Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Secretaria de Serviços Públicos realiza manutenção urbana em bairros de Várzea Grande

Publicado

As intervenções foram realizadas conforme demandas da população, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua da infraestrutura urbana

Na última semana, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou serviços de manutenção e zeladoria em diversos pontos da cidade. As ações incluíram limpeza de vias públicas, pintura de meio-fio, substituição de lâmpadas e remoção de entulhos em terrenos baldios.

No bairro Construmat, as equipes atuaram na roçagem de mato alto, aplicação de tinta em meio-fio, troca de lâmpadas com defeito e coleta de resíduos sólidos dispersos na região.

Já na Policlínica do 24 de Dezembro, os serviços abrangeram a limpeza do entorno, pintura de meio-fio e tapa-buracos na entrada da unidade de saúde, garantindo melhor acessibilidade, em especial, às ambulâncias.

No Residencial José Carlos Guimarães, o Miniestádio Edmir Ragazzi Júnior e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) receberam serviços de limpeza e revitalização, com destaque para a pintura de meio-fio.

As intervenções foram realizadas conforme demandas da população, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua da infraestrutura urbana de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Redação ganha foco na última semana de aula do CPC antes do Enem

Sorriso

Jovens celebram conquistas no programa “Aprendiz Sorriso Legal”

Publicado

A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal” no dia internacional do jovem aprendiz

A noite de quinta-feira (24/04) foi marcada por celebração e reconhecimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, onde aconteceu o evento em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz. A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Sorriso.

O encontro teve como objetivo valorizar o empenho e as conquistas dos jovens que fazem parte do programa, que oferece oportunidades de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho. O “Aprendiz Sorriso Legal” é voltado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelos serviços da assistência social do município.

Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas, apresentações e momentos de confraternização, em um ambiente de troca de experiências e motivação para o futuro.

A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos participantes. “O Aprendiz Sorriso Legal é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, mas também um espaço de crescimento pessoal. Hoje é dia de reconhecer o esforço desses jovens que estão aproveitando as oportunidades que podem transformar suas vidas”, disse.

O programa é realizado em parceria com instituições formadoras e empresas locais, que acolhem os jovens aprendizes, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Veja Mais:  A Praça Alencastro recebeu alunos da rede municipal de Educação para comemorar o Dia do Folclore

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

ACE e ACS passam por capacitação do programa “Mais Saúde com o Agente”

Publicado

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) passaram por uma capacitação na tarde de ontem (25), na sala de Formação da Secretaria Municipal de Saúde. Idealizado pela Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), a iniciativa visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde por meio do programa “Mais Saúde com o Agente”.

A formação continuada foi conduzida pela enfermeira Maria Aparecida Nunes, da Atenção Básica, que abordou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e a importância do papel dos agentes nos números da saúde do Município. Os participantes também puderam interagir com questionamentos e apresentação de suas áreas de coberturas.

“É uma capacitação de extrema importância para melhorar o atendimento prestado à nossa comunidade, além de apresentarmos as maiores dificuldades e sugestões que possam contribuir para a resolução dos problemas”, pontuou o Agente Comunitário de Saúde, Zaqueu Souza Farias.

Ao final, foram distribuídos os trabalhos realizados pelos profissionais em atividades anteriores relacionadas ao PSE, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas desenvolvidas nas comunidades.

“A intenção é unir as duas categorias profissionais nessa formação continuada para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população. Os agentes são peças fundamentais na promoção da saúde do Município”, declarou a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Veja Mais:  Rally dos 300 Anos promove reunião geral nesta tarde

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Palestra aborda os cuidados e a prevenção do Câncer de Esôfago

Publicado

Ação integra a Campanha Abril Azul Claro

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), Ambulatório Médico Especializado (AME), e em parceria com a Câmara Municipal, realizaram na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra sobre a Campanha Abril Azul Claro. Ministrada pelo oncologista Mário Bernardes, a ação destacou os fatores de risco, sintomas, diagnóstico precoce e formas de prevenção do Câncer de Esôfago, classificados como carcinoma epidermoide ou adenocarcinoma.

A campanha Abril Azul Claro faz parte de um conjunto de ações voltadas à prevenção de cânceres menos conhecidos, mas igualmente graves, buscando fortalecer a atenção primária por meio da educação em saúde. A iniciativa faz um alerta para o diagnóstico precoce, que pode ser feito por meio de endoscopia, biópsia e exames de imagem. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas abordagens, dependendo do estágio da doença.

“Muitas pessoas não têm conhecimento sobre esse tipo de câncer, e a conscientização pode salvar vidas. O diagnóstico precoce realmente faz toda a diferença nas chances de sucesso do tratamento”, disse a coordenadora da CIES, Silvia Gehring.

O vereador Brendo Braga, autor do projeto de lei Nº 3.648/2025, que busca implementar no calendário oficial, à campanha do Abril Azul Claro, ressaltou a importância do trabalho de conscientização e prevenção realizada entre o Executivo e o Legislativo. “O câncer de esôfago tem uma taxa de mortalidade muito alta e quando descobre muitas vezes já é tarde. E essa parceria com entidades e órgãos do Município no trabalho de prevenção é fundamental para incentivar consultas regulares e exames periódicos entre a população”, pontuou.

Veja Mais:  Mutirão da Limpeza atende o Novo Paraíso I e II neste sábado (06)

Estudos mostram que o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres. Essa diferença pode estar relacionada a hábitos como o maior consumo de cigarro e bebidas alcoólicas entre os homens, além de fatores hormonais e genéticos, como destaca o Dr. Mário.

“O câncer de esôfago é um dos tipos de tumores mais preocupantes. Nós estamos falando de mais de oito mil novos casos todos os anos dessa doença. É um tumor que afeta o tubo muscular responsável por levar alimentos da boca ao estômago, que diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores”.

Dr Mário ressalta ainda que o câncer de esôfago está muito relacionado ao tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico crônico.

“A prevenção inclui evitar qualquer forma de consumo de tabaco e de nicotina. Seja o cigarro, cigarro eletrônico, vape, pendrive, narguilé, entre outros que potencialize algum alarme, algum sintoma que salta aos olhos, como por exemplo a perda de peso. Chamou sua atenção, busque o médico o mais rápido possível para realizar os exames necessários”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana