Lucas do Rio Verde
Secretaria de Assistência Social e Habitação inicia processo para autorização de escritura das casas do Fethab

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde anunciou que estará passando nas 90 casas construídas com recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para orientar os proprietários quanto a apresentação da documentação necessária para que seja dada a autorização de escritura das casas construídas no bairro Jardim Primaveras, conhecidas como “casas do Fethab”.
A medida visa garantir segurança jurídica aos moradores e avançar no processo de regularização fundiária do município.
Os proponentes interessados devem apresentar a documentação necessária para dar andamento ao processo. A relação de documentos exigidos será entregue aos moradores desses imóveis, que deverão se apresentar no Departamento de Habitação para dar início ao processo.
A documentação a ser apresentada é:
- Comprovação de histórico imobiliário – Documentos comprobatórios da posse do imóvel, contrato de compra e venda que comprovem a cadeia dominial do mesmo, ou outros instrumentos que tenham natureza comprobatória da posse (os documentos deverão trazer reconhecidas as firmas dos outorgantes). Em caso de falecimento ou divórcio apresentar sentença judicial ou documento homologado pelo cartório;
- Certidão negativa de débitos municipais do imóvel (pode ser tirada no site da Prefeitura, ou pessoalmente no departamento de tributos no Paço Municipal);
- Documentos pessoais do solicitante (RG e CPF, ou CNH válida, certidão de nascimento ou casamento, ou certidão de casamento com averbação do divórcio) – Se for casado, deverá apresentar a documentação pessoal do cônjuge;
- Cópia da matrícula atualizada do imóvel (retirar no cartório do 1º Ofício)
Para mais informações ou em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Habitação pelo telefone (65) 3548-2575. O Departamento está localizado na Av. Mato Grosso, Jardim das Palmeiras – atrás da Igreja Rosa Mística.

Lucas do Rio Verde
Integração ferroviária é tema de painel no Show Safra em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Governo do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Fundação Rio Verde, a Associação mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Famato/IMEA, promoveram, na manhã desta quarta-feira (26), o Painel Logístico – Eixos de Integração Ferroviários, durante a realização do Show Safra Mato Grosso, no auditório principal do evento.
Um grande público formado por empresários em geral, empreendedores do setor de transporte e produtores rurais, participaram do debate, que teve como objetivo apresentar perspectivas, atualização dos estudos, dinâmica de implantação e a Integração dos Eixos Ferroviários, indispensáveis à evolução do agronegócio do Médio Norte de Mato Grosso, que tem como centro de referência Lucas do Rio Verde.
“Esse é um importante debate com a apresentação de cada um desses projetos, onde está e como vai ser, quais serão os próximos passos para a construção desse grande corredor ferroviário, que vai conectar essa rodovia a ferrovia e vamos ter aqui um grande centro de distribuição logística de Mato Grosso e do Brasil”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
Na oportunidade foram apresentados os eixos ferroviários, nas quais estão inseridas as ferrovias como a Valor da Logística Integrada (VLI) a Rumo e Ferrogrão.
“São projetos ferroviários muito importantes e estamos trazendo nesse painel, exatamente esse momento histórico e de entrosamento de projetos, que passam pelo município de Lucas”, explicou o coordenador do painel Luiz Antônio Pagot.
O presidente da Fundação Rio Verde e vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini, destacou a importância de trazer o tema ao evento, oportunizando que os participantes entendam como será o impacto das novas rotas ferroviárias na região. “Eu acho que hoje é um dia marcante para todos os produtores, todas as empresas e todas as cidades do Mato Grosso que há muito tempo sonham com isso. E acho que é um sonho que demora mas vai acontecer, porque hoje nós vemos pessoas que estão empenhadas em resolver esse problema que há muito tempo aperta Mato Grosso”, observou Joci Piccini.
Estiveram presentes nos painéis representantes de órgãos estratégicos, operadoras ferroviárias e especialistas, incluindo: Guilherme Quintela (EDLP), José Osvaldo Cruz (VLI), Rodrigo Verardino de Stéfani (Rumo Logística), Cleiton Gauer (IMEA), Alessandro Baumgartener (ANTT) e Edeon Vaz Ferreira (Movimento Pró Logística).
Painel Perspectivas e apresentação de estudos
Um dos painéis apresentados durante o evento, ficou por conta da Valor da Logística Integrada (VLI), com José Osvaldo Cruz, que apresentou os serviços rodoviários, de armazém, operação ferroviária e de portos. “A gente tem investido muito nessa infraestrutura e obviamente isso não só pra atender o mercado atual que são nossos clientes mas olhando o futuro. Com esses novos projetos do Governo Federal, além das autorizações, a VLI tem algumas autorizações que estão caminhando, e nos interessam obviamente”, disse.
A Ferrogrão, que já é realidade em algumas cidades de Mato Grosso, também apresentou alguns pontos importantes dos eixos ferroviários. Guilherme Quintela (EDLP), confirmou que a concessão passará por Lucas do Rio Verde. “A Ferrogrão começou com a ideia de se fazer só de Sinop à Meritituba. Mas hoje está consolidada a ideia que a concessão vai ser de Lucas do Rio Verde até Miritituba, então esse trecho está incorporado a concessão da Ferrogrão, sim”, confirmou.
Representando a Rumo Logística, Rodrigo Verardino de Stéfani, explanou sobre os pontos de atuação da empresa no estado de Mato Grosso, destacando obras em andamento. “Nós estamos hoje na região com a maior produção agrícola do estado e, também, uma das mais distantes das opções logísticas existentes. A Rumo hoje tem uma obra com mais de cinco mil pessoas mobilizadas para construção de 740 quilômetros de ferrovia, que deve ter aqui em Lucas do Rio Verde a sua última estação”, acrescentou Rodrigo.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Lucas do Rio Verde
Prefeitura retifica edital da Mostra de Dança 2025

