.
Até o momento a equipe técnica elencou 32 ações consideradas prioritárias para aprimorar o saneamento básico e deixar a cidade preparada para o crescimento aguardado nos próximos anos. A lista inclui reservatórios, várias adutoras, elevatórias e também uma nova Estação de Tratamento de Esgoto. Os projetos preveem ainda investimentos na migração energética com a implantação de uma usina fotovoltaica para atender o Sanear.
“Estamos aproveitando nossa experiência para repetir o sucesso que tivemos nas edições anteriores do PAC (1 e 2). Nossos desafios agora são atender melhor a zona rural e modernizar nossas estruturas para dar conta da verticalização e do acelerado crescimento nas áreas urbanas da cidade”, explicou Paulo José.

Os projetos do Sanear foram apresentados numa reunião ampliada convocada pelo prefeito José Carlos do Pátio, com a participação de todas as secretarias e departamentos da Prefeitura. A orientação é para que seja feito um diagnóstico amplo em cada setor, com agilidade e eficiência na elaboração de projetos que podem ser custeados com os recursos federais.
“O momento é muito bom. Temos uma ótima relação com o Governo Federal e precisamos avançar. Com o PAC 3 temos a oportunidade de operar uma nova transformação em Rondonópolis, dando ainda mais dignidade à nossa população”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.
Nesta primeira etapa o PAC 3 deve liberar R$ 65,2 bilhões para investimentos nos estados e municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Os projetos devem ser encaminhados entre 9 de outubro a 10 de novembro.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Rondonópolis
Zera Fila avança e pacientes ortopédicos que aguardavam por cirurgia há anos são contemplados

Pacientes que aguardavam há anos por cirurgias ortopédicas estão finalmente sendo atendidos em Rondonópolis. Isso se deve ao Programa Zera Fila, da Secretaria Municipal de Saúde, lançado pelo prefeito Cláudio Ferreira e pelo secretário Municipal de Saúde Mykaell Vitorino para atender as demandas de cirurgias eletivas existentes no município.
São pessoas que esperam, em alguns casos, desde 2018 para passar por uma cirurgia. “Esse programa vem para atender esses pacientes que foram esquecidos por outras gestões, mas que agora, com o nosso compromisso com a saúde e a mudança, vão, enfim, receber o atendimento necessário”, destacou o secretário Mykaell.
Para se ter uma ideia, somente neste fim de semana 40 cirurgias ortopédicas foram realizadas. Todos os pacientes, antes de passarem pela tão esperada cirurgia, tiveram as consultas médicas e fizeram também os exames de risco cirúrgico.
Ao todo, somente dentro do Zera Fila serão 390 pacientes contemplados com os procedimentos ortopédicos, sendo sete com especialista em quadril, 257 com especialista em joelho, 14 com especialista em mão, 62 com especialista em ombro e 50 com especialista em pé/tornozelo.
.jpeg)
O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, ressaltou que essa é uma parceria de resultado com o Governo do Estado e o Consórcio Regional de Saúde. No mês de agosto, também dentro do Zera Fila, cerca de 1.200 cirurgias oftalmológicas foram realizadas, demonstrando o compromisso da gestão em atender todas as pessoas que aguardam por procedimentos eletivos no município.
O programa já é considerado um verdadeiro sucesso, não apenas pelos números expressivos, mas pelo impacto direto na vida dos pacientes e de suas famílias, que finalmente encontram na gestão atual uma resposta concreta a anos de espera e sofrimento. A iniciativa tem sido recebida com entusiasmo pela população, tornando-se um marco na reestruturação da saúde pública local.
Rondonópolis
Câmara aprova adequação no “Quita Fácil 2025” e amplia descontos para contribuintes
A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou uma alteração na lei do Quita Fácil 2025, ampliando as condições para regularização de débitos junto ao Município, na sessão desta quarta-feira (17).
Com a mudança, além dos descontos já previstos em juros e multas moratórias, o programa passa a oferecer também redução de 75% no valor principal de multas administrativas.
“O primeiro projeto dava apenas o desconto de multas e juros, mas no caso dessas multas, não tem incidência de multa e juros, apenas mora, então não teria impacto de redução de custo. Com essa mudança que nós aprovamos hoje, a partir do dia 1º de outubro, o contribuinte terá a possibilidade de fazer um refis e também regularizar essas multas com desconto de 75% no valor principal,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.
Ele ainda explica que programa proporcionará mais condições para que contribuintes regularizem seus débitos e o Município amplie a arrecadação para investimentos na cidade.
Rondonópolis
Apoio da gestão garante abertura de brinquedoteca em unidade escolar

O investimento da gestão Cláudio Ferreira em brinquedos e recursos pedagógicos, além de literatura infantil, propiciou a abertura de uma brinquedoteca no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Professor Alessandro Gomes de Jesus”, no Residencial Jardim das Hortênsias, em Rondonópolis. A inauguração do espaço, nesta quinta-feira (18), ocorreu graças às aquisições da Prefeitura de Rondonópolis em prol da estruturação das unidades de ensino municipais.
A diretora da CMEI “Professor Alessandro Gomes de Jesus”, Maria do Carmo Ferreira dos Santos, explica que a unidade dispunha de uma sala ociosa e, com o repasse pela atual gestão dos brinquedos, livros e materiais pedagógicos, surgiu a ideia de montar a brinquedoteca, para o desenvolvimento de forma lúdica das crianças. Na sequência, a direção conseguiu mobiliários e o ar-condicionado e, por fim, providenciou a decoração.

Conforme Maria do Carmo, essa é uma conquista para a qualidade de ensino que se torna possível a partir do respaldo da administração. “Eu vejo agora um olhar muito sensível para a educação. Hoje, educação infantil não é só cuidar de crianças, mas garantir o suporte necessário. E agora a gente está tendo esse suporte, seja em mobiliários novos, salas climatizadas ou materiais como livros infantis e brinquedos de qualidade, tanto para a brinquedoteca quanto para a sala de recursos”, observa.

Segundo a professora Sandra Maísa, que atua na educação infantil da rede municipal, a nova brinquedoteca vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento das crianças. “Esse espaço agrega em todos os aspectos, seja físico, motor ou emocional, porque através do brincar a criança forma a sua personalidade. Nós temos brinquedos em sala de aula, mas esse espaço aqui é um lugar de vivência incomparável. E as crianças têm amado esse espaço; posso falar com toda a experiência que eu tenho de educação infantil. Esse aqui é um espaço que eles amam, pois se sentem livres e têm direito de escolha”, avaliou a docente.
A CMEI “Professor Alessandro Gomes de Jesus” atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade.

-
Esportes14/09/2025 - 21:29
São Paulo vence o Botafogo e foca na Libertadores
-
Esportes14/09/2025 - 19:29
Cuiabá empata com Operário em confronto direto na Série B; Dourado segue perto do G4
-
Esportes15/09/2025 - 23:59
Cruzeiro vence Bahia de virada e retoma vice-liderança do Brasileirão
-
Rondonópolis15/09/2025 - 18:59
Rondonópolis empossa menbros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer
-
Rondonópolis15/09/2025 - 10:40
Programação da Semana do Cavalo Edição Rondonópolis terá eventos gratuitos a partir da oito da manhã da próxima quarta-feira
-
Agro News16/09/2025 - 10:59
Regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira vai até 2030: o que você precisa para garantir a posse
-
Rondonópolis15/09/2025 - 09:59
Secretário enfatiza destinação de emendas para PSFs pelo vereador Kaza Grande
-
Esportes16/09/2025 - 23:59
Fluminense é derrotado pelo Lanús na Argentina e terá que reverter no Maracanã