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, retificou nesta quarta-feira (26) o Edital nº 01/2025 do regulamento da Mostra de Dança 2025. No capítulo 3 das categorias, ao mencionar a categoria infantil, constou idade permitida dos 4 a 11 anos, quando deveria ser dos 4 a 12 anos.
O documento com a retificação está disponível no link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/1902/retificacao_n._01_regulamento_da_mostra_de_danca_assinado.pdf
As inscrições para a Mostra de Dança Estilo Livre seguem até 11 de abril. Os interessados podem se inscrever on-line, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez0Hlq7DvJACG39KjnpgiqvTmoH9OPj4GdJxIlkU9mOc43KQ/viewform, ou presencialmente na Secretaria de Cultura e Turismo.
O movimento cultural busca valorizar, difundir e incentivar as diversas expressões artísticas da dança no município. A Mostra acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 17h, no Lago Harri Müller.
Como se inscrever
Para a inscrição presencial, é necessário imprimir e preencher a ficha de inscrição (anexada ao edital), juntamente com o regulamento assinado e os documentos obrigatórios. A documentação deve ser entregue na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O regulamento completo, a lista de documentos necessários e o Termo de Autorização de Uso de Imagem estão disponíveis no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/410/regulamento_da_mostra_de_danca_2025.pdf
Inscrição solidária
A inscrição é gratuita, mas os participantes são incentivados a doar um livro novo ou usado em bom estado de conservação. As doações serão destinadas a instituições que promovem a literatura em Lucas do Rio Verde.
Quem pode participar?
Podem se inscrever escolas, empresas, academias, coletivos, associações, grupos e dançarinos profissionalizados ou não, residentes no município, a partir de 4 anos de idade.
Categorias e Modalidades
Categoria Infantil – 4 a 12 anos
Modalidade: Grupo (4 a 15 participantes)
Categoria Juvenil – 13 a 18 anos
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
Categoria Adulto – 19 a 59 anos
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
Categoria Sênior – 60 anos ou mais
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
Dúvidas e informações
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (65) 3548-2513 ou (65) 3548-2549.
Lucas do Rio Verde
Espaço VIDAS promove encontro especial para celebrar o Dia da Mulher

Em alusão ao mês da Mulher, a Secretaria de Governo e Administração de Lucas do Rio Verde por meio do Espaço VIDAS (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores) realizou na última sexta-feira (21), um encontro especial para celebrar o Dia Internacional com o tema “Ser para Si, a importância do autocuidado e da autonomia no desejo feminino”. A programação contou com palestras, dinâmicas e momentos de reflexão, reforçando a importância do autocuidado e do protagonismo feminino.
O evento destacou a luta das mulheres por direitos e a campanha Março Lilás, voltada à prevenção do câncer de colo do útero. As palestrantes abordaram temas como saúde mental, violência contra a mulher, alimentação e qualidade de vida. A programação também incluiu uma prática de meditação guiada, proporcionando um momento de relaxamento e conexão com o próprio corpo.
Para o coordenador do Espaço VIDAS, Wagner Godoy, a iniciativa reforça o compromisso do projeto com o bem-estar dos servidores. “Nosso objetivo é criar um espaço de acolhimento e valorização, promovendo ações que incentivem a autonomia, a saúde e o desenvolvimento humano. Cuidar de si mesma é um ato de resistência e de reafirmação da identidade de cada mulher”, destacou.
O encontro também reforçou a necessidade de cada mulher assumir o protagonismo da própria vida. O Espaço VIDAS segue promovendo iniciativas voltadas ao bem-estar e à valorização dos servidores municipais, ampliando debates e fortalecendo o apoio às mulheres.
-
Vídeos20/03/2025 - 15:41
Veja o vídeo; Influencer faz estimativa de quanto uma praça de pedágio da BR-163 fatura
-
Esportes21/03/2025 - 00:30
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
Saúde21/03/2025 - 14:19
Pais que não vacinarem filhos contra a Covid-19 podem ser multados, decide Terceira Turma
-
Esportes21/03/2025 - 00:01
João Fonseca estreia com vitória de virada no Masters 1000 de Miami
-
Rondonópolis20/03/2025 - 20:00
Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros
-
Rondonópolis21/03/2025 - 22:29
Vereador Wesley Cláudio e Secretária Tânia falam sobre esforços para superar crises na saúde de Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 17:30
Curso de Pregoeiros fortalece a excelência nas compras públicas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 16:30
Sanear realiza atividades na praça para marcar o Dia Mundial da Água